Header Ads


MG - I Seminário de Ações do ACS e ACE no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses

        Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde no enfrentamento da dengue e outras arboviroses.   —  Foto/Reprodução.
 
MG - I Seminário de Ações do ACS e ACE no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses
Publicado no JASB em 10.maio.2022. Atualizado em 11.maio.2022.     

Grupos no WhatsApp A importância do trabalho integrado na luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Partindo deste princípio, foi realizado na segunda-feira, 9, pela Subsecretaria de Atenção à Saúde (SSAS), da Secretaria de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no prédio da Vigilância em Saúde, o I Seminário de Ações do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses. 
-
-
Assim como os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham suas funções nas diversas regiões do município, junto ao usuário, um trabalho importante de aproximação às famílias juizforanas. Especificamente, o Agente Comunitário de Saúde participa da promoção da saúde, na prevenção de doenças, faz a orientação aos usuários sobre onde procurar serviços na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para além da atenção básica.

Visando aumentar a capilaridade do atendimento, sem misturar as ações dos agentes e nem desviar o principal foco de ação do ACS, o objetivo do seminário é contar com mais esse apoio na luta contra a Dengue e as arboviroses, montando uma estratégia para o combate às endemias e à vigilância em Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Ivan Chebli, “o agente Comunitário de Saúde é um profissional fundamental e estratégico na composição das equipes de saúde da família. E pode ter um papel ainda mais importante nas ações de vigilância em Saúde, atuando em conjunto com os ACE, mapeando território, identificando riscos potenciais e fazendo uma intervenção conjunta, evitando sobretrabalho, racionalizando o processo de trabalho dos dois agentes voltados para as ações de promoção e vigilância em Saúde. Ou seja, essa oficina tem essa missão, mostrando a importância dessa integração”.

Para o Superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, “é muito importante esse evento, a aproximação entre a SS e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), coordenando esse processo de trabalho que se volta à atuação do ACS no combate às arboviroses, à dengue, e o quanto esse profissional tem de importância pro trabalho interdisciplinar, multiprofissional, dentro da atenção primária à saúde. Nós estamos aqui para apoiar, tentar demonstrar a importância desse profissional e também destacar as diretrizes de trabalho.”
-
-
Nesse mesmo sentido de destacar a importância do trabalho dos agentes, a Subsecretária de Atenção à Saúde, Joana D'Arc Zanelli, aponta que, “para poder enfrentar as arboviroses, contamos com a atuação no território. Então, o Agente de Endemias está no campo, assim como o Agente Comunitário de Saúde. 

E muitas vezes na visita domiciliar, o ACS pode identificar possíveis situações de foco e, assim, fazer uma integração de trocas de informações, sobre como orientar melhor aquela família ou solicitar uma visita para poder detectar e sanear melhor o espaço”. 

 
O Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias, são figuras fundamentais à Saúde, pois, conforme o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, “possibilitam que as necessidades da população cheguem às equipes de profissionais que irão intervir junto à Comunidade. Não são trabalhos concorrentes, e sim complementares. 
-
-
A realização desta oficina permite uma retomada da integração entre os profissionais, ocasionando um planejamento e execução de ações no cuidado com a população, tendo como causa a promoção de saúde e um levar saber”

Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

VEJA TAMBÉM:

Governo Federal já tem recursos para pagamento do novo Piso Nacional dos ACS/ACE.

        Piso  Nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de 2 salários mínimos já conta com recurso em caixa.     —  Foto/Reprodução.
 
Segundo informações do ilustre senador Fernando Collor de Mello, principal responsável pela aprovação do novo Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Congresso Nacional, já existe recurso para pagamento da conquista dessas duas categorias. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Prefeito declara que será o 1º a pagar o Piso Nacional de 2 salários aos agentes de saúde (ACS e ACE).

         O pagamento do novo piso foi regulamentado pela Emenda Constitucional 120, garantindo o valor equivale a R$ 2.424,00 para os agentes comunitários e de endemias.     —  Foto/Reprodução.
 
O novo piso agora é de valor equivale a R$ 2.424,00. Esse valor já é lei, não precisa de nenhuma regulamentação, ele está garantido na Emenda Constitucional 120, como já publicamos em matéria anterior.  Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.