Header Ads


ACS e ACE de Coruripe recebem retroativos do piso salarial nacional.

      Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias comemoram conquista.   —  Foto/Reprodução.
 
ACS e ACE de Coruripe recebem retroativos do piso salarial nacional.
Publicado no JASB em 31.outubro.2022.         

Grupos no WhatsApp Servidores públicos municipais efetivos foram integrados ao Município e conquistaram a garantia de todos os seus direitos.
-
-
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) esteve a frente de mais uma conquista para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Coruripe. 

Na quarta-feira (25), foi pago o salário junto com o retroativo a maio, referente ao piso salarial nacional dos servidores públicos municipais, que tiveram a nomenclatura alterada por meio da Lei nº 1.565, de 12 de julho de 2022.

A vitória foi fruto de muito empenho e dedicação dos dirigentes sindicais e trabalhadores, de acordo com o diretor executivo do Sindacs-AL e secretário da Fenasce, Fernando Cândido. 

Foram muitas reuniões e solicitações para que os funcionários públicos efetivos fossem valorizados e integrados ao Município. Isso, só foi possível após a lei, que mudou a nomenclatura do cargo, o que garantiu de fato todos os seus direitos constitucionais”, ressaltou.
-
-

A transformação dos cargos de agente de saúde pública para os cargos de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, consolidou a remuneração inicial da categoria em dois salários mínimos vigentes, a aposentadoria especial e o adicional de insalubridade, como estabelece a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022, de iniciativa do deputado Valtenir Pereira. 

Aprovado PL do piso salarial nacional em Piaçabuçu

      ACS e ACE na Câmara Municipal de Piaçabuçu  —  Foto/Reprodução.

Município era o último do litoral sul, que não havia regulamentado Emenda Constitucional 120.
-
-
O Projeto de Lei, que regulamenta o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias (ACS e ACE) foi aprovado por unanimidade na Sessão ordinária e em sessão extraordinária, da Câmara Municipal de Piaçabuçu, na quarta-feira (26). Os dirigentes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) encabeçaram a luta desde a sanção da Emenda Constitucional 120/2022, em cinco de maio.


Na semana passada, reuniões entre vereadores e trabalhadores garantiram a celeridade na tramitação do projeto. Para o diretor do Sindacs-AL e secretário da Fenasce, Fernando Cândido, a aprovação garante um direito constitucional.

 “Os agentes de Piaçabuçu poderão contar com a segurança de receberem sua remuneração inicial a partir dos dois salários mínimos vigentes, a aposentadoria especial e o adicional de insalubridade”, ressaltou. 
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Bravura: Durante a lua de mel, casal salva bebês de berçário em chamas.

        O casal passavam em frente ao prédio quando viram as chamas. Eles entraram para salvar o bebê.  —  Foto/Reprodução/arquivo pessoal.
 
O casal estava passando pelo local quando viu o prédio em chamas e eles não hesitaram em ajudar. “O instinto tomou conta”, disse ele. “Eu me vi olhando para 15, 20 bebês dormindo, e imediatamente meio que enfileiramos todos e começamos a agarrá-los, colocando-os no berço”, contou. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Previne Brasil: resultado de desempenho do 2º quadrimestre já está disponível
        Previne Brasil, programa de financiamento da APS.     —  Foto/Reprodução.
 
Acada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022. Veja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.