Header Ads


Direção da CONACS realiza evento com mais de mil ACS/ACE durante o congresso do CONASEMS.

        A direção da CONACS aproveitou o congresso do CONASEMS para realizar um grande evento com a presença dos ACS/ACE do Estado de MS.  —  Foto/Reprodução.
 
Direção da CONACS realiza evento com mais de mil ACS/ACE durante o congresso do CONASEMS.
Publicado no JASB em 14.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp | A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde esteve presente no XXXVI congresso do CONASEMS. 
-
-
De forma bastante descontraída a direção da Confederação compartilhou conosco a experiência vivenciado no congresso do CONASEMS Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 

Presente em congresso sediado em Campo Grande, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância da enfermagem durante a pandemia de covid-19 e afirmou que a pasta deve destinar cerca de R$ 33 bilhões para que os Estados invistam em saúde, prioritariamente na saúde primeira – atendimentos realizados antes do encaminhamento para especialistas. Leia mais informações, acesse aqui!

Com animosidade a direção da Confederação comentou sobre a alegria de reencontrar os companheiros do Mato Grosso do Sul em Campo Grande, que é a capital do estado.

A CONACS apresentou algumas experiências exitosas do profissional Agente Comunitário de Saúde no território de atuação, além de apresentar o projeto "A CASA," que está em pleno desenvolvimento, em parceria CONACS, Jhonson & Jhonson e IPADS. 
-
-
Segundo informações repassadas pela ilustre Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS, foi realizado na manhã de hoje (14/07) um encontro com mais de mil ACS e ACE de diversos municípios do Estado do Mato Grosso do Sul. O ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve presente. Ele apresentou uma palestra, sobre o papel dos ACS e ACE no SUS.

Em suas agendas, a direção da Confederação Nacional tem deixado claro o seu interesse em fortalecer as suas bases. Isto, também ficou evidente no referido encontro de Campo Grade.

Segundo declarações de Ilda Angélica: "Existe um tempo para cada coisa, o tempo pra lutar e o tempo para distribuir. Lutamos e vencemos em Brasília, agora estamos distribuindo por todo o país para cada ACS e ACE. As ferramentas de luta nas bases estão ai, vamos aplicar companheiros."

        A agenda institucional da Confederação tem buscado fortalecer a luta dos ACS/ACE em suas bases.  —  Foto/Reprodução.
 
Mais informações sobre a agenda da CONACS no Congresso do CONASEMS 

CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde continua mantendo a sua agenda gigante, atuando em suas bases, nos mais diversos estados e municípios. 
-
-
Dessa vez o Estado contemplado foi o Mato Grosso do Sul. Confira como foi essa agenda, que teve como ponto de aporte da Confederação Nacional a cidade de Campo Grande.

Para quem não conhece, Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, a cidade foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.

Depois de uma excelente reunião em Penedo, no estado de Alagoas, organizada por Jade Albuquerque, presidente da Federação Alagoana de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, além de ser diretor da CONACS.

        Coordenação da CONACS em Alagoas.  —  Foto/Reprodução.

Nas redes sociais, quando estava de partida de Alagoas, Ilda Angélica compartilhou: "Agora sigo a Campo Grande-MT para outras agendas, troca de experiências e aprendizado. Indo participar a convite do Congresso do CONASEMS e aproveito para encontrar os colegas do estado. A união faz a força!!!"
-
-

A Confederação Nacional no Congresso do CONASEMS
O CONASEMS Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde se tornou um parceiro importantíssimo para os agentes comunitários e de combate às endemias. É verdade que isso não ocorreu em um momento para o outro. Como é de conhecimento geral, no passado não tão distante, houve muitas divergências entre a direção do Conselho de Secretarias e a Confederação Nacional. Contudo, hoje, a parceria entre as duas instituições fortalece a ampliação de conquistas, em favor dos agentes. 

Palavras da direção da CONACS
"Nossa Confederação Nacional está no Congresso do CONASEMS fazendo a integração entre a categoria e a gestão, fortalecendo ainda mais os ACS e ACE  de todo o Brasil. Com nossos diretores está também nosso companheiro Hénio Dantas de Serrinha-Bahia, apresentando o seu Projeto “Bar do Sus”, um projeto criativo e eficaz para trazer e promover a saúde do homem, pela dificuldade de encontra-lo em casa, onde na maioria das vezes durante a semana estão trabalhando, é um atendimento especializado para diminuir a dificuldade de adentrar o mundo dessas pessoas e levar a saúde para esse público.
A CONACS segue também nos debates e cumprindo essa agenda importante para nossa categoria."

-
17ª EDIÇÃO DA 'MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS' 

A Mostra contou com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.

A seleção dos trabalhos a serem apresentados na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” foi realizada pelos Cosems e, no caso do Distrito Federal (DF), pela Secretaria de Saúde, em conformidade com os respectivos regulamentos.

SUS FEIRA SUS, SUPER ESTANDE E AUDITÓRIO IMUNIZA SUS

O evento conta com a tradicional “Feira SUS” com estandes dos COSEMS, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. 

Nesta edição, o Conasems irá montar um “super-estande”, com café colaborativo, estúdio-aquário e um espaço coworking. O estande vai contar com uma série de lançamentos e pequenas atividades ao decorrer do evento, a outra super-estrutura será o Auditório Master, com capacidade para cerca de três mil pessoas, que será tematizado com elementos do Projeto ImunizaSUS.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

-
-
Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.