Header Ads


Recife: 10 mil pessoas participam de concurso para Agente Comunitário de Saúde no domingo (31)

     Cerca de 10 mil inscritos realizarão provas nos períodos da manhã e tarde.  —  Foto: Reprodução/Andréa Rêgo Barros/PCR.
 
Recife: 10 mil pessoas participam de concurso para Agente Comunitário de Saúde no domingo (31)
Publicado no JASB em 29.outubro.2021.  

Camisas para ACS/ACE  Acontece neste domingo (31), as provas objetivas para contratação efetiva de, inicialmente, 72 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além da formação do cadastro reserva, da Secretaria de Saúde do Recife. Cerca de 10 mil pessoas estão inscritas para a avaliação, que será feita pela manhã, a partir das 8h30, e à tarde, às 14h30. Todos os detalhes da realização do concurso, como cartão de inscrição e local de prova, podem ser conferidos, de forma individual, no site do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), organizador do certame. 


Para realizar a avaliação, os inscritos deverão, obrigatoriamente, utilizar máscara de proteção. Nos locais de aplicação das provas, será oferecido álcool em gel a 70% para higienização das mãos, além de aferida a temperatura de cada um dos participantes. 

Lançamento: Camisetas profissionais de ACS e ACE. Confira os modelos!

O concurso, inicialmente, seria realizado em março de 2020, mas precisou ser suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus. Com a redução no número de casos de covid-19 na capital pernambucana e a volta gradual dos serviços, como o retorno das atividades das instituições de ensino, a Prefeitura do Recife pode retomar o cronograma do certame. 

Com vagas nos oito Distritos Sanitários da cidade, a seleção da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife será realizada em duas etapas: nesta primeira, haverá a prova objetiva de conhecimentos e, na segunda, um curso de formação inicial. 


O salário base atual é de R$ 1.550, para uma carga horária de 40 horas semanais. O processo seletivo reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, desde que seja compatível com a função a ser desempenhada. 

Para concorrer às vagas, os candidatos devem residir na área da comunidade em que pretendem atuar. Os outros requisitos são possuir certificado de conclusão do ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter concluído e sido aprovado no curso de formação inicial.


PROFISSÃO – O Agente Comunitário de Saúde executa atividades de vigilância, prevenção de doenças e promoção à saúde, realizando ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Uma das principais funções do ACS é realizar visitas domiciliares para cadastrar todas as pessoas de sua área e manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica. Com isso, é possível fazer uma análise da situação de saúde dos usuários e agendar, quando necessário, visitas domiciliares de médico, enfermeiro ou cirurgião dentista para pacientes de sua área de atuação que não possam se deslocar. Também é papel do ACS registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos e doenças.

Prefeitura do Recife
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

VEJA TAMBÉM:

O FNS repassou o PQA-VS para os municípios e estados, confira os detalhes!

     Resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).  —  Foto: Reprodução.

Afinal, o que é o PQA-VS? Como proceder para implantar o PQA-VS? Resultados PQA-VS 2020. Qual o valor que cada ACE tem direito? Essas e outras dúvidas são respondidas na mesma matéria. Veja a matéria completa, aqui!

Novidade sobre o PL que torna obrigatório o repasse do "Décimo Quarto" aos ACS e ACE.

    PL garante o pagamento do Incentivo dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias —  Foto/Reprodução/Gilson Abreu/AEN.

Projeto determina repasse de incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias apresentou novidades no Portal da Câmara dos Deputados. Veja a matéria completa, aqui!

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.