Header Ads


Bahia: entidades se unem para defender os direitos garantidos aos ACS/ACE pela EC 120.

        Lideranças buscam impedir que gestão realize manobras administrativas para reduzir benefícios originários da Emenda 120/2022.     —  Foto/Reprodução.
 
Bahia: entidades se unem para defender os direitos garantidos aos ACS/ACE pela EC 120.
Publicado no JASB em 19.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp | Com a aprovação da Emenda Constitucional 120/2022, que garante o salário base de valor equivalente a dois salários mínimos, além de insalubridade, Aposentadoria Especial e outros direitos, as instituições que defendem os interesses dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias se mobilizaram para impedir que a gestão de Salvador realize manobras visando reduzir os benefícios das duas categorias. 
-
-
O que está acontecendo na capital da Bahia serve de alerta para os agentes nos demais estados. Estejam atentos as manobras dos gestores que, a todo preço, buscam impedir os agentes tenham acesso aos seus direitos de forma plena. 

Na manhã do dia 17/05 (terça-feira) foi realiza uma assembleia em conjunto do SINDACS BAHIA, com a Unicidade (Entidades Unificadas Sindacs Bahia, Sindseps, Aasa, Aaces e Ademacen) que por sua vez os ACS e ACE fizeram mais uma vez uma mobilização na Câmara Municipal de Salvador.


O objetivo da mobilização tem como alvo obter o apoio dos parlamentares, inclusive, rejeitando o projeto que prevê a incorporação das gratificações, diante da aplicabilidade da Emenda Constitucional - EC 120/22.

Já foi ressaltado que essas gratificações estão previstas para todos no Plano de Cargos dos servidores municipais e essa proposta de incorporação tende a prejudicar os servidores ACS e ACE de Salvador.
-
-
Aproximadamente 30 agentes subiram para participarem da plenária que, infelizmente, não aconteceu. O Presidente da Câmara Municipal se comprometeu em receber as entidades, que compõem a UNICIDADE, nesta quinta-feira (19/05) para ouvir as reivindicações da categoria.

Logo após foi repassado aos ACS e ACE que aguardavam na porta da Câmara de Vereadores de Salvador, que, por sua vez, decidiram por uma nova mobilização em busca de valorização. Diante de tal fato, ficou programado a realização de uma nova assembleia na terça-feira (24/05).

As representações da categoria estão decididas a não abrir mão dos direitos da categorias, em face da EC 120.

Nos envie a notícia de sua cidade!

Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.
-
-
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. com informações do Sindacs-Bahia
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

-
-
Governo Federal já tem recursos para pagamento do novo Piso Nacional dos ACS/ACE.

        Piso  Nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de 2 salários mínimos já conta com recurso em caixa.     —  Foto/Reprodução.
 
Segundo informações do ilustre senador Fernando Collor de Mello, principal responsável pela aprovação do novo Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Congresso Nacional, já existe recurso para pagamento da conquista dessas duas categorias. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Prefeito declara que será o 1º a pagar o Piso Nacional de 2 salários aos agentes de saúde (ACS e ACE).

         O pagamento do novo piso foi regulamentado pela Emenda Constitucional 120, garantindo o valor equivale a R$ 2.424,00 para os agentes comunitários e de endemias.     —  Foto/Reprodução.
 
O novo piso agora é de valor equivale a R$ 2.424,00. Esse valor já é lei, não precisa de nenhuma regulamentação, ele está garantido na Emenda Constitucional 120, como já publicamos em matéria anterior.  Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.