Header Ads


UPAs de Fortaleza registram mais de mil atendimentos por síndrome gripal por dia

      Fortaleza enfrenta epidemia de síndromes gripais.  —  Foto: Divulgação/ Yago Albuquerque.
 
UPAs de Fortaleza registram mais de mil atendimentos por síndrome gripal por dia
Publicado no JASB em 27.dezembro.2021.  

Canal Exclusivo do Incentivo Número corresponde a média de atendimentos na última semana. Faixa etária com maior número de casos é entre 20 a 29 anos. Mais da metade dos casos é classificada como "pouco grave", conforme dados do IntegraSUS.
-

O aumento dos casos de síndromes gripais tem acendido um alerta para o risco de superlotação dos serviços assistenciais. Na semana passada, as 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Fortaleza têm atendido mais de mil casos de síndrome gripal por dia. Com a epidemia de gripe, demanda mais do que dobrou em uma semana.

Sobre o assunto
Apesar de serem em sua maioria casos leves, aumento da demanda em paralelo à entrada da variante Ômicron no Estado preocupa. Segundo dados da aba "Acompanhamento dos atendimentos por Síndrome Gripal - UPAs" do IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), entre os dias 17 e 23, foram realizados 8.920 atendimentos desse tipo, alcançando média diária de 1.274,29.

-

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Na semana anterior, foram 3.763 casos, perfazendo média de 537,57. Considerando o mês de dezembro até essa sexta-feira, 25, número de atendimentos chegou a 14.916. Um aumento de 128% com relação a todo o mês de novembro, que registrou 6.540 casos.

Perfil dos atendimentos
Neste mês de dezembro, mais da metade (51,75%) são de casos na classificação de risco verde (pouco grave). Conforme a Sesa, as prioridades são atribuídas a uma cor que define um tempo resposta, ideal para primeira avaliação médica. 

Outra parcela, de 27,09% dos casos, foram atendimentos da categoria amarela (urgente). Seguido de 11,93% laranja (muito urgente) e 0,17% azul (não urgente). Em 7,64% dos atendimentos, não constam classificação de risco. Conforme a plataforma, foram constatadas cinco mortes por síndromes gripais em pacientes atendidos nas UPAs. 
-

Com relação ao perfil etário, 33,6% se concentra apenas entre jovens de 20 a 29 anos, com 5.025 casos. Maior parcela foi em pessoas de 20 a 24 anos (2.814) e 25 a 29 anos (2.814). Em seguida, casos em crianças de zero a quatro anos chamam a atenção: foram 1.495 registros de síndromes gripais em dezembro. 

Cuidados nas festividades
Segundo a epidemiologista Thereza Magalhães, pesquisadora e professora de Epidemiologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o aumento de casos da gripe somado à introdução da variante Ômicron no Estado apresenta risco de superlotação da rede de saúde, cujo maior desafio será na atenção primária e na secundária. 

Segundo a epidemiologista, as famílias podem fazer reuniões de Natal e Réveillon em celebrações com menor número de pessoas possível, sem descuidar do uso de máscara e retirá-la somente na hora em que for comer ou beber algo. Também é importante solicitar passaporte vacinal aos convidados. "Mesmo vacinado, se apresentar presença de sintomas gripais ou de Covid-19, avisar o anfitrião e não comparecer à confraternização", defende.
-

Nessa quinta-feira, 23, durante transmissão ao vivo para anúncio das novas medidas contra a Covid-19 no Estado, o secretário da Saúde, Marcus Gadelha, destacou o aumento de síndromes gripais — a maioria em casos de Influenza A — nas unidades de saúde do Estado. "Essas casos têm potencial de sobrecarregar o sistema porque tem um risco maior de internação dessas pessoas principalmente pacientes idosos, crianças, pessoas que têm doenças crônicas ou deficiências", disse.

O governador Camilo Santana também fez um alerta para que a população se previna nas comemorações de fim de ano para que não haja recrudescimento da Covid-19 no Estado. "Portanto, estamos chegando ao período de festas e é muito importante as pessoas fazerem toda a prevenção. Além de evitar a Covid-19, estamos tendo aqui a gripe. A máscara ajuda a evitar a contaminação da gripe", disse.

Onde se vacinar
A Prefeitura de Fortaleza manterá vacinação de rotina durante nos dias 31 de dezembro a 2 de janeiro, a unidade aberta para imunização será o Posto Messejana.

Autor Ana Rute Ramires
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
-

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

Federalização:

Menina morre após segurar respiração em desafio do TikTok.

      Menina morre ao segurar respiração para desafio do tiktok. Nyla e sua mãe, Tawainna Anderson.  —  Foto: Divulgação/Reprodução / ABC.
 
Uma menina de 10 anos de idade morreu na Pensilvânia (EUA), ao tentar cumprir um desafio do TikTok intitulado Blackout Challenge, que consiste em uma competição entre os usuários para ver quem consegue segurar a respiração por mais tempo, até desmaiar.

-
-
Bombeiro que socorreu Diana revela últimas palavras da princesa

      Lady Di deixou dois filhos, Harry e William.  —  Foto: Divulgação.

Em 31 de agosto de 1997, a Princesa Diana sofreu um terrível acidente de trânsito após perseguição de paparazzi. A tragédia ocorreu no túnel Alma, em Paris, onde hoje pessoas do mundo todo prestam suas homenagens a Lady Di, em forma de cartas e flores. 
-
-
Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.