Header Ads


Criador do Programa Agentes de Saúde será homenageado pela categoria em encontro estadual

        Ao centro, o senador Tasso Jereissati ao lado de Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS.     —  Foto/Reprodução.
 
Criador do Programa Agentes de Saúde será homenageado pela categoria em encontro estadual.
Publicado no JASB em 29.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp Nada mais justo do que o reconhecimento dos agentes comunitários de saúde a quem lhe prestou honra. Em face do reconhecimento pelas ações feitas pelos agentes, o senador Tasso Jereissati será homenageado na segunda-feira, dia 30, durante o II Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias no Ceará. 
-
-
A solenidade acontecerá às 11 horas, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa. Além do Senador serão homenageados Miria Lavor (im memoriam), o ex-Secretário de Saúde Carlile Lavor e o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

O senador cearense Tasso Jereissati há 35 anos criou o Programa Agentes de Saúde, quando era governador do Ceará, em 1987.

"Ao criarmos o Programa Agentes de Saúde, em 1987 no Governo do Ceará, tínhamos a convicção de que seriam verdadeiros anjos da guarda de nossas crianças. Parabéns a todos que dão o seu melhor pelo bem-estar do próximo, comentou Jereissati. 


Em setembro de 2016 o Senado Federal emitiu uma nota, reconhecendo o brilhante trabalho do senador cearense Tasso Jereissati, em relação a criação do projeto Agentes Comunitário de Saúde:

Senado exalta trabalho de Tasso na criação dos Agentes de Saúde

O Senado Federal aprovou, nesta noite (12), o Projeto de Lei que estabelece benefícios trabalhistas, previdenciários e trata da formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

Reconhecidamente um programa essencial no sistema de saúde pública, o projeto Agentes de Saúde foi criado em 1987, durante a primeira gestão do senador Tasso Jereissati no Governo do Ceará, e foi premiado pela ONU pelo papel fundamental que teve na redução dos níveis de mortalidade infantil no Estado. O desempenho e os benefícios que trouxe à população cearense fez com que o programa fosse expandido para todo o país, em 1990.

A senadora Lúcia Vânia, ao cumprimentar o Senador Tasso Jereissati, ressaltou a importância do programa: “Eu não tenho dúvida de que foi um dos melhores programas sociais que nós já vimos neste País”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Já o senador Cristovam Buarque destacou que se o país tivesse dado prioridade máxima aos agentes de saúde ao longo do tempo, como o senador Tasso Jereissati mostrou durante seu governo, a situação seria outra no Brasil. “O caminho é este, é a prevenção, chegando ali no local, em vez da hospitalização caríssima e que termina apropriando o serviço de saúde pelas corporações, que não dão o resultado necessário”, disse.

Para Tasso, “a aprovação desta matéria, que agora vai à sanção, é uma vitória para todo o Brasil”.https://www.jasb.com.br/2022/05/homenagem.html

Nos envie a notícia de sua cidade!

Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube ,


Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.