Header Ads


Liderança da CONACS participa do II Seminário Estadual da FEDAACSE.

        Presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, participa da abertura do II Seminário Estadual da FEDAACSE.     —  Foto/Reprodução.
 
Liderança da CONACS participa do II Seminário Estadual da FEDAACSE.
Publicado no JASB em 31.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp Ilda Angélica Corria, diretora presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde participou da abertura do II Seminário Estadual da FEDAACSE (Federação Estadual das Associações dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado do Ceará).
-
-
O evento aconteceu no Auditório Deputado Estadual Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

É importante lembrar que a Confederação Nacional, não apenas estabeleceu uma estratégia plural de atuação em Brasília, mas, tem atuado nas bases como nunca antes. O objetivo definido pela direção da entidade é o fortalecimento e valorização dos agentes comunitários e de combate às endemias. 


Não se faz valorização sem garantia de direitos dos agentes, compreende a direção da entidade que caminha para os seus  anos de combate, na defesa dos direitos dos quase 400 mil agentes do país.
-
-
        Motivação e otimismo fizeram parte  da abertura do II Seminário Estadual da FEDAACSE.   —  Foto/Reprodução.

Com o fortalecimento da bases, por meio de estratégias assertivas, focadas no acesso as novas conquistas, no caso, estabelecidas por meio da Emenda Constitucional 120/2022, presenciamos uma mudança histórica para todos os ACS/ACE do país. 

Na abertura do II Seminário Estadual da FEDAACSE, Ilda Angélica focou nas informações pertinente a luta e conquistas Nacionais com ênfase no nos efeitos nos estados e municípios do país. E como Ilda mesmo falou: "é a CONACS indo as bases, organizando nossos companheiros de luta."

Se hoje os agentes comunitários e de combate às endemias podem dizer que são profissionais valorizados, tendo promovido mudanças na Constituição Federal do país, sem dúvida alguma, é graças aos guerreiros e guerreiras da Confederação Nacional. 

        A fé continua sendo a marca registrada da CONACS.   —  Foto/Reprodução.

"Não podemos esquecer jamais, que tudo estava desfavorável, inclusive, o pessimismo era predominante no meio da categoria. Tivemos diversos eventos lamentáveis de ataques contra Ilda Angélica nas Redes Sociais, nos deparamos com a maior divisão da categoria jamais vistas antes, principalmente no meio dos ACS. Apesar desse quadro triste, as redes sociais foram usadas para induzir a categoria ao erro com afirmação de que a Proposta de um Piso Nacional com valor equivalente a 2 salários era inconstitucional, que o texto da PEC 22 era de 2011, que o valor grafado nela era de R$ 1.600. Essas e muitas outras mensagens enganosas foram compartilhadas por meio de lives. De forma lamentável as redes sociais foram usadas para dividir os ACS/ACE com a finalidade de estabelecer uma nova liderança, sem a legitimidade da escolha dos agentes. Os objetivos estavam mais do que claro: fins eleitorais e captação de uma arrecadação, baseada numa estratégia capaz de arrecadar quase dois milhões e meio de reais ao ano.
-
-
Apesar de tudo isso, as "forças terríveis," opositoras a CONACS, não contavam com a providência divina, que fez o que parecia ser impossível, se tornar possível. Tudo foi como num abrir e fechar de olhos. O que parecia uma derrota histórica, considerando que a luta pelo Piso Nacional de 2 salários havia nascido em 2006 com o Projeto de Lei 7495/2006. Foram 16 anos de idas e vindas à Brasília, um investimento financeiro imensurável, sofrimento, lágrimas, dor e muita resiliência. O resultado não poderia ser outro, além da compaixão daquEle que tudo pode. Não há outra explicação: o clamor da categoria foi ouvido. As dificuldades se tornaram possibilidades. As barreiras, se ornaram portas que se abriam com o toque das mãos e, finalmente, o gigante das impossibilidades acabou caindo com o nascimento da Emenda Constitucional 120/2022. Tudo isso se transformou numa verdadeira apoteose de gratidão da Deus. Aquele que estabeleceu a diferença e fez justiça, não apenas à diretoria da CONACS, mas, a cada um dos ACS e ACE que estava imerso na incerteza da garantia de sua dignidade profissional. Hoje, o que era incerteza, se tornou realidade. Não há mais o que temer! Basta trabalhar para fazer valer os direitos já conquistados. E, diga-se de passagem: não são poucos. Eu faço parte dessa história. E você?" Samuel Camêlo - editor do JASB e coordenador da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.