Header Ads


Brasília: CONACS estabelece rigorosa agenda com foco no pagamento do novo Piso Nacional.

        Ilda Angélica (CONACS) e o Deputado Valtenir Pereira, autor da Proposta que deu origem à EC 120/2022 estão em Brasília, no Ministério da Economia.     —  Foto/Reprodução.
 
Brasília: CONACS estabelece rigorosa agenda com foco no pagamento do novo Piso Nacional.
Publicado no JASB em 07.junho.2022.  Atualizada  em 19.junho.2022.   

Grupos no WhatsApp | Muitas são as ansiedades e desejo por mudança de vida, a ser estabelecida com as conquistas lideradas sob a bandeira CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde. O novo Piso Nacional de 2 salários não é apenas um ato jurídico ou constitucional, mas, a possibilidade de garantia de dignidade para agentes comunitários e de combate às endemias.
-
-
A Emenda Constitucional 120/2022 representa muito mais do que uma ou várias conquistas, ela marca as duas categorias, exatamente por garantir acesso a uma vida com mais qualidade para cada agente. Não estamos diante de uma ilusão ou projeção, mas, realidade que foi construída ao longo de 16 anos de muitas batalhas, sofrimentos e perdas, afinal de contas, nem todos que participaram dos embates pelo Piso Nacional de 2 salários mínimos continuam entre nós. É o caso de Ruth Brilhante. Jamais podemos esquecer do que ela ela vivenciou, do quanto sofreu, conjuntamente com demais colegas para que hoje tivéssemos a EC 120. Assim como ocorre com Ilda Angélica Correia, nos dias de hoje, Ruth dedicou parte valiosa de sua vida pela CONACS. Isto jamais pode ser esquecido!

Todos desejam o pagamento
Inúmeras cidades já estão pagando o Piso de 2 salários ou formalizando o pagamento para quando os recursos, a serem enviados pelo Governo Federal chegar. 
Embora as prefeituras que estão se antecipando no pagamento estejam utilizando de recursos próprios, ou seja, tirando do próprio caixa, elas possuem a convicção de que a União enviará o dinheiro. Se assim não fosse, tenham a certeza, elas não estaria pagando. Será que esses prefeitos e secretários de saúde estão mais convictos da grande realidade que é esse leque de conquistas, obtidas por meio da EC 120, mais do que parte dos ACS/ACE, que afirmam não acreditar que o novo Piso será pago? 

-
-
A verdade é que muitos agentes estão ansiosos, contudo, não perderam o equilíbrio e esperança, justamente porque são profissionais experientes, sabem que as grandes conquistas fazem parte de um processo, que não se consolida num abrir e fechar de olhos. Há tempo para que tudo ocorra. Por isso, nesse momento, é fundamental que estejam todos unidos, focados em seus objetivos, alimentando a tão importante rede de otimismo. Esta que é capaz de produzir coisas maravilhosas, abrir portas inimagináveis. 

Se temos motivos de sobra para comemorar a grande conquista que representa a EC 120, por que iremos perder tempo com negatividade, com sentimentos e ações que não produzem nada de bom? Antes, precisamos alimentar a fé, que produz luz, que gera alegria e otimismo. É com toda essa energia e alegria, contemplaremos aquilo que ansiamos vê, que é a consumação das conquistas históricas, obtidas em Brasília, mas, que se cumprirá em cada cidade do Brasil.

A agenda no Ministério da Economia
Hoje (07/06) a direção da CONAS e o deputado federal Valtenir Pereira estarão em Brasília, tratando sobre o envio dos recursos aos municípios para pagamento do novo Piso Nacional dos ACS/ACE, conforme matéria e vídeo publicados ontem

Ontem mesmo o editor e administrador do JASB, Samuel Camêlo, conversou com a presidente da Confederação, Ilda Angélica Correia, com o objetivo de confirmar a agenda de hoje. Ela fez a confirmação. Essas informações foram compartilhadas em todas as plataformas ligadas ao JASB, quer no WhatsApp, Facebook, Telegram, Twitter etc., por meio da matéria que publicamos.
-
-
Os diretores da Confederação estão trabalhando intensamente em várias frentes, em vários estados para fortalecimentos das bases. Ainda ontem, estiveram em mais uma agenda no estado que possui o pior salário base do país, que a Bahia. A capital do estado, Salvador, paga apenas R$ 877. Uma realidade lamentável, contudo, está com os dias contados, graças a grande vitória, estabelecida por meio da EC 120.


Ontem, também, a direção da Confederação informou sobre a importantíssima agenda desse dia 07 de junho.

        Ilda Angélica e lideranças em Salvador.     —  Foto/Reprodução.

Agenda da CONACS em Brasília
A direção da Confederação informou a todos sobre a agenda dessa terça-feira, no Ministério da Economia. Confira:
-
-
"Depois de uma extensa agenda de trabalhos, encontros e reuniões com os companheiros e autoridades políticas em vários municípios da grande Bahia, sempre ao lado de nossas lideranças e diretores da CONACS e da FEDACSE-BA, encontros que encerrou hoje (06/06), na capital Salvador, local em que nossos companheiros pedem ajuda da CONACS para implementação e manutenção dos direitos, como a implantação do piso nacional, que desde 2014 não se consegue avançar nesta pauta. 

A reunião foi organizada por uma comissão de trabalhadores que não aguentam mais o desrespeito pela categoria. Presente a Deputada Federal Alice Portugal, pessoa que vem sempre na luta pelos avanços das categoria. A CONACS como sempre se coloca a inteiríssima a disposição para somar forças com a categoria e juntos enfrentar o desafio de fazer valer aos companheiros de Salvador o direito que já é usufruindo por todos nós ACS e ACE no restaurante do Brasil.

Agora sigo à Brasília onde participarei amanhã (07/06) de reunião no ministério da economia, acompanhada de vários parlamentares que fazem a defesa da categoria, para o diálogo com o governo sobre o complemento dos valores orçamentários para o cumprimento da EC 120/22."

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 


Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.