Header Ads


Saúde do Ceará entrega kits de proteção a 4,5 mil agentes de endemias municipais

      Foi distribuído 1,7 mil conjuntos com hidrorrepelentes e máscaras faciais completas.     —  Foto: Reprodução.
 
Saúde do Ceará entrega kits de proteção a 4,5 mil agentes de endemias municipais
Publicado no JASB em 29.dezembro.2021.  

Canal Exclusivo do Incentivo A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, na quinta-feira (23), a doação de bolsas para 4.500 agentes de endemias municipais e 1.700 conjuntos com hidrorrepelentes e máscaras faciais completas para profissionais que fazem controle químico de arboviroses – como dengue, zika e chikungunya –, leishmaniose, doença de chagas e outras enfermidades. O objetivo da pasta estadual é fornecer aos trabalhadores melhores condições para atuação no controle de vetores, antecipando o combate a epidemias sazonais de arboviroses.
-
-
O início das entregas dos materiais, que contemplam os agentes de endemias de todas as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado, foi marcado por uma cerimônia simbólica na Base de Ultra Baixo Volume (UBV), no município de Eusébio, com a presença do secretário da Saúde, Marcos Gadelha. O evento foi uma realização da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat) e da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet).


Os 4.500 profissionais beneficiados com a doação da Sesa estão inseridos em várias áreas técnicas e contribuem ativamente para prevenção de risco e agravos à saúde da população cearense mediante ações de vigilância em saúde, promoção, prevenção e controle das doenças transmissíveis por vetores, reservatórios e acidentes por animais peçonhentos.
-
-
O titular da pasta destacou a segurança dos profissionais como um dos pontos mais importantes para evitar um cenário epidemiológico grave. “Não podemos expor um profissional de saúde para trabalhar e ele adoecer em virtude do trabalho. A segurança dos agentes de endemias, além do cuidado com o trabalhador, é também uma medida preventiva”, disse.

      Cerimônia de entrega ocorreu na Base de Ultra Baixo Volume (UBV), no município de Eusébio.   —  Foto: Reprodução.

Gadelha também agradeceu os trabalhos dos agentes para a Saúde do Ceará. “Quando nós falamos de profissional de saúde, é comum associar somente àqueles que atuam nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e hospitais, mas vai muito além disso. Quero aqui ressaltar e agradecer aos agentes de endemias, que têm atuação extremamente importante para a saúde do Estado”.
-
-

Apoio da população
A secretária executiva da Sevir, Ricristhi Gonçalves, também presente no evento, alertou que o controle de arboviroses, como a dengue, depende, sobretudo, do esforço da população. “O envolvimento do cidadão neste processo é muito importante. O mosquito convive conosco, pode morar em nossas casas, e nós precisamos evitar sua proliferação. Ficar atento às orientações dadas pelos agentes de endemias durante a visita nas residências evita que a gente evolua para um cenário epidemiológico mais desfavorável”, indicou.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade, também acompanhou a visita técnica.

Fátima Holanda - Fotos
Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
Presidente da Frente parlamentar comenta a publicação do Reajuste no Diário Oficial da União 

      Dep. Hildo Rocha, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias comenta a publicação do Reajuste no Diário Oficial da União   —  Foto/Reprodução.
 
Canal Exclusivo do Incentivo | O deputado Federal Hildo Rocha, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, de forma emocionante, comentou sobre a confirmação do Reajuste do Piso Salarial Nacional no Diário Oficial da União e...  Leia a matéria completa, aqui! 

-
-
Marechal Deodoro pagou Incentivo dos Agentes Comunitários e de Endemias 

      Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias comemoraram o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional.     —  Foto: Reprodução.
 
O 14° salário dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (como foi chamado pela Prefeitura de Marechal Deodoro), já está na conta. O prefeito, Cacau, anunciou o pagamento nas redes sociais... Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.