Header Ads


Com participação de ACS: Projeto desenvolvido na UBS Cohab-Feitoria concorre a Prêmio Nacional

        Agente Comunitário de Saúde participa de projeto que concorre a Prêmio Nacional.     —  Foto/Reprodução.
 
Com participação de ACS: Projeto desenvolvido na UBS Cohab-Feitoria concorre a prêmio nacional
Publicado no JASB em 22.fevereiro.2022.  

Grupos WhatsApp | O projeto “Incentivo à atividade física e autocuidado no grupo de caminhada como potencializador da promoção da saúde”, realizado pelo fisioterapeuta Murilo Carvalho, está entre os 10 melhores na segunda etapa, com 1167 relatos, para concorrer ao prêmio APS Forte SUS 2021, pela Atenção Primária ao SUS (APS).
-
-
Projeto incentiva a caminhada entre os participantes
A parceria foi construída a partir do convite feito pelo residente Murilo para a fisioterapeuta da prefeitura de São Leopoldo, Silvana Cristina Fornari, para publicar o relato da experiência em que ambos são os autores. “O incentivo que recebi para postagem do nosso trabalho veio totalmente do Murilo”, relembrou Silvana. O trabalho disputou espaço com mais de 167 práticas e outros quatro eixos temáticos. E se encaixou no eixo da promoção da saúde.

A demanda do início da caminhada foi da própria comunidade, a ação foi realizada em épocas anteriores, mas com outros responsáveis. A idade média dos participantes é de 50 anos, e a adesão no grupo é composta por volta de mais de cinquenta cadastrados.

Os participantes que fazem parte das caminhadas semanais, são pessoas que precisam de atenção na parte psicológica, sofrem de dores. 
-
-
“O grupo foi o primeiro a voltar a funcionar durante a pandemia, pois é feito ao ar livre”, conta Murilo.

“Essa questão de atenção básica estava meio travada, por conta da pandemia, pois não poderiam ser feitas essas reuniões”, relembra a fisioterapeuta Silvana, por conta do impedimento de atividades como estas no cotidiano da UBS Cohab-Feitoria.

Sobre a questão da saúde mental, diabetes, pressão alta e as dores que os participantes dos grupos de caminhada enfrentam, o fisioterapeuta comentou que “a maioria dos pacientes já nota melhoras na primeira semana, e passa o convite a outros conhecidos para participar do grupo”. Os participantes têm seus sinais vitais checados antes de sair da UBS, “para ter uma caminhada segura, é importante que todos estejam bem. E quem estiver precisando de consultas, por pressão alta, acaba sendo atendido pelo médico no posto”, conta Silvana. Antes de qualquer caminhada são realizados alongamentos.
-
-
“Eu mandei na hora pra Silvana, pois era de madrugada quando saíram os resultados dos dez melhores trabalhos”, relata Murilo. Silvana comentou que apenas visualizou a mensagem no outro dia pela manhã, mas ficou feliz com o resultado do trabalho.

Concorrer pela UBS Cohab-Feitoria com o resumo, foi a primeira inscrição de ambos ao prêmio final. 

“Somos muito incentivados na residência a produzir, fazer além, pois estamos em ensino-serviço. Em que atuamos no campo e temos as aulas teóricas”, relata Murilo. “Entrei com quatro relatos de resumos, e este foi selecionado para a segunda etapa”, completa Murilo.

As caminhadas são acompanhadas pelos fisioterapeutas Murilo e Silvana, com o agente comunitário Diego Salazar, além de outros dois que auxiliam no percurso mais longo ou mais curto, de acordo com as limitações e qualidades de cada grupo. Alguns seguem mais devagar, outros podem percorrer o trajeto de forma mais rápida.

O resultado final está agendado para o dia 7 de março, os três finalistas vão até Brasília, onde será escolhido o trabalho vencedor. O ganhador receberá uma viagem internacional para conhecer a atenção primária de algum país, que ainda não foi divulgado.

Atenção Primária à Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades,
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
Pauta da Federalização volta a tramitar no Senado Federal, informa Movimento

        Os 8.942 Agentes Comunitários de Saúde invisíveis da capital de SP representa o quanto a Federalização é importante para os agentes do Brasil. —  Foto: Reprodução.     —  Foto/Reprodução.
 
MONF - Movimento Oficial Nacional da Federalização está articulado e já tem novidade para avanço da pauta da Sugestão Legislativa nº 33/2019. Confira as novidades e entenda como o Movimento formado por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias, que nasceu nas bases em janeiro de 2019... Veja a matéria completa, aqui!
-
Próximo passo: Com a aprovação do Reajuste do Piso Nacional os Agentes Comunitários e de endemias devem se articular.

      Com a aprovação dos R$ 1.750 do Reajuste do Piso Nacional, os Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias precisam se organizar para regulamentar em seus municípios  —  Foto: Reprodução.
 
A batalha em Brasília foi grande, nas redes sociais também, mas, chegou a hora de se organizar para garantir o reajuste dos R$ 1.750 nas bases, nos municípios. Não há o que temer, já fizemos isso antes, inclusive, com o reajuste escalonado, lembra?

-
-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.