Header Ads


Ajuste na remuneração de ACS e ACE em atendimento à EC nº 120: veja como consultar.

        Inúmeros agentes comunitários e de combate às endemias já recebem o novo piso, desde maio deste ano.  —  Foto/Reprodução.
 
Ajuste na remuneração de ACS e ACE em atendimento à EC nº 120: veja como consultar.
Publicado no JASB em 16.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) já poderão receber, a partir do mês de julho, os valores de remuneração ajustados conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120, publicada em maio de 2022.
-
-
Em cumprimento ao estabelecido, os valores atualizados foram repassados a partir da parcela 7 (paga em julho). 

Entretanto com o objetivo de assegurar o cumprimento dos repasses dos valores a partir da data de publicação da referida EC, além da ordem bancária referente ao pagamento da parcela 7, os gestores observarão outras duas ordens bancárias, referentes aos pagamentos dos valores complementares, em função do reajuste, das parcelas 5 e 6 (pagas em maio e junho respectivamente). 

Portanto, no mês de julho serão observados repasses referentes a parcela 7, com valor integral e atualizado, e às parcelas 5 e 6, em valores complementares.

-
-
Ressalta-se que assim, ficam estabelecidos os incentivos financeiros para os ACS e ACE dentro da política remuneratória e para a valorização dos profissionais que exercem tais atividades. 

        Aspectos referentes à remuneração dos agentes estão em evidência.  —  Foto/Reprodução/Portal PBH.

O atendimento à EC n º 120 traz embasamento legal para o direito ao recebimento de incentivo adicional aos ACS e ACE que vinha sendo requerido, mas, por razão da inexistência de uma legislação específica que amparasse este direito, não vinha sendo incorporado aos pagamentos realizados com os recursos federais da União ao SUS (consulte a nota jurídica publicada em dezembro de 2021 pelo o Conasems).
-
-
A consulta detalhada para os repasses pode ser realizada no Portal FNS.
Clique aqui para ter mais informações sobre legislação pertinente aos repasses regulares e obrigatórios.


Assista ao tutorial para acessar as informações referentes aos repasses realizados para regularização dos pagamentos dos ACS e ACE:

Vídeo com o passo a passo para ACS:

-
-
Vídeo com o passo a passo para ACE:



Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.