Header Ads


Lançamento do Programa Socioambiental Sanear Saúde e o papel dos ACS's.

        Precisamos trabalhar as políticas de saneamento para termos uma saúde de qualidade e, saúde de qualidade não é tratar a doença, mas sim evitar...     —  Foto/Reprodução.
 
Lançamento do Programa Socioambiental Sanear Saúde e o papel dos ACS's.
Publicado no JASB em 24.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp Iniciativa visa ampliar o sistema de esgotamento sanitário das unidades de saúde da cidade.
-
-
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), lançou na segunda-feira (23/05), na Unidade de Saúde da Família de Bambuí, o Programa Socioambiental Sanear Saúde. A iniciativa tem por objetivo a manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de saúde da cidade, além de promover ações contínuas de integração entre saneamento básico e saúde, transformando os agentes comunitários em multiplicadores.

O lançamento do programa contou com uma palestra sob o tema “Saneamento Básico e Saúde”, que buscou discutir junto aos oito agentes comunitários presentes, a importância de promover a saúde humana, de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Esse mesmo trabalho será realizado em todas as unidades de saúde do município.


Durante a solenidade, a diretora de Relações Institucionais, Simone Costa, destacou a importância dos agentes comunitários de saúde e como eles podem ajudar a Sanemar a obter informações referentes às características sociossanitárias dos domicílios de Maricá.
-
-
Não adianta entrar na casa das pessoas e não modificar a vida dessas pessoas. Precisamos trabalhar as políticas de saneamento para termos uma saúde de qualidade e, saúde de qualidade não é tratar a doença, mas sim evitar que essas doenças se manifestem. Iniciativas de saneamento são investimentos de longo prazo e a Sanemar já deu o primeiro passo levando para as comunidades mais necessitadas programas voltados para o tratamento de esgoto até que Maricá tenha uma rede de esgotamento eficiente”, disse Simone.

Quando um agente visita uma residência ele precisa falar com essa família sobre a importância de lavar bem as mãos, de armazenar de forma correta o lixo, de não descartar o óleo de cozinha na pia, entre outras ações importantes na prevenção de doenças e preservação do meio ambiente. E, o devido preenchimento da Ficha de Cadastro Domiciliar e Territorial feito pelos agentes, será capaz de nos dar informações reais dessas famílias”, frisou Simone.

        "O  Programa Sanear Saúde será um divisor de águas no relacionamento com o munícipe, Ana Paula Dias, ACS.     —  Foto/Reprodução.

Já o diretor de Programa Socioambiental, Horácio Figueiredo, pediu aos agentes que sejam detalhistas no preenchimento da Ficha de Cadastro Domiciliar e Territorial.
-
-
Precisamos que os agentes sejam comprometidos com o preenchimento deste cadastro. Com as informações devidamente coletadas, a Sanemar vai conhecer melhor cada região de Maricá e com isso pensar soluções para a necessidade dessas comunidades”, pediu o diretor.

Para Ana Paula Dias, agente comunitária há cerca de um ano e seis meses, o Programa Sanear Saúde será um divisor de águas no relacionamento com o munícipe.

É muito importante esse tipo de atuação, pois conseguimos conscientizar nossos cadastrados que por muitas vezes não tem acesso à informação de como se prevenir de doenças e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo. A partir de agora, quando estivermos visitando um munícipe, nosso olhar será diferenciado. Às vezes ficamos muito focados na identificação de alguma doença e não pensamos em verificar se a residência possui o sistema de fossa, filtro e sumidouro, por exemplo. Isso antes passava despercebido, mas agora vamos ficar atentos a essa e outras questões”, garantiu a agente.

 Por Anselmo Mourão.

-
-
Nos envie a notícia de sua cidade!

Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.



Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Governo Federal já tem recursos para pagamento do novo Piso Nacional dos ACS/ACE.

        Piso  Nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de 2 salários mínimos já conta com recurso em caixa.     —  Foto/Reprodução.
 
Segundo informações do ilustre senador Fernando Collor de Mello, principal responsável pela aprovação do novo Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Congresso Nacional, já existe recurso para pagamento da conquista dessas duas categorias. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Prefeito declara que será o 1º a pagar o Piso Nacional de 2 salários aos agentes de saúde (ACS e ACE).

         O pagamento do novo piso foi regulamentado pela Emenda Constitucional 120, garantindo o valor equivale a R$ 2.424,00 para os agentes comunitários e de endemias.     —  Foto/Reprodução.
 
O novo piso agora é de valor equivale a R$ 2.424,00. Esse valor já é lei, não precisa de nenhuma regulamentação, ele está garantido na Emenda Constitucional 120, como já publicamos em matéria anterior.  Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.