Header Ads


Programa Previne Brasil: Diário Oficial da União confira os estados que entraram na cálculo do repasse

      A Portaria publicada hoje, deixou a Paraíba de fora do Previne Brasil  —  Foto: Reprodução.
 
Programa Previne Brasil: Diário Oficial da União confira os estados que entraram na cálculo do repasse 
Publicado no JASB em 10.janeiro.2022.  Atualizado em 13.março.2022. 

PIS/PASEP O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10), a portaria que estabelece o valor per capita anual que, com base em critério populacional, será a base de cálculo em 2022 para o incentivo financeiro a ser pago via Programa Previne Brasil.
-
-
De acordo com matéria publicada originalmente pela Agência Brasil, a Portaria nº 26 confirma que o valor per capita anual será de R$ 5,95, para o cálculo do incentivo financeiro com base em critério populacional – recurso que será transferido a municípios e ao Distrito Federal nas 12 competências financeiras do ano de 2022.

Na portaria publicada hoje constam, no anexo, os valores a serem recebidos pelo Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás. O total de recursos orçamentários apresentados é de R$ 1.269.239.979,72.

-
-
Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil repassa recursos aos municípios a partir de três critérios: cadastro de pessoas nos serviços da atenção primária, pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos em programas e ações do Ministério da Saúde).

O objetivo do Previne Brasil é incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde, equilibrar valores financeiros per capita referentes à população cadastrada nas equipes de saúde e incentivar a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (dados digitais dos pacientes pelo Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua.

Clique aqui e confira a  íntegra da publicação.
-
-

Paraíba

Apesar de ter sido excluída na publicação do DOU feita nesta segunda-feira (10), a Paraíba é um dos três Estados brasileiros com o melhor desempenho no Previne Brasil.


O Estado tem 38% de seu território com o indicador sintético final (ISF) com nota acima de 8, colocando a Paraíba em lugar de destaque nacional.

De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Socorro Pires, dois municípios paraibanos, Emas e São Francisco, receberam nota máxima no ISF no último quadrimestre avaliado. Ela explica que a proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. 

Paraíba Rádio Blog
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
Pacientes com câncer é curados após Covid-19. Casos são investigados pelos médicos.

       Câncer  (linfoma de Hodgkin) desapareceu, após o paciente contrair Covid-19  —  Foto: Reprodução/ilustrativa.
 
-
-
INSS 2022: Confira o passo a passo de como solicitar a aposentadoria pela internet

      Siga correntemente as orientações para solicitar a sua aposentadoria pela internet  —  Foto: Reprodução.
 
Além deste serviço, o segurado pode realizar uma série de outras operações, como consulta do extrato e data de depósitos, por exemplo. Leia a matéria completa, aqui! 
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.