Header Ads


CONACS: abaixo-assinado bate as 20.000 assinaturas nessa segunda (25). Confira!

    Em apoio à CONACS,  na defesa do Reajuste do Piso Nacional, ACS's e ACE's se unem .  —  Foto: Reprodução.
 
CONACS: abaixo-assinado bate as 20.000 assinaturas nessa segunda (25). Confira!
Publicado no JASB em 25.outubro.2021.  

Camisas para ACS/ACE | Lançada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde na última quinta-feira (21/10), no final da tarde, o abaixo-assinado que tem por finalidade fortalecer a luta pela derrubada do veto do reajuste do Piso Nacional na LDO, registra exatamente 19.279 assinaturas na manhã dessa segunda-feira (25/10).

Até hoje, nenhuma entidade representativa voltada aos ACS/ACE em âmbito nacional tem sido capaz de realizar uma mobilização como essa, mesmo sendo por meio da internet. Somente em 2013 a rede de voluntário da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde conseguiu envolver mais de um milhão e quatrocentos mil profissionais da saúde, em manifestação nacional, envolvendo todo o seguimento profissional da saúde.


Hoje, atualmente a Mobilização Nacional continua ampliando o potencial midiático das causas que tem por fim a garantia de direitos dos ACS/ACE, desde que não tenha viés político-partidário ou luta por poder.

Lançamento: Camisetas profissionais de ACS e ACE. Confira os modelos!

Assinaturas da Sexta-Feira
Na sexta-feira (23/10) as assinaturas batiam as 17.000, ou seja, em dois dias a Confederação conseguiu mobilizar o equivalente a quase duas dezenas de milhares de pessoas para sinalizar apoio à causa da derrubada do veto e reajuste do Piso Nacional dos ACS/ACE.

Barreiras que impedem o avanço da luta pelo Reajuste
A diretora presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, tem feito sérios alertas a todos os ACS/ACE do país, sobre os riscos dessas categorias ficarem sem o reajuste do Piso Nacional, devido a divisão da categoria em dois blocos. Em Brasília as prioridades envolvendo a luta dos agentes ficou dividida, de um lado uma articulação defende a PEC 22, que está em tramitação há mais 10 anos. Esta que garante o Reajuste do Piso Salarial Nacional, a Aposentadoria Especial exclusiva para os agentes e demais direitos, considerados como importantes para todos os agentes comunitários e de combate às endemias do país. Na outra articulação estão os que defendem a PEC 14, uma proposta nova, que começou a tramitar agora.


Como fica o apoio parlamentar?
Agora já não se trata em apoiar essa ou aquela proposta, mas, garantir o Reajuste do Piso Nacional, que somente tem previsão na PEC 22, ou seja, a PEC 14 não trata do reajuste do Piso Nacional dos ACS/ACE. 
E se a categoria está dividida pelos discursos da luta que supostamente une, mas, que na verdade está desunindo a categoria a nível nacional, imagine o que está causando no meio dos deputados e senadores! Os deputados não são os maiores interessados no Reajuste do Piso Nacional ou na aprovação da PEC 22 ou PEC 14, eles possuem interesses eleitorais, obviamente. Mas, qual a consequência dessa divisão entre os ACS/ACE de todo o país?

Quem ficará com o prejuízo?
Sem dúvida alguma que os agentes comunitários e de combate às endemias irão pagar o preço "pela luta que desune!" Divisão não fortalece nenhuma categoria, muito menos dos ACS/ACE. 
A busca pelo apensamento da PEC 14 à PEC 22 teve como objetivo diminuir o caminho, a aprovando de forma mais rápida. Contudo, não houve interesse algum dos criadores dessa PEC nessa possibilidade. Porque não desejam apenas a aprovação da PEC 14, desejam também status. Isso apenas alimenta o ego, contudo, não livra a categoria dos prejuízos causados pela divisão que a "luta que desune" trouxe. 

A direção da CONACS convocou os ACS/ACE de todo o país para que se mobilizem pelas redes sociais, pressionando o deputado Arthur Lira, que é presidente da Câmara dos Deputados. Para que ele paute a derrubada do referido veto. Confira a matéria sobre essa convocação, aqui! 
Confira em tempo real de como está as assinaturas do abaixo-assinado, aqui!


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Base da Associação Fnaras geme sem o Piso Nacional na capital da Bahia.

     Essa não é a primeira manifestação dos agentes de saúde, que pedem reajuste salarial.  —  Foto: Reprodução/TV Bahia.
 
Canal da FNARAS A AASA - Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia é filiada a Associação Fnaras  - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE. O salário base dos agentes de salvador chegou a R$ 877. É isso mesmo: quatrocentos e setenta e sete reais. Infelizmente essa é a realidade da categoria na principal cidade baiana.

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.