Header Ads


Alegrete: Vereadores aprovam piso de 2 salários mínimos para agentes comunitários de saúde.

        Mais uma cidade garante o pagamento do novo Piso aos agentes comunitários de saúde.  —  Foto/Reprodução.
 
AlegreteVereadores aprovam piso de 2 salários mínimos para agentes comunitários de saúde. 
Publicado no JASB em 31.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp Em sessão, extraordinária, realizada na quinta-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal de Alegrete (RS) aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 089/2022 de autoria do Poder Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos agentes comunitários de saúde, para adequar o vencimento destas categorias ao piso nacional fixado pela Emenda Constitucional n° 120/2022, conforme conquista obtida pelo autor, Deputado Valtenir Pereira.
-
-

“Esta foi uma luta muito grande que ocorre há onze anos. Somos gratos ao Presidente da Câmara, Anilton Oliveira, nos recebeu duas vezes, nesta semana, sem necessidade de agenda, bem como, a mesa diretora e os vereadores que votaram a favor, entre eles o Vereador Bispo Ênio que fez frente à reformulação das datas do projeto, viabilizando o cumprimento do que a Lei exigia para pagamento do piso” – destacou Ênio Santos – agente comunitário.

O Município conta, atualmente, com 56 agentes comunitários de saúde. A partir da aprovação, o salário destes trabalhadores passará a ser de 2.424,00 R$, ou seja, 2 salários mínimos e o valor retroativo referente a diferença dos 1.750,00 desde o mês de maio de 2022 quando foi aprovado o novo piso pela PEC 120.
-
-
Entre as funções dos agentes de saúde está: realizar visitas domiciliares orientando os cuidados com a saúde e acompanhamento de hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças, bem como, estimular práticas que contribuam para o bem estar da comunidade sobre saneamento, moradia, educação e atividades físicas. Em alguns casos, na área administrativa do posto, os agentes são convocados a realizarem trabalhos de atendentes, atividades de prevenção e combate ao mosquito da dengue e eventos de promoção da saúde.

Entenda a Emenda
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 23/03, em Brasília, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22/11) que altera as regras para o pagamento de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Em decorrência desta aprovação, a proposta foi ao Senado Federal e também foi aprovada, no dia 04/05, por unanimidade entre os senadores.

-
-
O texto da PEC fixa um piso salarial nacional de dois salários mínimos para a categoria e também estabelece adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.

Por Flaviane Antolini. 

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

NOVO PISO NACIONAL:
-
-
NOTÍCIAS DAS CIDADES


Tecnologia do Blogger.