Header Ads


Associação Fnaras apresenta resumo da semana e novidades sobre a PEC 14.

     Diretores da Associação FNARAS e as novidades de Brasília.  —  Foto: Reprodução.
 
Associação Fnaras apresenta resumo da semana e novidades sobre a PEC 14. 
Publicado no JASB em 22.outubro.2021.  

Camisas para ACS/ACE  | Associação Fnaras comemora o que considera como avanços em defesa de seu projeto, que é a Proposta de Emenda Constitucional - PEC 14, embora ainda não exista nenhuma previsão de que a proposta seja votada nesse ano.

VETO 44/ITEM 8 
Conforme informações repassadas pela Associação Fnaras, presente em Brasília nessa semana, as últimas informações sobre a derrubada do VETO 44, item 8 na sessão congresso que, ao contrário do que havia previsto, não ocorreu nessa semana. Isso significa que todas as mobilizações voltadas a garantir a derrubada do veto não prosperou. Sabendo-se que, o avanço dessa pauta é muito importante para que o Reajuste do Piso Nacional seja garantido.
É importante que todos tenham consciência de que a prioridade da Associação é a PEC 14. A derrubada do Veto e votação da PEC 22, são tratadas apena para dar satisfação aos agentes comunitários e de combate às endemias, uma vez que para essas categorias essas duas pautas são fundamentais.


SITUAÇÃO DA PEC 14/21
O andamento da PEC 14/21 e o seu despacho para a CCJ, embora tal fato não seja de grande expressividade, já que se trata de uma proposta nova, que pode levar vários anos em tramitação no Congresso Nacional, tal fato foi super valorizado pelos diretores da Associação.

Lançamento: Camisetas profissionais de ACS e ACE. Confira os modelos!

REAJUSTE DO PISO NACIONAL
Enquanto a FNARAS busca garantir a proposta que lhe dará status diante dos ACS/ACE a nível nacional, a CONACS - Confederação Nacional dos Agentes de Saúde busca garantir o Reajuste do Piso Nacional, além da aprovação da PEC 22. Não esquecendo que todas as proposta previstas na PEC 14 faz parte da nova redação da PEC criada pela Confederação. Segundo a direção da entidade, o apensamento da PEC 14 à PEC 22 irá acelerar a aprovação das propostas previstas naquela PEC, contudo, a direção da FNARAS não aceita tal coisa, já que isso diminuirá o status de conquista, segundo a linha de pensamento dos diretores da nova Associação.


GUERRA ENTRE ENTIDADES
Enquanto a Associação FNARAS foca em conseguir status com a tramitação da PEC 14, criada pelos sindicalistas associados da instituição, a CONACS foca na garantia do Reajuste do Piso com a derrubada do veto 44, item 8 e aprovação da PEC 22.
A verdade é que instalou-se uma guerra em Brasília, de um lado os diretores da FNARASresistindo à proposta de unificação das duas propostas, ou seja, unificação da PEC 14 e PEC 22, do outro a Confederação, que busca a agilidade na aprovação das propostas que podem beneficiar a todos os ACS/ACE. 

O PREÇO PELA FALTA DE UNIÃO
Ninguém ganha com a falta de união que se instalou na luta nacional. Na verdade essa luta não une ninguém. A luta que nos une é uma ilusão, que somente planta discórdia, no que deveria ser a busca por interesses da categoria e não por status dos quem buscam a elevação de egos. E o prejuízo que ficará com tudo isso? Quem serão os prejudicados? A resposta não poderia ser outra: ACS e ACE. Exatamente como sempre foi!


O QUE FAZER?
Os ACS/ACE, além de se unir, precisa pressionar as lideranças para que priorizem os interesses dessas categoria. Devem reagir contra a ideia de priorizar aos interesses de diretores. Entidades que representam os/as trabalhadores/as devem defender os interesses destes e não pode ser diferente, caso contrário, os agentes estarão sendo usados como massa de manobras para qualquer interesse, menos os seus.

Fiquem atentos, a qualquer momento traremos novas notícias!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

VEJA TAMBÉM:


Base da Associação Fnaras geme sem o Piso Nacional na capital da Bahia.

     Essa não é a primeira manifestação dos agentes de saúde, que pedem reajuste salarial.  —  Foto: Reprodução/TV Bahia.
 
Canal da FNARAS A AASA - Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia é filiada a Associação Fnaras  - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE. O salário base dos agentes de salvador chegou a R$ 877. É isso mesmo: quatrocentos e setenta e sete reais. Infelizmente essa é a realidade da categoria na principal cidade baiana.



URGENTE: CONACS faz convocação para que derrota contra os ACS/ACE seja evitada

     Rosineide de Sousa, de.  —  Foto: Reprodução.
 
Direto da Câmara Federal a direção da CONACS fez uma transmissão com a finalidade de informar os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sobre a situação das articulações em defesa do Reajuste do Piso Nacional, no Distrito Federal. 

Tecnologia do Blogger.