Header Ads


Sindsaúde participa da cerimônia de sanção do piso dos ACS e ACE em Aparecida de Goiânia

        Sindicato participa da cerimônia de sanção do piso dos ACS e ACE em Aparecida.     —  Foto/Reprodução.
 
Sindsaúde participa da cerimônia de sanção do piso dos ACS e ACE em Aparecida de Goiânia.
Publicado no Conexão Notícia em 19.outubro.2022. Atualizado em 20.outubro.2022.        

Grupos no WhatsApp O Sindsaúde acompanhou na tarde de segunda (17) a cerimônia de sanção do Projeto de Lei 066/2022, que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Aparecida de Goiânia. 
-
-
O evento foi realizado no Anfiteatro Cantor Leandro e contou com a participação do prefeito do município, Vilmar Mariano, e do secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindsaúde, Sirley Braga, participou da cerimônia e ressaltou a importância dessa conquista tanto para o sindicato, quanto para a categoria.

 “Hoje é um dia para ser comemorada a valorização desses profissionais e a importância dessa categoria na saúde pública”, disse.

Elaine Silva, diretora da Sindsaúde e da Fenasce, lembrou que a Federação esteve presente na luta em Brasília para aprovação da Emenda Constitucional 120, que permitiu que os agentes tivessem direito ao piso salarial. “Mais uma vitória em parceria do Sindsaúde e Fenasce”, pontuou Elaine.

“Este é um momento muito especial, estamos realizando um grande sonho dessa categoria”, comemorou Antônio Severino Xavier dos Santos, que é diretor de Convênios do Sindsaúde.

-
-
Aliandro Paulo, que também representou o Sindsaúde e a Fenasce na cerimônia, reafirmou o compromisso das duas entidades na luta pelos trabalhadores da saúde. “Estamos sempre presentes em todas as lutas. Agradecemos ao prefeito e parlamentares pela sanção da EC 120 aqui em Aparecida”, completou. 

Intervenção

Aprovado pelos vereadores de Aparecida de Goiânia no último dia 6, o PL sofreu uma emenda solicitada pelo Sindsaúde para que o pagamento do piso fosse garantido a todos os agentes registrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Isso porque a minuta não incluía todos os profissionais e garantia o direito apenas aos agentes efetivos em exercício, o que contraria a Emenda Constitucional 120, de autoria do deputado Valtenir Pereira (MDB/MT), que assegura um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022). Com intervenção do sindicato ainda foi possível que a prefeitura realizasse o pagamento retroativo ao mês de maio.

Em entrevista ao Sindsaúde, o prefeito Vilmar Mariano comentou que o dia 17 de outubro ficará marcado como um dia histórico na saúde pública do município. “Estou me sentindo feliz por sancionar esse projeto tão sonhado, esse é o maior reconhecimento que podemos dar aos nossos trabalhadores”, enfatizou o chefe do executivo.
-
-


Sindsaúde/GO vai promover seminário para discutir avanços e desafios da jornada de luta do ACS e do ACE.

        Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Combate a Endemia (ACE).     —  Foto/Reprodução.
 
Com o tema Novas Perspectivas de Luta para o ACS e ACE: Avanços e Desafios, o seminário será realizado na sede do Sindsaúde-GO, das 7h30 às 18h.

Entre os assuntos a serem discutidos no evento, estarão a avaliação e atuação na aplicação da EC 120 nos municípios, o Curso Técnico de Capacitação dos Agentes de Saúde e de Endemias e a importância do ACS e ACE na Atenção Primária. O encerramento será marcado por uma confraternização em comemoração ao mês do ACS e ACE.
-
-
FEDACSE-BA avançam com o Piso em Mucuri, Prado, Lajedão, Itamaraju e Caravelas

Além do presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce) e representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O evento também será voltado para os novos agentes aprovados no concurso da prefeitura de Goiânia.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
-
-

O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 


Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.