Header Ads


CONACS: Ilda Angélica informa que o encontro com o Presidente Bolsonaro foi adiado. Entenda o caso!

        A Presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, informou que o encontro com Bolsonaro foi temporariamente adiado.     —  Foto/Reprodução.
 
CONACS: Ilda Angélica informa que o encontro com o Presidente Bolsonaro foi adiado. Entenda o caso!
Publicado no JASB em 20.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp | Há um ditado que diz: "a alegria de pobre dura pouco." Mas, esse não é o caso. Conforme informações da diretora presidente da CONACS - CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, a agenda estabelecida com o Presidente Bolsonaro, foi suspensa. A agenda havia sido criada para a próxima terça-feira (24), contudo, teremos que esperar um pouco mais.
-
-
Em matéria anterior havíamos informado sobre a agenda que Bolsonaro havia estabelecido com a representante nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O objetivo do encontro era tratar de questões pertinente ao reajuste do "Piso Salarial Nacional" em valor igual a dois salários mínimos. 

Após as declarações de que a Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, terá um encontro com o Presidente Bolsonaro, as redes sociais entraram no modo turbo. O que antes era dúvida em relação ao pagamento do "Piso Salarial Nacional" de 2 salários mínimos, se transformou em esperança. Tal informação deixou as duas categorias bastante otimista.


O adiamento 
É importante que os ACS/ACE entendam que houve apenas um adiamento. Está mais do que claro que o Governo Federal tem interesse em garantir o reajuste histórico das duas categorias, afinal de conta, a base governista participou ativamente da votação da PEC 22/2011, em dois turnos, na Câmara dos Deputados e também nos dois turnos da PEC 09/2022, no Senado Federal. Além de tudo isso, o principal articulador da aprovação da proposta dos dois salários e demais vantagens é o senador Fernando Collor de Mello, da base do Governo Federal. Está mais do que claro que o atual Governo é favorável  ao reajuste do Piso Nacional.
-
-
Confira a fala de Ilda sobre o adiamento:



Insalubridade: Agentes Comunitários e de Combate às Endemias terão grau máximo.

        O Governo Federal esteve presentando no II Consindiacser, por meio do Profº Dr. Hélio Angotti, Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde .     —  Foto/Reprodução.
  
Após as declarações de que a Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, terá um encontro com o Presidente Bolsonaro, as redes sociais entraram no modo turbo. O que antes era dúvida em relação ao pagamento do "Piso Salarial Nacional" de 2 salários mínimos, se transformou em esperança.

A presidente da Confederação continua em  Porto Seguro, na Bahia, participando do  II Consindiacser pelo segundo dia.

O que muitos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias não deram conta com as declarações de Ilda é que, não se trata apenas da vitória de uma luta que consumiu 16 anos de articulações, indo e vindo ao Distrito Federal, consumindo recursos que a categoria possuía limitadamente, mas de um pacote de benefícios que potencializam de forma expressiva os direitos das duas categorias. Pacote que foi estabelecido com a aprovação da Emenda Constitucional 120/2022. Emenda que teve o apoio da bancada da oposição ao Governo e da própria bancada do Governo, tendo como principal articulador, o governista Fernando Collor de Mello (veja mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo senador mais abaixo).

Insalubridade em Grau Máximo
Segundo a líder nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias o texto relacionado a regulamentação da Insalubridade garantirá o grau máximo aos agentes comunitários e de combate às as endemias. Isto significa que as duas categorias terão direito a 40% sobre o salário base, ou seja, sobre os R$ 2.424,00. Salvo o impedimento por algum fator desconhecido no momento, todos os agentes deverão ser beneficiados.  
-
-
Aposentadoria Especial da EC 120
A Aposentadoria Especial a ser apresentada pela Confederação deverá ser semelhante ao que há de mais moderno na atualidade, ou seja, 25 anos de trabalho sem a exigência de tempo de Insalubridade como ocorre atualmente, não será vinculada a idade mínima de 60 anos e terá como valor os dois salários mínimos já estabelecidos na Emenda Constitucional 120. Também haverá a correção automática com base no valor equivalente aos dos agentes da ativa. Isto significa que o ACS ou ACE aposentado, não receberá menos do que os agentes da ativa.

Nesse momento, tudo isso é uma ideia do que poderá ser, portanto, não podemos afirmar que será exatamente assim. 

Porque a CONACS tem enfrentando especulações
O objetivo das especulações contrárias a verdade, que permeia o eficiente trabalho da Confederação é uma consequência de suas ações exitosas. Vale a máxima: "não se joga pedras em árvores que não produzem frutos, portanto, as especulações que distorcem a verdade sobre o trabalho da CONACS, apenas confirmam que ela está no caminho certo, produzindo ótimos resultados para os agentes comunitários e de combate às endemias. Tal afirmação não significa que os diretores da Confederação não falhas, claro que não é isso, afinal de contas, eles são humanos, falhos por natureza.      

A verdade inquestionável
Nenhuma instituição representativa no Brasil tem o perfil de vitória, que a Confederação conseguiu estabelecer. Nos mais de 23 anos de existência da instituição, ela conseguiu mudar a Constituição Federal por três vez, garantiu direitos que nenhuma outra instituição, sequer chegou perto. Essa é a realidade. Apesar de tudo isso, é importante que uma instituição é apenas um CNPJ, ou seja, sem o trabalho de seus diretores a Confederação Nacional não passa de um registro. Todas as vitórias obtidas com a bandeira da instituição foram obtidas por meio dos diretores da Confederação, potencializada com a força dos apoiadores nos mais diversos recantos do país. 
-
-
Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Tecnologia do Blogger.