Header Ads


Saúde com Agente - Confira os Mapas da disciplina produzida pelos Agente Comunitário e de Endemias.

       Disciplina 9 sugere a criação de um Mapa, dentro da perspectiva de Geoprocessamento.     —  Foto/Reprodução.
 
Saúde com Agente - Confira os Mapas da disciplina produzida pelos Agente Comunitário e de Endemias. 
Publicado no JASB  em 20.outubro.2022. Atualizado em 21.outubro.2022.            

Grupos no WhatsApp A atual disciplina do Programa Saúde com Agente pegou a muitos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de surpresa. A dinâmica da formação mudou expressivamente para um grau de formação considerado mais elevado, segundo o entendimento de alguns alunos e alunas.
-
-
Apesar dos obstáculos da Disciplina 9, que sugere a criação de um Mapa, remetendo ao Geoprocessamento, os alunos do programa estão dando um verdadeiro show (como pode ser visto nos exemplos abaixo).

Importante destacar no mapa, condições saúde, equipamentos sociais, idosos, menores 2 anos, acamados, situações vulnerabilidades: crianças que ficam sozinhas em casas, domiciliados (pessoas que vivem sozinhas), pct com câncer ou outros problemas saúde graves no momento, áreas de drogas, prostituição, terrenos, matas, lixão, esgoto, áreas de contaminação, casas fechadas, aluguéis, casas taipas ou feito por material reciclável. Observem fichas individual e domiciliar, seus pontos que nos chamam atenção.

O geoprocessamento, a territorialização e o cadastramento como ferramentas de unificação do trabalho do ACS e ACE no território e potencialização das práticas de cuidado no território.

Vamos dialogar sobre a atuação do ACS e do ACE em um território comum e sobre o uso das ferramentas do geoprocessamento em saúde na prática de trabalho do ACS e do ACE.
-
-
Confira os mapas e os créditos dos/as alunos/as que nos enviaram, via plataforma de redes sociais. São alguns dos trabalhos mais espetaculares dessa atividade. Confira!

Cida Picinato, Ji-Paraná.

Izabel Galbiatti, Palmeira D'Oeste, SP.  Microarea, pintura em Pink.
-
-
Marcia Paulo, Barbosa Ferraz, Parana.

Betinho Jordão, Campina Grande, PB
-
-
Renato Do Nascimento,Laranjal do Jari, AP.

Ana Paula Sousa, zona rural, Delfim Moreira, MG.
-
-
Gelsin Ramlow, Vila Pavão, ES.

Viviane Moura, Contagem, MG.
-
-
Ivanildo Dantas, zona rural, comunidade São bento, Santana do Seridó, RN.

Luís Ricardo Veiga Paiva, Prefeitura Municipal de Bagé, RS.
-
-
Elton Machado, Campo Bom, RS

ACS Rosilene, USF do Ypiranga Magé, RJ.
-
-
Cida Picinato, Ji-Paraná. Trabalho em equipe.

Zilda Gunther, Mapa da nosso território. Peabiru PR.
-
-
Gleyson Martins, Hidrolândia, Ceará.

Fabiana Ferreira de Castro, Mandaguari, Paraná
-
-

Confira alguns pontos a serem considerados na reflexão sobre a atividade:

● Na sua USF, ou município, existe a integração do trabalho do ACS e do ACE? Como ela ocorre?

●  O que tem de bom e o que tem de ruim nesse trabalho conjunto?

●  Se não existe a integração, qual a sua sugestão para que ela aconteça?

● Sua equipe utiliza alguma ferramenta de geoprocessamento na prática de trabalho de territorialização e cadastramento? Qual?
-
-
●  Que uso é feito dessa ferramenta?

●  Caso sua equipe não utilize nenhuma ferramenta de geoprocessamento, de que maneira vocês identificam onde estão as pessoas e as situações importantes para a saúde da comunidade?

Saúde com Agente - Finalizar o Mapa da Área (Agente Comunitário e de Combate às Endemias.

        Vem com a gente em mais essa aventura do Saúde com Agente.     —  Foto/Reprodução.
 
Após a leitura do e-book e das perguntas norteadoras, vamos fazer uma reflexão crítica da realidade de trabalho do ACS e do ACE em um território único, utilizando o mapeamento em microáreas e a análise espacial dos agravos.

A proposta da atividade é interagir no fórum, por meio de uma postagem, em que você apresente uma análise crítica e fundamentada sobre a sua realidade de trabalho na ESF.
Podem ficar à vontade para participar e interagir com os colegas no fórum. Comentem/complementem/reforcem/contrariem as respostas dos colegas, de modo que tenhamos uma boa interação e possamos enriquecer, ainda mais, o aprofundamento no tema.


Tarefa a realizar:
Faça uma postagem sobre a sua realidade de trabalho no processo de unificação dos territórios ACS e ACE, utilizando as ferramentas de geoprocessamento em saúde (mapeamento) (vale 10 pontos).
-
-
Confira no vídeo o Tutorial no My Maps:


Créditos do vídeo: Prof Heleno Júnior.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.