Header Ads


Aborto: Suprema Corte dos Estados Unidos bane prática em 25 estados

        Suprema Corte dos Estados Unidos toma decisão que poderá mudar a situação que envolve o aborto em 25 estados.   —  Foto/Reprodução.
 
Aborto: Suprema Corte dos Estados Unidos deve banir a prática em 25 estados
Publicado no JASB em 24.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp | A Suprema Corte dos Estados Unidos deve derrubar a decisão do caso Roe vs Wade, de 1973, que deu às mulheres garantia constitucional do direito ao aborto no país. De acordo com a versão preliminar do relatório do ministro Samuel Alito, a maioria considera anular o entendimento atual sobre a jurisprudência.
-
-
O tribunal, em uma decisão tomada por 6 votos a 3, impulsionada pela maioria conservadora na corte, manteve uma lei do Mississippi apoiada pelos republicanos que proíbe o aborto após 15 semanas.


Os juízes sustentaram que a decisão Roe v. Wade, dada pela corte em 1973 e que permitia abortos realizados antes que um feto fosse viável fora do útero – entre 24 e 28 semanas de gravidez, foi erroneamente tomada porque a Constituição dos EUA não faz menção específica ao direito ao aborto.

        Um apoiador pró-vida segura uma placa com os dizeres ‘Adeus Roe’ na Suprema Corte em Washington, DC, EUA, 13 de junho de 2022.  —  Foto: EFE/EPA/ERIC LEE.

Uma versão preliminar da decisão agora anunciada indicando que o tribunal provavelmente reverteria Roe v. Wade foi vazada em maio, provocando uma tempestade política.

Como 'Roe x Wade' foi derrubado?
A Suprema Corte decidiu a favor da proibição do aborto no Mississippi após 15 semanas de gestação.

Ao fazê-lo, acabou efetivamente com o direito constitucional ao aborto para milhões de americanas, porque Estados poderão agora proibir o procedimento novamente.

Espera-se que metade dos estados introduza novas restrições ou proibições.


Treze já aprovaram as chamadas "leis de gatilho", que automaticamente tornarão ilegal o aborto após a decisão da Suprema Corte. Vários outros provavelmente aprovarão restrições rapidamente.


Há nove juízes na Suprema Corte, seis dos quais foram nomeados por presidentes republicanos.

Um rascunho do juiz na Suprema Corte, Samuel Alito, vazou em maio de 2022. No documento, Alito escreveu que decisão em "Roe x Wade" havia sido "extremamente errada".

Recentemente, estados com governadores e legisladores pró-vida começaram a aprovar leis que restringem o acesso ao aborto antes do limiar da viabilidade - de 24 a 28 semanas-, contando que tais leis seriam questionadas no Judiciário e esperando que algum caso chegasse à Suprema Corte, que, por sua vez, teria a chance de reverter a Roe v. Wade.

A lei pró-aborto voltou a ser fortemente questionada desde o caso Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization, sobre a constitucionalidade de uma lei estadual aprovada no Mississippi em 2018, que proíbia totalmente o aborto a partir da 15.º semana de gestação e, portanto, ia contra a Roe vs. Wade.


 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB com informações de IstoÉ Dinheiro, BBC Brasil, Poder 360, Carta Capital, Gazeta do Povo, Estadão e Veja.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!


Mãe faz alerta depois de filha ter reação severa após contato com flor: “Essa planta é mortal”

        A menina de 6 anos ficou toda inchada ao ter contato com a planta tóxica.   —  Foto: Reprodução/ The Sun.
 
A pele da menina começou a ter erupções dolorosas e ficou com o rosto inchado. “Ela mal conseguia falar, dormia o dia todo”, conta a mãe. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.