Header Ads


Após primeiro dia de busca ativa, procura por vacinação contra a poliomelite aumenta 134%

        A série histórica da saúde no município mostra que a cobertura contra a doença em criança menores de dois anos vem apresentando queda.     —  Foto/Reprodução.
 
Após primeiro dia de busca ativa, procura por vacinação contra a poliomelite aumenta 134%.
Publicado no Conexão Notícia em 19.outubro.2022. Atualizado em 20.outubro.2022.         

Grupos no WhatsApp Preocupação entre especialistas, a queda da cobertura vacinal contra a poliomelite começou a ser revertida na terça-feira pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. 
-
-
Com a intensificação da chamada busca ativa — que inclui visitas domiciliares e ligações por telefone para as famílias —, a pasta procura incentivar famílias a procurar pelos postos de saúde da cidade para a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes. 

Ao fim do primeiro dia da iniciativa um aumento considerável já podia ser notado, a secretaria registrou 1.405 vacinas distribuídas na terça-feria, aumento que chega a 134% quando comparado com a média de 600 doses aplicadas diariamente na última semana. 

A poliomelite vive atualmente o seu momento mais crítico, representando risco de retorno de uma doença erradicada no país desde 1994. 

-
-
A série histórica da saúde no município mostra que a cobertura contra a doença em criança menores de dois anos vem apresentando queda significativa desde 2017. Naquele ano a cobertura atingiu 103,49% do público alvo de 95%. No ano seguinte caiu para 97,96%, em 2019 ficou em 77,82%; em 2020 reduziu para 74,15 %, em 2021, para 71,29% e em 2022, para 46,50%, até segunda-feira.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, alertou por meio de nota na última segunda-feira sobre a preocupação com o quadro da cidade em relação ao combate a doença.

Em flagrante: Mulher é presa por documento falso e tentativa de estelionato em agência bancária na Tijuca

– A cobertura vacinal mais crítica hoje é a de poliomielite, que está em apenas 51%. É urgente aumentarmos o número de crianças protegidas, pois a paralisia infantil causa sequelas graves para toda a vida em quem não se vacinou – afirmou.
-
-
O esquema vacinal contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, deve ser iniciado a partir dos 2 meses de vida, com mais uma dose aos 4 meses e outra aos 6, além de reforços entre 15 e 18 meses e entre 4 e 5 anos de idade. 

O momento também é de atualizar a caderneta de vacinação contra as demais doenças. Crianças e adolescentes de até 14 anos, sempre acompanhados por um responsável, devem ir aos postos e clínicas da família da cidade para colocar em dia o esquema vacinal.


A atualização das cadernetas de vacinação está acontecendo nas 236 clínicas da família e centros municipais de saúde da rede, que estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.
-
-
É possível encontrar a unidade de referência mais perto de casa acessando no site da Secretaria Municipal de Saúde o link “Onde ser atendido” - www.rio.rj.gov.br/web/ sms/onde-ser-atendido.

Prefeitura do Rio de Janeiro.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
VEJA TAMBÉM

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.