Header Ads


São Gabriel garante o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias

       Câmara de São Gabriel aprova projeto de lei que fixa o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.     —  Foto/Reprodução.
 
São Gabriel garante o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.
Publicado no JASB em 28.junho.2022.  Atualizado em 29.junho.2022    

Grupos no WhatsApp O projeto de lei é de autoria do Executivo Municipal e visa dar cumprimento ao artigo 198, §§ 70 , 8°, 9°, 10 e 11 da Constituição Federal.
-
-
Em maio deste ano, o Plenário do Senado aprovou, em sessão semipresencial a proposta de emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias. A PEC conseguiu votação unânime, com 71 votos no primeiro turno e 74 no segundo.

A matéria, de iniciativa do deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), foi relatada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Foram 11 anos de tramitação dentro do Congresso Nacional.

Em São Gabriel da Palha, o Executivo Municipal enviou a Câmara Municipal o Projeto de Lei “Fixa o piso salarial profissional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias e dá outras providências”.  

A alteração legislativa proposta visa dar cumprimento ao artigo 198, §§ 70 , 8°, 9°, 10 e 11 da Constituição Federal, incluídos pela Emenda Constitucional n° 120, de 05 de maio de 2022, publicada no Diário Oficial da União na data de 06 de maio de 2022.
-
-
A Câmara Municipal de São Gabriel da Palha aprovou na última quinta-feira (23) o projeto de lei que fixa o piso salarial profissional dos servidores ocupantes dos empregos públicos de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias, no âmbito do Município de São Gabriel da Palha, que fixou o valor de dois salários mínimos, portanto o valor atual é de R$ 2.424,00, a partir de 6 de maio de 2022, desta maneira, conforme o reajuste do salário mínimo, também há atualização no piso salarial.


É um sentimento de dever cumprido, pois, a luta foi longa, foram 11 anos de batalhas e muito diálogo e articulação, a luta ainda não acabou, pois, ainda temos muitos objetivos e reconhecimentos a serem alcançados para toda a categoria dos agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde”, disse Raphael Schneider Machado Storino, Agente de Combate as Endemias de São Gabriel da Palha.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Editora Hoje/Agência Senado
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!


Mãe faz alerta depois de filha ter reação severa após contato com flor: “Essa planta é mortal”

        A menina de 6 anos ficou toda inchada ao ter contato com a planta tóxica.   —  Foto: Reprodução/ The Sun.
 
A pele da menina começou a ter erupções dolorosas e ficou com o rosto inchado. “Ela mal conseguia falar, dormia o dia todo”, conta a mãe. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.