Header Ads


CONACS: Fundação da Federação Sindical da Bahia.

     Representação da CONACS e da nova Federação Sindical.  —  Foto: Reprodução.
 
CONACS: Fundação da Federação Sindical da  Bahia.
Publicado no JASB em 05.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE | A representação da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde esteve presente na fundação da Federação Sindical da  Bahia, conforme informações repassadas aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A agenda ocorreu ontem, no estado baiano. 

Como se formam as federações e as confederações?
As federações e confederações podem ser constituídas por número não inferior a: Federações: no mínimo, 5 (cinco) sindicatos que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou de profissões idênticas, similares ou conexas; Confederações: no mínimo, 3 (três) federações de sindicatos, conforme artigo 535 da CLT.
-
-
O que se entende por sistema confederativo da organização sindical?
O sistema confederativo sindical pode ser simbolicamente representado pela figura de uma pirâmide, organizado de forma vertical, tendo como órgão de base os sindicatos, num segundo plano, as federações e, em terceiro plano, as confederações.


O caso da  CONACS
Já a CONACS, que é uma entidade associativa, no caso, não é uma entidade sindical, embora seja uma Confederação Nacional. Uma entidade de grande importância para todos os ACS/ACE do país. Com mais de duas décadas, ou seja, 23 anos de atuação no país. Até o momento, todas as leis criadas no país, em benefícios dos agentes, passaram pela Confederação. Infelizmente, as leis federais não são aplicáveis automaticamente nos municípios. 

     Ao centro, Ilda Angélica, atual diretora presidente da CONACS  —  Foto: Reprodução.

O Reajuste do Piso Nacional
Recentemente a diretora presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, fez uma série de alertas sobre os riscos dos ACS/ACE ficarem sem o Reajuste do Piso Nacional, devido ao divisão da defesa de pauta em Brasília. Como é de conhecimento geral, ex-diretores da Confederação passaram a defender uma pauta diferente, provocando enfraquecimento da defesa do Reajuste do Piso. 
-
-
Ilda chegou a afirmar que a categoria poderá ter "prejuízos grandes e graves." Saiba os detalhes, acesse aqui! 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

-
-


Movimento Nacional começa a renascer e se fortalecer em defesa da Proposta de Federalização. 

     ACS e ACE: Sem a Federalização não há garantia algumas de que as leis criadas em Brasília serão respeitadas pelos prefeitos. Saiba mais!  —  Foto: Reprodução.
 
A proposta de Federalização, nasceu como Ideia Legislativa,  nascia sem força, sem expressividade e sem apoio daqueles que deveriam ser beneficiados por ela. Isto, porque não tinham conhecimento sobre a Ideia. A falta de informação, a ausência de apoio e de ferramentas capaz de impulsionar a votação, que favorecesse os 20.000 (vinte mil votos) ameaçava a continuidade da proposta. Tudo isso mudou, depois que os voluntários da... 


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.