Header Ads


Tablets: DEL-PI faz entrega de equipamento para Agentes Comunitários de Saúde

     Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets.  —  Foto: Reprodução.
 
Tablets: DEL-PI faz entrega de equipamento para Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no JASB em 17.outubro.2021.  

Agentes de Saúde A prefeitura de Dom Expedito Lopes, entregou tablets para os agentes comunitários de saúde, essa ação faz parte do Projeto Agente Bem Cuidar.

O Projeto “Agente Bem Cuidar” reúne em si um conjunto de ações para equipar e preparar os agentes de saúde para suas jornadas de trabalho.

O município fez a entrega do tablet equipado com o aplicativo Super Agente, que centraliza e organiza as informações por geolocalização e outros dados demográficos (idade, sexo e etc), otimizando o trabalho entre as equipes.


A cidade de Dom Expedito Lopes possui 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tem aproximadamente 100% de cobertura populacional pelos Agentes, com uma estrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre elas unidades tradicionais e com Estratégia Saúde da Família (ESF). O projeto nasce a partir do diagnóstico do projeto Rede Bem Cuidar, onde as principais necessidades identificadas na Atenção Básica de Saúde podem ser melhoradas com apoio e foco na jornada de atividades dos ACS, que tem como principal função atender os pacientes de forma mais humana e aproximar a comunidade das Unidades Básicas de Saúde.

A solenidade de entrega dos tablets aconteceu na creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro Codó. 

O evento foi conduzido pela cerimonialista Francisca Mary, que formou a mesa de honra com a presença das autoridades: Prefeito Valmir Barbosa, Primeira Dama Valdiva Moura, Vice-prefeita Evanil Conrado, Secretária de saúde Dra. Sabrina Vieira, Secretário de Obras Lucas Cardoso, Secretária de Agricultura Marcilene Barros, Coordenadora dos ACS Mirian Cipriano, Assessor Técnico da Secretaria de Saúde Dr. Matheus Soares, Vereador Dioro, Dr. João Paulo.


Na ocasião foi aberto espaço para as falas das autoridades e para o ACS Lindomar Belo que representou os agentes de saúde.

“Hoje estamos entregando um instrumento de trabalho para a peça mais importante do ser humano que faz a saúde preventiva, o alicerce mais fundamental que exatamente colabora com a saúde preventiva, o agente comunitário, então Dom Expedito Lopes, mesmo com muita dificuldade conseguimos trazer esses equipamentos para serem entregues hoje, mas isso me motiva, estou muito feliz, porque ninguém conquista vitórias sem luta, ninguém alcança méritos sem merecimento, Dom Expedito Lopes está na luta para ter melhorias de saúde, para ter uma qualidade de vida melhor para todos do município. Mesmo com tantas dificuldades estamos mostrando para o Brasil que somos um povo forte e estamos lutando para ter saúde de qualidade”. Prefeito Valmir Barbosa.


“A palavra que me define nesse momento é emoção, estamos vivendo um mundo em desenvolvimento, parabenizou a todos que estão fazendo um grande trabalho na secretaria de saúde de Dom Expedito Lopes, hoje estou muito feliz em participar de uma gestão que se empenha em melhorar a saúde do município, quando falo de gestão me refiro a todos, aos agentes de saúde, médicos, enfermeiras, secretários, enfim todos vcs que estão empenhados no trabalho por Dom Expedito, isso é motivo de muita alegria, alegria pela dedicação de todos, de todas as secretarias, educação, agricultura, obras, assistencial social, de todos os domexpeditolopenses”. Vice-prefeita Evanil Conrado.

“A troca do trabalho manual pelo recurso tecnológico garantirá otimização e eficiência das informações durante as visitas domiciliares, maior eficiência e agilidade no processo para atualização do cadastro individual e famíliar de toda a população de Dom Expedito Lopes, além de facilitar o alcance das metas desejadas, tanto nos indicadores de desempenho, quanto da capacidade ponderada dada pelo Ministério da saúde. A secretaria de saúde mesmo com as suas dificuldades e limitações esta a disposição para ajudar noque for preciso, para a efetivação da política pública de saúde no nosso município. A saúde pública de Dom Expedito Lopes hoje passa por dificuldades financeiras, mas nós estamos juntos, para lutar por uma saúde cada vez mais humanitária. Os agentes comunitários de saúde, são nada mais nada menos dique um educador em saúde, eles que estão na casa, quem conhece a realidade do paciente, nós sabemos que a lei 8.080 a lei orgânica da saúde ela diz que saúde é um direito de todos e um dever do estado, porém sabemos também que existe as competências, a competência do estado, do município e da esfera federal,  então ninguém melhor doque o agente de saúde para conscientizar o senso comum de qual a competência da saúde municipal, que é a saúde preventiva”. Secretária de Saúde, Dra. Sabrina Vieira.


“Fico feliz é uma ferramenta que veio nos ajudar em melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade que é o mais importante”. ACS Lindomar Belo.

Outras autoridades também se pronunciaram exaltando a importância dessa ação na saúde do município.
 
20 agentes comunitários de saúde receberam um tablet para o preenchimento digital do prontuário eletrônico do Cidadão, sendo esta uma nova ferramenta de armazenamento dos dados e informações dos usuários.


Os ACS terão agora esta tecnologia nos serviços com objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os serviços de saúde na condução efetiva do atendimento ao cidadão (ã).

Os tablets são uma ferramenta fácil de ser utilizada e vão ajudar muito no trabalho de informações da produção dos ACS.
Os ACS, assinaram um termo de recebimento do tablet como instrumento de trabalho, o ACS Avelar fez a leitura do termo que em seguida foi assinado por todos que estavam presentes.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

VEJA TAMBÉM:

Moto: Agentes Comunitários de Saúde ganham veículo para trabalhar

     Para a compra dos veículos foram destinados R$ 250 mil.  —  Foto: Reprodução.

Sempre defendi a saúde preventiva, principalmente nesse período difícil de pandemia, e esse é o principal papel dos agentes de saúde, por isso, é tão importante dar estrutura para que continuem desenvolvendo o trabalho de visitas domiciliares e orientações a população”, destacou a deputada. Veja a matéria completa, aqui!




PEC que trata da aposentadoria especial e exclusiva para os agentes de saúde  (ACS/ACE) recebe apoio.

     Rosineide de Sousa, de.  —  Foto: Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias estão fazendo uma grande manifestação para que a tramitação da PEC 14/2021, que estabelece o Sistema de Proteção Social e Valorização da categoria, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixa a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais, aconteça o quanto antes na Câmara dos Deputados e a proposta seja aprovada.  Veja a matéria completa, aqui!

Tecnologia do Blogger.