Header Ads


VIOLÊNCIA: Agente comunitária de saúde e médica grávida foram esfaqueadas dentro da Unidade de Saúde.

        agente comunitária de saúde e a médica foram atacadas durante o trabalho.  —  Foto/Reprodução.
 
VIOLÊNCIA: Agente comunitária de saúde e médica grávida foram esfaqueadas dentro da Unidade de Saúde.
Publicado no JASB em 25.agosto.2022. Atualizado às 20h10.     

Grupos no WhatsApp | Segundo informações fornecidas pela Prefeitura de Primavera do Leste e do Portal G1/MT, a agente comunitária e a médica estão em estado grave.
-
-
Conforme informações acessadas pelo editorial do JASB, um homem esfaqueou, nesta quinta-feira (25), uma médica e uma agente comunitária de saúde, que trabalhavam na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro São José, em Primavera do Leste, a 240 km de Cuiabá (Mato Grosso). 

Segundo informações, o agressor entrou dentro do consultório e começou a esfaquear a médica, que gritou por socorro. 

O estado de saúde da médica é considerado grave. A profissional, de 31 anos, está grávida de cinco meses e foi atingida no abdômen.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito relatou que teve um "atendimento ruim" anteriormente por uma pessoa naquela unidade de saúde.

Conforme o boletim de ocorrência, o suspeito estava com a faca escondida na região da cintura e esperou a consulta de outra paciente para entrar no consultório, onde esfaqueou a médica Jaqueline Matos da Croce.

 Regy Rouse Lopes de Oliveira e Jaqueline Matos da Croce.  —  Foto/Reprodução.

A agressão somente foi interrompida, após uma pessoa intervir, usando uma mesa de madeira e indo em direção ao suspeito, que, diante do fato,  cessou com as agressões por um momento.

Foi na saída do consultório que o agressor esfaqueou a agente de saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, de 50 anos de idade, na região do tórax.

A agente tentava socorrer a médica, contudo, acabou atacada pelo agressor. 

O dentista da unidade, junto com outras pessoas conseguiram deter o homem.
-
-
O agressor foi capturado pela polícia e conduzido à delegacia da Polícia Civil, que deve seguir com as investigações. 

        O homem responsabilizado pela agressão da agente de saúde e da médica preso.  —  Foto/Reprodução.

A prefeitura já estuda ações efetivas para dar mais segurança a estes profissionais.

Por meio de nota, a Prefeitura de Primavera do Leste  informou que o suspeito, de 34 anos, teve um surto psicótico e presta auxílio às vítimas.

-
-
"A Secretaria Municipal de Saúde lamenta e repudia a agressão sofrida pelas profissionais, que estão recebendo toda assistência necessária. A prefeitura já estuda ações efetivas para dar mais segurança a estes profissionais", diz trecho da nota.

Ainda conforme a prefeitura, a médica precisa de doação de sangue 'O negativo."

O editor do JASB, Samuel Camêlo, manifesta solidariedade às vitimas desses crimes bárbaros. 

"Ainda que o agressor seja considerado inimputável penalmente, ou seja, não possa responder pelos atos cometidos, na forma e no rigor da lei, há de ser considerado que houve negligência do poder público. Uma pessoa com um perfil agressivo como o descrito nessa matéria, creio eu, que seja mais do que suficiente para impedir que ele esteja livre, tendo convivência em sociedade. 
Além de representar uma ameaça à sociedade, ele representa uma ameaça para si mesmo. Será que ele não tem família? Esta, não tinha conhecimento sobre o potencial de agressividade dele? Queremos acreditar que não houve negligência por parte dos familiares, que, provavelmente, também sofre com as alucinações dele, caso se confirme que realmente ele sofre de surtos psicóticos. Se for assim, realmente, ele não tem condição alguma de conviver em sociedade, sem que tenha passado pelo tratamento adequado, além disso, que tal tratamento revele, que não exista riscos contra as vidas das pessoas, disse Samuel - que também é coordenador da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE).

-
-
O JASB recebeu 2 vídeos relacionados a ocorrência descrita nessa matéria

Segue os vídeos:


Infelizmente a agente de saúde faleceu. Ela não suportou o ferimento e veio a óbito, conforme informações recebida pelo editorial do JASB. 

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

-
-
Saúde com agente: informações importantíssimas repassadas pelos organizadores do Curso Técnico.

        Tudo pronto para o recebimento das disciplina do Programa Saúde com Agente? Só que não!  —  Foto/Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e os  agentes de combate às endemias participante do Programa Saúde com Agente de todo o Brasil tem encontrado dificuldade de ingresso no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

NOTÍCIAS DAS CIDADES


Tecnologia do Blogger.