Header Ads


Colônia Leopoldina: ACS/ACE discutem novo Piso, Previne Brasil e Incentivo de Final de Ano.

        Diretor Manoel Sarmento se reuniu com agentes e vereadores.     —  Foto/Reprodução.
 
Colônia Leopoldina:  ACS/ACE discutem novo Piso, Previne Brasil e Incentivo de Final de Ano.
Publicado no JASB em 05.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp No final do mês passado, precisamente na manhã de terça-feira (24), o diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, se reuniu com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e alguns vereadores de Colônia Leopoldina, com o objetivo de atualizar as informações sobre a Emenda Constitucional 120/2022, além de outras pendências do município, como a implantação do Previne Brasil e do Incentivo de Final de Ano.
-
-
A Emenda Constitucional 120/2022, resultante da PEC 09/2022, foi promulgada em maio deste ano no Senado Federal, fixando o vencimento inicial de dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.424 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais), para a categoria. “Precisamos cobrar de todos os municípios a implementação da Emenda para que os agentes tenham esse direito assegurado”, afirmou Manoel Sarmento.


O Previne Brasil substituiu o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) em 2021. “O programa está ligado ao pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os agentes comunitários de saúde estão inseridos. Vários municípios já realizaram a adequação, mas Colônia Leopoldina não”, explicou o diretor do SINDACS-AL.

O Incentivo Anual, que também foi abordado durante o encontro, é uma parcela extra concedida pelo Ministério da Saúde (MS) e está previsto na Lei Federal N° 12.994/2014.
-
-
Para Manoel Sarmento, a  reunião foi proveitosa. “Na oportunidade, deliberamos que seja solicitada uma reunião com o secretário de saúde do município, para que todas essas pendências sejam solucionadas o mais breve possível. Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre, só depende de cada um de nós, pois o sindicato somos todos nós!”, concluiu.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

SINDACS-AL

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.