Header Ads


Em protesto, Agentes de Saúde de Teresina pedem auxílio transporte em dinheiro

     O recebimento do auxílio transporte é um direito da categoria.  —  Foto: Reprodução.
 
Em protesto, Agentes de Saúde de Teresina pedem auxílio transporte em dinheiro
Publicado no JASB em 20.outubro.2021.  

Agentes de Saúde | A crise do transporte público da Capital muitos agentes de saúde não conseguem se deslocar até o trabalho ou fazem uso de seus próprios veículos.

Agentes de saúde de Teresina realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (20), em frente à Câmara de Vereadores. Os trabalhadores pedem que a Prefeitura faça o pagamento dos vales transportes em espécie, que atualmente ocorre por meio eletrônico. Segundo a categoria, devido à crise do transporte público da Capital muitos agentes não conseguem se deslocar até o trabalho ou fazem uso de seus próprios veículos.


“Estamos com essa crise do transporte e lutando para que esses agentes, que hoje utilizam seus próprios automóveis e motos, possam receber os vales em dinheiro, anexado no contracheque. Assim, ele pode fazer melhor uso desse incentivo, podendo colocar a gasolina no seu transporte ou até usar para alimentação, já que muitas vezes não dá tempo de retornar à sua residência no horário de almoço”, explica Rômulo Stefanno, agente comunitário.

Ainda de acordo com o representante dos agentes de Saúde, sem ter como voltar para suas residências entre os turnos, os trabalhadores chegam a se alimentar em vias públicas. “Os agentes de endemias trabalham cobrindo áreas afastadas e não têm como voltar, tanto por conta da crise do transporte como pelo pouco tempo, e acabam almoçando na rua, embaixo de uma árvore. É um descaso”, acrescenta.


Atualmente, Teresina conta com, aproximadamente, dois mil agentes de Saúde, entre agentes comunitários de saúde, que trabalham no Estratégia Saúde da Família (ESF), e de combate às endemias. Todos os profissionais, atualmente, recebem vale transporte eletrônico.

Contraponto
Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a Secretaria Municipal de Administração (Sema), responsável pela gestão de recursos humanos da prefeitura, que está realizando um estudo de todos os servidores que recebem o auxílio-transporte em formato eletrônico, para que se levante o impacto dos pagamento desses valores em pecúnia.


Foto: Tárcio Cruz/ODIA
Isabela Lopes e Tarcio Cruz
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Lançamento da Super Loja dos ACS/ACE:

Lançamento: Camiseta profissional de Agente de Saúde. Compre a sua, aqui!

Moto: Agentes Comunitários de Saúde ganham veículo para trabalhar

     Para a compra dos veículos foram destinados R$ 250 mil.  —  Foto: Reprodução.

Sempre defendi a saúde preventiva, principalmente nesse período difícil de pandemia, e esse é o principal papel dos agentes de saúde, por isso, é tão importante dar estrutura para que continuem desenvolvendo o trabalho de visitas domiciliares e orientações a população”, destacou a deputada. Veja a matéria completa, aqui!


Novidade sobre o PL que torna obrigatório o repasse do "Décimo Quarto" aos ACS e ACE.

    PL garante o pagamento do Incentivo dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias —  Foto/Reprodução/Gilson Abreu/AEN.

Projeto determina repasse de incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias apresentou novidades no Portal da Câmara dos Deputados. Veja a matéria completa, aqui!

Tecnologia do Blogger.