Header Ads


SUS: Prefeitura inicia mais uma etapa da campanha "Cadastra Belém"

        Agentes Comunitários de Saúde e Equipes contabilizando os cadastros realizados.     —  Foto/Reprodução.
 
SUS: Prefeitura inicia mais uma etapa da campanha "Cadastra Belém"
Publicado no JASB em 11.junho.2022.  Atualizado em 12.junho.2022   

Grupos no WhatsApp  “Foi ótimo pra mim. Eles foram em casa, fizeram o meu cadastro e hoje estou matriculada aqui no posto, onde faço todas as minhas consultas e acompanhamentos de saúde”, afirmou a professora Margarida Barbosa, que foi cadastrada durante a ação do Cadastra Belém, no ano passado, e hoje tem todo o histórico de saúde acompanhado pelos médicos e profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Portal da Amazônia.
-
-
Força-tarefa - E foi de lá da UBS Portal, como de outras unidades de Belém, que partiram os agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de endemias e mais 60 estudantes universitários da área da saúde para mais uma força-tarefa da campanha Cadastra Belém, que segue, nas próximas quatro semanas, visitando, de casa em casa, a população da capital.

      As equipes de agentes comunitários, endemias e voluntários saíram de várias unidades de saúde para cadastrar a população de Belém.     —  Foto/Reprodução.

Facilidade de acesso - A ação desenvolvida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), tem o objetivo de cadastrar usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir que a população tenha facilidade de acesso a serviços como consultas, atendimento multiprofissional, vacinação e acompanhamento de pré-natal, além de diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, entre outros serviços, oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Saúde da Família (USF) em Belém.


Olhar mais ampliado - “Além disso, cadastrar a população é importante para que a gente possa conhecer a comunidade e para que ela conheça os diversos serviços que ofertamos dentro da rede de saúde do município de Belém. Cada bairro, família, tem a sua particularidade, então, no momento em que esses agente comunitário de saúde adentram essas residências, eles acabam tomando conhecimento de todas as necessidades daquela comunidade", afirma Danielly Rocha, gerente da UBS Portal.

Em seguida, "eles trazem esses dados pra gente e nós inserimos isso tudo no sistema, que fica interligado ao Ministério da Saúde e, assim, passamos a ter um olhar mais ampliado, tanto da oferta de serviços de saúde como também dos cuidados com essa população em educação e saúde”, reforça.

        Agentes Comunitários de Saúde visitando as ruas do bairro do Jurunas.     —  Foto/Reprodução.

Perfil epidemiológico - O cadastramento também ajuda no trabalho do profissional da saúde que atendem nestas unidades. Bruna Pimenta, enfermeira na UBS Portal, explica que o cadastro ajuda a conhecer o perfil epidemiológico dos usuários.

“É importante para que saibamos com quem estamos trabalhando, quantas gestantes, quantas crianças. Para que a gente possa atender melhor, ofertar e fazer essa promoção da prevenção à saúde da maneira mais adequada possível”, ressalta.


Reforço - No fim de abril deste ano, a Sesma levou a ação da campanha Cadastra Belém a dez unidades da rede. O trabalho foi feito com o apoio de ACS e agentes de endemias, que, ao lado de trabalhadores das próprias unidades, se engajaram em mais um esforço coletivo pela busca ativa de usuários.

“Nestas visitas identificamos as pessoas que estão doentes, as pessoas que estão necessitando dos mais diversos auxílios na área da saúde, anotamos todas as informações e repassamos às unidades de saúde que são referência naquela localidade”, explica Shirley Cristina, que é ACS há 13 anos.

        Parte da equipe de Agentes Comunitários de Saúde que está envolvida no cadastramento de usuários da UBS Portal.     —  Foto/Reprodução.

Quando esse trabalho foi iniciado, em 2021, Belém tinha apenas 150 mil usuários cadastrados. No final do mesmo ano, a Sesma havia registrado 440 mil usuários do SUS em Belém.

“Essa é mais uma etapa da campanha e deste processo de busca ativa aos nossos usuários do SUS. É importante que a população saiba que os cadastros precisam ser atualizados anualmente. Então, vamos continuar fazendo este cadastro e, a cada ano, vamos reforçar por meio da campanha Cadastra Belém. Nossa meta para este ano é chegar a 650 mil cadastros, destacou Vitor Nina, diretor de atenção em saúde da Sesma.

Texto: Danielly Gomes.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.