Header Ads


Saúde com Agente - Fórum da Disciplina 6 - Orientações.

        Segue mais dicas de ouro para os alunos do Programa Saúde com Agente.  —  Foto/Reprodução.
 
Saúde com Agente -  Fórum da Disciplina 6 - Orientações.
Publicado no JASB em 21.setembro.2022.  Atualizado em 23.setembro.2022.     

Grupos no WhatsApp | Identificamos nas mais diversas plataformas de mídias sociais que os agentes comunitários e agentes de combate às endemias em formação no Programa Saúde com Agente ainda possuem muitas dúvidas, sobre o Fórum da Disciplina 6. Então, visando ajudar, estamos publicando esse conteúdo. 
-
-
Desde já, somos gratos ao Profº. Paulo Santos pela dedicação na criação do vídeo que facilita a vida de milhares de colegas. Veja o vídeo mais abaixo!

Ainda sobre a  Disciplina 6 - Política de Saúde, PNAB e PNVS, passamos a disponibilizar o conteúdo logo a seguir. 

O que é PNVS?
A PNVS é um documento norteador do planejamento das ações de vigilância em saúde nas três esferas de gestão do SUS, caracterizado pela definição das responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias dessa vigilância.

Quais os princípios da PNVS?
A PNVS está centrada no direito à proteção da saúde e alicerçada no SUS público e de qualidade. Entre os avanços está a promoção do controle social e da formação e capacitação em vigilância para os profissionais de saúde do SUS e o desenvolvimento de estratégias e ações de educação, comunicação e mobilização social.

Quais são as 4 vigilâncias?
A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador
-
-
O que é PNAB?
A Política Nacional de Atenção Básica - PNAB, com vistas à revisão da regulamentação de implantação e operacionalização vigentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, estabelece as diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde - RAS.

A Política Nacional considera os termos Atenção Básica - AB e Atenção Primária à Saúde - APS, nas atuais concepções, como termos equivalentes, de forma a associar a ambas os princípios e as diretrizes definidas neste documento.

A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

A Atenção Básica é a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
-
-
O que mudou na PNAB 2022?
“A nova PNAB permite que o gestor trabalhe a sua equipe de acordo com as suas especificidades e necessidades, mas em momento algum exclui como prioridade a ESF”, reforçou. Segundo ele, nenhuma política é boa o suficiente a ponto de não precisar ser modificada ao longo do tempo.

Qual a função da PNAB?
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS, como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.


A Atenção Básica é ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
-
-
São adotadas estratégias que permitam minimizar desigualdades/iniquidades, de modo a evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação, de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.

Para acessar o vídeo sobre a Disciplina 6 - Política de Saúde, PNAB e PNVS, clique aqui! 

Veja o vídeo sobre o Fórum da Disciplina 6 e Orientações, logo abaixo: 


-
-




-
-


-
-



-
-
Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

[TODAS AS LIVES] Desde o Primeiro acesso ao AVA CONASEMS ao Portal de Serviços UFRGS.
        Acompanhe a transmissão ao vivo, aqui pelo JASB.  —  Foto/Reprodução.
 
O JASB tem usado todas as suas plataforma de redes sociais para deixar os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias bem informados sobre o Curso Técnico do Programa saúde com Agente. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
URGENTE: Vídeo mostra tentativa de retirar serpente do ouvido de mulher.

        Luiz Bacci compartilha vídeo e gera choque nas redes sociais.  —  Foto/Reprodução.
 
Luiz Bacci divulga vídeo desesperador onde cobra entra no ouvido de mulher e gera choque: “Como consegue?” Veja a matéria completa, aqui! 
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.