Header Ads


Reajuste do Piso: ACE's de São Sebastião fizeram articulação em defesa da pauta

     Comissão Representativa dos agentes de combate as endemias de São Sebastião-SP.  —  Foto: Reprodução.
 
Reajuste do Piso: ACE's de São Sebastião fizeram articulação em defesa da pauta
Publicado no JASB em 05.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE | A batalha em defesa do Reajuste do Piso Nacional está tensa, em Brasília. Um dos grandes problemas vivenciados pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitária de Saúde tem sido o desvio da pauta, segundo Ilda Angélica Correia, presidente da instituição.
-
-
Articulação em São Sebastião-SP
Em São Sebastião-SP, através da Comissão Representativa dos agentes de combate as endemias, foi realizada uma ação como contribuição para dar maior visibilidade a PEC 22-A/11, que garante o Reajuste do Piso Nacional, Aposentadoria Especial e outros direitos de grande importância para os ACS/ACE. A moção de apoio a ser proferida em São Sebastião-SP, se aprovada, será enviada ao Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.


Confira a mensagem que a Comissão dos Agente de Combate às Endemias de São Sebastião compartilhou nas Redes Sociais:

"Hoje (04/11) estivemos com o Vereador Felipe Cardim. Uma oportunidade ímpar, em que conversamos sobre vários temas, principalmente sobre a PEC 22-A/11. Após se inteirar da importância da PEC, o Vereador se dispôs a fazer uma MOÇÃO DE APOIO, o que é muito bem vindo pois definitivamente coloca o nosso município consciente da existência de uma PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO, que se aprovada trará enormes conquistas para a nossa categoria, além de economia aos cofres públicos. Obrigado Vereador Felipe Cardim. Estaremos presentes no dia da leitura da Moção.

A CONACS e a defesa da PEC 22
Nos mais de 23 anos de atividade em defesa dos interesses dos agentes, os diretores da CONACS nunca haviam se deparado com barreiras impostas por pessoas da própria categoria. Estão fazendo de tudo para que a prioridade da pauta da categoria, em Brasília, não seja o Reajuste do Piso. 
-
-
A PEC 22 é a única proposta de autoria de uma instituição da categoria que oferece a possibilidade de reajuste do Piso Nacional. Portanto, se as articulações realizadas em Brasília em prol da PEC 14 continuar tentando enfraquecer a garantia da aprovação da Proposta 22, teremos um grande problema, que poderá resultar na falta de reajuste do Piso, no caso, o deixando congelado por tempo indeterminado.


A defesa da PEC 14
Ilda Angélica concorda que a PEC 14 é importante, contudo, alerta que a prioridade precisa ser o Reajuste do Piso Nacional, em face do momento propício, caso contrário a categoria poderá não garantir o reajuste. 

Se os prefeitos já não estão dispostos a pagar uma série de direitos dos ACS/ACE como é que eles darão o reajuste, se não houver o repasse do FNS - Fundo Nacional de Saúde com o Reajuste? Ora, todos nós sabemos que tudo será mais difícil. Além disso, a PEC 14 serão aprovada em alguns poucos meses, mesmo porque a tramitação de um Proposta, diante de uma realidade como a que vivenciamos, quer no cenário político ou de saúde, não permite que tenhamos maior celeridade.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-

O que afirmam os sindicalistas que são contra a Federalização, pauta defendida por quase 90% dos ACS/ACE

     Os defensores da Federalização entendem que é importante garantir que as conquistas sejam aplicadas à categoria, em todos os municípios do país.  —  Foto: Reprodução.
 
Que quase todos os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias desejam a Federalização, não é novidade alguma, afinal, conforme pesquisa realizada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 90% desses agentes desejam ser federais. Mas, o que se deseja saber é a motivação real pela qual parte dos sindicalistas, na maioria dos casos ligados a grandes centrais sindicais, são contra a Federalização. Entenda os motivos!  Veja a matéria completa, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.