Header Ads


Bahia: Agentes Comunitários de Saúde e Endemias denunciam descaso com as categorias e cobra novo Piso.

        Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias lotaram a Câmara para cobrar o novo Piso Nacional e denuncia descasos.     —  Foto/Reprodução.
 
Bahia: Agentes Comunitários de Saúde e Endemias denunciam descaso com as categorias e cobra novo Piso.
Publicado no JASB em 31.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp As reivindicações foram levadas ao conhecimento dos parlamentares na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Madre de Deus, de terça-feira (24).
-
-
Segundo informações acessadas pelo JASB, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, participaram da sessão ordinária da Câmara de Vereadores para reivindicar o enquadramento da categoria no piso salarial nacional e também cobrar melhores condições de trabalho.


De acordo com um dos representantes do SINDACS/BahiaSindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia, André Melo, além da luta pelo reconhecimento do Piso Nacional, os profissionais de Madre de Deus também vêm sofrendo com falta de material de trabalho, situação que termina por colocar a vida deles em risco. Outra questão é a falta de fardamento e EPI’s - Equipamento de Proteção Individual.

        André Melo, liderança sindical, representante do SINDACS/Bahia.     —  Foto/Reprodução.

Já é a segunda vez que viemos aqui para buscar melhorias para a categoria. O pagamento de insalubridade está sendo pago em cima do salário mínimo e não deveria ser assim, além de outras pautas que os agentes pediram que nós (sindicato), trouxéssemos para reconhecimento dos vereadores”, explicou o representante sindical.
-
-

Parte dos agentes de combate às endemias estão realizando apenas o trabalho interno, por causa da falta de equipamento de trabalho. 

       Sede da Prefeitura Municipal de Madre de Deus.     —  Foto/Reprodução.

Eles não estão parados. Estamos no PA (Ponto de Apoio), pois é impossível trabalhar sem identificação, fardamento e EPI’s”, lamentou o sindicalista André Melo.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.


 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.