Header Ads


CONACS participa de Sessão de comemoração dos 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde

        Lideranças da CONACS  foram homenageadas pelo desempenho espetacular, na defesa dos direitos dos ACS/ACE.   —  Foto: Dicom Câmara Municipal de Camaçari.
 
CONACS participa de Sessão de comemoração dos 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
Publicado no JASB em 03.junho.2022.  Atualizado em 04.junho.2022.  

Grupos no WhatsApp Lideranças da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde participaram da Sessão proposta pelo vereador Tagner, em comemoração aos  30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. O evento lotou o plenário da Câmara de Camaçari na última quarta-feira (1).
-
-
Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de Camaçari comemorou os 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). A sessão especial foi proposta e presidência do vereador Tagner Cerqueira.

Ao momento como histórico, o parlamentar lembrou da importância dos agentes comunitários de saúde e do programa de fortalecimento das ações da família.

São escolhidas dentro da própria comunidade para atuar em conjunto e desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção de pessoas, por meio de ações educativas individuais e coletivos de saúde competentes nas pessoas e comunidade sob supervisão de saúde. Costumo dizer que vocês se tornam pessoas da nossa família”, pontuou Tagner.

A sessão reunidos representantes da categoria, a exemplo do presidente da CONACS, Ilda Angélica dos Santos Correia. Na ocasião, os trabalhadores relembraram as lutas por seus direitos e cobraram soluções de problemas atuais.

-
-
A função de agente comunitário foi implantada oficialmente pelo Ceará em 1987, antes da Constituição determinar a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente quatro anos depois, em 1991, é que o Ministério da Saúde oficializou a instituição do Programa Nacional de Agentes Comunitários (PNACS), que logo em seguida passou a ser intitulado de Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Mesmo com essas medidas governamentais, a carga de comunidade de saúde só passou a ser considerada como profissão no ano de 1997, quando o Ministério da Saúde editou uma portaria. Sendo assim, a lei nº 10.507 passou a exigir, no mínimo, o ensino fundamental para exercitar a profissão.

Em Camaçari, a atuação dos agentes comunitários de saúde iniciou em  1992, sendo efetivados em 2007 respeitando a Emenda Constitucional 51, regulamentada pela Lei Federal 11.350/2006 e pela Lei Muncipal 779/2007.

        Vereador Tagner Cerqueira, proponente da sessão.   —  Foto: Dicom Câmara Municipal de Camaçari.

Dia da luta histórica da categoria, na tribuna Tagner destacou a necessidade de um reajuste salarial. “O reajuste salarial para toda categoria é muito importante. É uma categoria que está no dia a dia, está dentro da casa das pessoas”, falou.
-
-
O vereador ainda lembrou do projeto financeiro recente, de autoria do executivo, aprovado pela Casa em março que a prefeitura a depositar na conta dos agentes comunitários de saúde de combate ao fim do projeto ou incentivo para a compra do fardamento. 

Vamos pensar outros projetos de lei que beneficiem essa categoria. Que vamos mais a gente investir categoria, nós ter o resultado na ponta, vamos evitar quantos pedidos a gente recebe da regulação para amputar um pé, para um neuro, porque a saúde preventiva passa pelas mãos de todos vocês aqui nesse plenário” , complementou.


Estiveram apresenta na sessão o vice-prefeito José Tude, o secretário de Saúde, Elias Natan, e o subsecretário de Saúde, Luiz Duplat. Também marcaram a presença dos vereadores Dilson Magalhães Jr., Dentinho do Sindicato, Gilvan Souza, Vavau, Jamelão e Manoel Filho.

        Um dia de comemoração as muitas vitórias somadas ao longo de 30 anos da categoria  —  Foto: Dicom Câmara Municipal de Camaçari.

Placas de homenagem pelos 30 anos do PACS também foram entregues para autoridades e ex-presidentes das associações dos agentes comunitários.
-
-
Sessão proposta pelo vereador Tagner comemora 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde

Dicom Câmara Municipal de Camaçari

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.