Header Ads


Agente Comunitária de Saúde recebe Título Honorífico e é reconhecida como personalidade de destaque.

        14 personalidades de destaque no Município, entre elas a agente de saúde Milânia Nascimento Andrade.     —  Foto/Reprodução.
 
Agente Comunitária de Saúde recebe Título Honorífico e é reconhecida como personalidade de destaque.
Publicado no JASB em 19.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp Em comemoração do aniversário de 130 anos de Patos de Minas, a Câmara Municipal de Patos de Minas outorgou, durante sessão solene realizada na noite de terça-feira (17/5), o Título Honorífico de Cidadão Patense a 14 personalidades de destaque no Município, entre elas a uma Agente Comunitária de Saúde. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal “Leão de Formosa”, importante patrimônio histórico e cultural de Patos de Minas.
-
-
O Título Honorífico de Cidadão Patense, honraria que foi concedida à agente, é previsto no art. 68, inciso XXIV (24), da Lei Orgânica Municipal e outorgado por meio de Decreto Legislativo aprovado pelos vereadores, é concedido à pessoa não natural de Patos de Minas, mediante proposta aprovada por dois terços dos membros da Câmara, que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao Município, se destacando pela atuação exemplar na vida pública e particular ou que desenvolva ações voltadas para o interesse comum da sociedade patense.
 
Na oportunidade, o resumo do histórico de vida da agente de saúde homenageada foi lido e fortemente aplaudido por todos os presentes. A honraria, portanto, é justa e merecida a pessoas não nascidas em Patos de Minas, que adotaram o Município e nele se destacam, gerando desenvolvimento e mais qualidade de vida à comunidade. Conheça um pouco mais do histórico de vida de Milânia Nascimento Andrade, agraciada pela honraria.

        Milânia Nascimento Andrade, agente comunitária de saúde .     —  Foto/Reprodução.

O autor da homenagem foi o vereador Ezequiel Macedo Galvão - A ACS Milânia Nascimento Andrade é natural de Andrequicé, município de Três Marias. Milânia é filha de Maria Amélia Borges Nascimento e Manoel Nascimento Filho, casada com Marcos de Andrade Lima e mãe de três filhos, dos gêmeos Jeferson e Leandro, e de Marco Henrique, falecido aos 12 anos. Por motivo de força maior, com 8 meses de vida, Milânia morou com a sua tia por parte de pai, chamada Miúda (já falecida), e viveu com ela até o dia do seu casamento.
-
-

Católica, Milânia reside em Patos de Minas há 41 anos e frequenta a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde foi coordenadora do serviço social por 4 anos, junto ao lactário e à Pastoral da Criança. Nessa Paróquia, ela participou dos Encontros de Casais com Cristo; fez o Cursilho de Cristandade; foi Ministra da Eucaristia; e, há 25 anos, com a ajuda do Padre Rui, fundou a Farmácia Comunitária da referida Paróquia. Além disso, desde muito cedo, Milânia desenvolve ações solidárias, dentre elas, confecção de pijama de flanela, colcha de retalho, enxoval de bebê, sabão, sopa; doação de filtros, vasos sanitários, cestas básicas e tantos outros, inclusive durante o auge da pandemia da covid-19, a homenageada confeccionou inúmeras máscaras e aventais para serem doados à Defesa Civil e distribuídos entre os profissionais de saúde. 

Ademais, Milânia foi proprietária de loja de roupas; trabalhou no Conselho Tutelar da Cidade; na farmácia Bioativa; na Rádio Comunitária da Diocese de Patos de Minas; na Câmara Auxiliar Permanente de Nulidade Matrimonial; e participou do Curso de Polícia Comunitária para, posteriormente, prestar serviços pertinentes a essa polícia. Atualmente, Milânia é agente comunitário de saúde, profissão que exerce há 14 anos e que tem lhe possibilitado um retorno afetuoso das famílias que atende, sendo sempre elogiada pelos moradores do Bairro Aurélio Caixeta, inclusive, no dia 1º de abril de 2022, a Ouvidoria do SUS de Patos de Minas recebeu uma demanda de elogio destinada à Milânia. Portanto, Milânia Nascimento Andrade é grande merecedora desta honraria da Câmara Municipal de Título Honorífico de Cidadã Patense.
-
-
Outro destaque do evento foi a participação da Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar, que executou repertórios clássicos antes do início da cerimônia bem como os Hinos Nacional e de Patos de Minas. 

O Título Honorífico de Cidadão Patense tem a missão honrosa de abraçar e adotar oficialmente pessoas que, embora não tenham nascido em Patos de Minas, devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da nossa comunidade. Personalidades essas que vêm crescendo com solidez e idoneidade, elevando o nome do nosso Município e agregando valores importantes na vida de muitos concidadãos”, reforçou o vereador/presidente Ezequiel Macedo. 


Na oportunidade, falou como representante do Executivo Municipal a vice-prefeita de Patos de Minas, Sangra Gomes. Como representante dos homenageados, falaram os senhores Hallisson Ramos Leal e José Rafael Monteiro. Para finalizar os pronunciamentos, discursou como representante da Câmara Municipal de Patos de Minas, o presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão. Todos os oradores destacaram a importância da honraria e, sobretudo, a contribuição de cada agraciado para o crescimento e elevação de Patos de Minas em âmbito municipal, estadual e regional. 
-
-
ASCOM - Câmara Municipal de Patos de de Mina
Edição: Samuel Camêlo, editor do JASB.

Nos envie a notícia de sua cidade!

Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.



Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Governo Federal já tem recursos para pagamento do novo Piso Nacional dos ACS/ACE.

        Piso  Nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de 2 salários mínimos já conta com recurso em caixa.     —  Foto/Reprodução.
 
Segundo informações do ilustre senador Fernando Collor de Mello, principal responsável pela aprovação do novo Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Congresso Nacional, já existe recurso para pagamento da conquista dessas duas categorias. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Prefeito declara que será o 1º a pagar o Piso Nacional de 2 salários aos agentes de saúde (ACS e ACE).

         O pagamento do novo piso foi regulamentado pela Emenda Constitucional 120, garantindo o valor equivale a R$ 2.424,00 para os agentes comunitários e de endemias.     —  Foto/Reprodução.
 
O novo piso agora é de valor equivale a R$ 2.424,00. Esse valor já é lei, não precisa de nenhuma regulamentação, ele está garantido na Emenda Constitucional 120, como já publicamos em matéria anterior.  Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.