Header Ads


Nova Bandeirantes: Agentes de Saúde dão passo importante para efetivação (Regulamentação)

      Os agentes tentaram a regulamentação em 2012, contudo, não prosperaram.  —  Foto: Reprodução.
 
Nova Bandeirantes: Agentes de Saúde dão passo importante para efetivação (Regulamentação)
Publicado no JASB em 04.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE A sessão ordinária realizada na noite de ontem (3),  na Câmara Municipal de Nova Bandeirantes, contou com a presença de parte dos agentes comunitários de saúde do município. Um dos assuntos que estavam em pauta era a certificação dos profissionais que realizam um trabalho preventivo junto à população.

Sem que houvesse contestação a indicação de autoria do vereador Brizola, passou no plenário durante o processo de votação. Agora caberá ao executivo colocar em prática todo o procedimento dentro dos parâmetros legais, como determina a lei.
-
-
Os agentes de saúde realizam um trabalho a campo, visitando a população em seus domicílios, fazendo mensurações de forma preventiva sobre o estado de saúde de boa parte dos munícipes.


Uma das representantes dos profissionais Tânia Mendes Cordeiro, esteve acompanhando a sessão. Atuante na área desde 2006, expressou a sua opinião sobre o tema.

“Essa é uma esperança para nós muito grande, porque é uma luta de anos. Foi um grande passo que foi dado para nós, estamos muito esperançosos, pois o atual prefeito César Périgo, já sabia dessa luta nossa”, comentou.

A agente lembrou que em 2012, houve uma tentativa de efetivação dos agentes de saúde que acabou não vingando, levando a desmotivação de muitos profissionais.

Tânia aproveitou para enaltecer o empenho do vereador Brizola, além do secretário municipal de saúde Jair Habowski.


“A gente vem em uma luta muito grande para isso acontecer. Graças ao vereador Brizola que também está nos apoiando, eu acredito também que o secretário de saúde Jair Habowski vai nos apoiar... porque é uma luta que está dentro dos nossos direitos” fez a ressalva.
-
-
Após todo o trâmite de legalização da atividade, a representante fez questão de lembrar dos direitos que serão assegurados.

“A gente vai ter um vínculo maior e um respaldo na nossa profissão, porque nós queremos nos especializar fazendo cursos e termos uma capacitação para atender melhor as famílias”, observou.

Trabalho de bastidores

Exímio articulador nos corredores da Câmara Municipal, e principal responsável em levar o assunto em discussão no plenário na noite de ontem, Brizola concedeu entrevista ao Nova Band Hoje, e não escondeu a sua convicção sobre a votação da indicação.

“Eu já tinha uma conversa de bastidores, já sabia que ia dar unanimidade. É uma categoria que vem demonstrando a sua importância na sociedade. Inclusive alguns agentes já conhecem os pacientes pelo nome”, apontou o vereador.

Brizola explicou como será todo o procedimento de agora por diante, tanto no legislativo até a chegada da questão no executivo.

“Vamos iniciar a montagem da comissão, daí partir para a certificação e a efetivação se Deus quiser”, acrescentou.

Sobre a estima de prazo para que isso ocorra na prática, o vereador ponderou.


“Por ser muito longo, eu também estou aprendendo e aplicando. É uma coisa nova... estou sendo orientado pelo gabinete do deputado estadual Max Russi, onde vamos pegando as informações e aplicando no decorrer. Ainda não temos um prazo definido”, salientou.
-
-
O representante alegou ainda que hoje o caminho está mais aberto, sendo percorrido dentro da legalidade.

“Hoje é um caminho mais aberto, o nosso empecilho era o Tribunal de Contas. Hoje o Tribunal se posiciona favorável a isso. Hoje é uma questão mais política e imagino que possa dar tudo certo” completou o vereador. 

Fotos por: Regina Alves
Câmara Municipal de Nova Bandeirantes - MT
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.



Movimento Nacional começa a renascer e se fortalecer em defesa da Proposta de Federalização. 

     ACS e ACE: Sem a Federalização não há garantia algumas de que as leis criadas em Brasília serão respeitadas pelos prefeitos. Saiba mais!  —  Foto: Reprodução.
 
A proposta de Federalização, nasceu como Ideia Legislativa,  nascia sem força, sem expressividade e sem apoio daqueles que deveriam ser beneficiados por ela. Isto, porque não tinham conhecimento sobre a Ideia. A falta de informação, a ausência de apoio e de ferramentas capaz de impulsionar a votação, que favorecesse os 20.000 (vinte mil votos) ameaçava a continuidade da proposta. Tudo isso mudou, depois que os voluntários da... 

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.