Header Ads


Agentes Populares de Saúde são diplomados em Afogados da Ingazeira

      Agentes Populares de Saúde em capacitação no Ceará.  —  Foto: Reprodução.
 
Agentes Populares de Saúde são diplomados em Afogados da Ingazeira
Publicado no JASB em 1º.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE No sábado (23/10), aconteceu na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, a diplomação de Agentes Populares de Saúde para  atuarem em suas comunidades no combate a disseminação  do vírus da Covid-19 e de informações falsas a respeito da pandemia.

O projeto é uma experiência que surgiu dentro da campanha Mãos Solidárias, em março de 2020 no Recife, com o projeto Marmita Solidária, onde ainda hoje é organizado a distribuição de marmitas para pessoas em situação de rua.


Os Agentes Populares, atuam em cinco frentes: saúde, trabalho, renda, direitos, comunicação e educação.
-
-
Na segunda-feira (25), uma das coordenadoras do programa, Neidjane Cordeiro e a agente, Lucineide Marinho, explicaram, durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, o que é o projeto, como funciona e como será a atuação dos agentes em suas comunidades.

Segundo Neidjane, cerca de 70 agentes iniciaram a formação, mas apenas 53 concluíram e foram diplomados pela Fiocruz e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


“Temos Agentes Populares de Saúde formados tanto na zona urbana como rural. Em Afogados da Ingazeira e outros municípios do Pajeú, como Tabira e Iguaracy. Os Agentes Populares têm a tarefa de acompanhar as famílias do bairro que residem e também viabilizar outras ações pensando no melhoramento da saúde da comunidade onde vivem. Uma das ações é a construção de farmácias vivas nos terrenos das comunidades”, esclareceu Neidjane.

Elas consideram que o projeto é um grande instrumento de defesa da vida no período da pandemia. 
-
-
Para Lucineide Marinho, é muito gratificante. “É um projeto que vem trazendo a importância de cuidar. A pandemia não acabou. Então é uma forma de orientar as comunidades para continuar os cuidados preventivos contra a Covid-19”, destacou.


Elas informaram que nas comunidades onde foram feitos os acompanhamentos dos Agentes Populares de Saúde, não foram mais registrados casos da doença.

Por André Luis
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-


O FNS repassou o PQA-VS para os municípios e estados, confira os detalhes!

     Resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).  —  Foto: Reprodução.

Afinal, o que é o PQA-VS? Como proceder para implantar o PQA-VS? Resultados PQA-VS 2020. Qual o valor que cada ACE tem direito? Essas e outras dúvidas são respondidas na mesma matéria. Veja a matéria completa, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.