Header Ads


Fotos: Veja os estragos causados pela chuva no Rio Grande do Sul.

         A situação crítica das cidades do Rio Grande do Sul.   —  Foto/Reprodução/Agência Brasil. *
 
Fotos: Veja os estragos causados pela chuva no Rio Grande do Sul.
Publicado no JASB em 03.maio.2024. Atualizado em 07.maio.2024.  

Grupos no WhatsApp O Rio Grande do Sul vive um dos maiores desastres climáticos de sua história. As fortes chuvas, que já duram dias, causaram mortes, deixaram cidades debaixo d'água e ameaçam o rompimento de barragens. Capital gaúcha decretou estado de calamidade pública por causa das enchentes.
-
-
Cidade de Porto Alegre

Com o nível do lago Guaíba tendo passado dos 4 metros, a cidade de Porto Alegre está tomada pelas águas da chuva na sexta-feira (3). A capital gaúcha está sendo afetada pelas fortes tempestades que caem sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana.

O volume se aproxima da enchente histórica  

De acordo com a empresa MetSul Meteorologia, o nível do Guaíba atingiu 4,2 metros na madrugada desta sexta. O volume se aproxima da histórica enchente que atingiu a cidade em 1941, quando o nível chegou a 4,76 metros.

         Governador Eduardo Leite faz vistorias em estradas em Santa Maria destruida pelas chuvas deixando centenas de desabrigados  —  Foto: Mauricio Tonetto / Secom.

Governador foi alertado

Na noite de quinta-feira (2), durante uma transmissão ao vivo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou ter sido alertado sobre a possiblidade de o nível do Guaíba passar de 5 metros.

Pelo que está subindo e pelo que vai vir de contribuição das águas [de outros locais], nossa equipe já fala em 5 metros. Possivelmente será maior do que a enchente de 1941.”
-
-
Ainda na noite de quinta, a prefeitura de Porto Alegre decretou estado de calamidade pública por causa das enchentes. Segundo a prefeitura, o decreto “autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços”.

         Resgate de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, na Base Aérea de Santa Maria - RS  —  Foto: Ricardo Stuckert / PR.

A administração municipal disponibilizou três abrigos temporários para acolher pessoas desabrigadas. Até a manhã desta sexta, 418 pessoas estavam abrigadas nesses locais, segundo a prefeitura.

A região metropolitana de Porto Alegre está com um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial, válido até o meio-dia de sábado (4), para chuvas intensas. Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
-
-
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Meteorologista explica que enchentes vão durar dias
Por Agência Brasil - Brasília

        Porto Alegre, RS. Fechamento das comportas do Cais Mauá  —  Foto Luciano Lanes/ PMPA.

O Rio Grande do Sul vive um dos maiores desastres climáticos de sua história. As fortes chuvas, que já duram dias, causaram mortes, deixaram cidades debaixo d'água e ameaçam o rompimento de barragens. Quais são as explicações para tanta chuva no estado?

Em entrevista à TV Brasil, o meteorologista e coordenador-geral de Operação e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, explica que o fenômeno é resultado da junção de diversos fatores. Segundo ele, a onda de calor localizada na região central do Brasil com alta pressão atmosférica leva à formação de ar seco e quente, que acaba por bloquear a passagem das frentes frias para o norte do país.

        Rio Guaíba, usina do gasômetro, em Porto Alegre após chuva intensa  —  Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil.

"Essas frentes frias vêm da Argentina, chegam rapidamente na Região Sul e não conseguem avançar. Temos uma sucessão de frentes [frias] que se tornaram estacionárias e estão mantendo as chuvas durante vários dias", explicou.

Seluchi não descarta ainda que as chuvas sejam reflexo do El Niño, que está em etapa final, e de forma indireta das mudanças climáticas, já que a atmosfera e os oceanos estão mais quentes, produzindo vapor adicional para formação das chuvas. 
-
-
Até quando vai chover?

Seluchi prevê que os temporais ainda vão perdurar por dias, em razão de um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico, chamado sistema de bloqueio, que influencia no Brasil. Nesse sistema, conforme o meteorologista, uma situação atmosférica fica estagnada e persiste por dias. 

        Cidade de Venancio Aires atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul  —  Foto: PMVA/via Fotos Publicas.

"Esta situação [chuvas], infelizmente, deve se manter, com poucas mudanças, pelo menos até sábado com volumes muito elevados ainda, até superiores a 250 milímetros, especialmente na porção centro-norte do estado", disse. 

De acordo com a previsão, no domingo, as chuvas devem continuar, mas já começam a perder força. 
-
-
Conforme Seluchi, as frentes devem oscilar, podendo ir mais ao sul do continente, para o Uruguai, ou subir para Santa Catarina. A partir daí, as chuvas devem ser menos volumosas e com período maior sem chuva. 

        Prefeitura de Porto Alegre a esquerda e o Mercado Municipal a direita, alagados, após chuva intensa  —  Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil.

Terra encharcada

Seluchi alerta que o processo para absorção do volume de água também levará dias. 

"Toda a água que já caiu no estado vai ser drenada, o que vai levar vários dias para se normalizar", acrescentou. 

Por causa das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o Lago Guaíba, que banha a capital, Porto Alegre, pode elevar em até cinco metros o nível até esta sexta-feira (5). 

Situação inédita

De acordo com Seluchi, o cenário pode ser considerado inédito para o estado e um dos maiores desastres no país. 

Os volumes de chuva, diz o especialista, já foram registrados em outras partes do Brasil, porém não com tanta abrangência territorial. 

"Esses volumes não são inéditos, mas a abrangência espacial da chuva seja inédita", disse.
-
-
Saúde envia profissionais, medicamentos e insumos ao RS
Material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por 30 dias

        Resgate de famílias na Ilha dos Marinheiros, pela Defesa Civil de Porto Alegre  —  Foto: Giulian Serafim / PMPA

O Ministério da Saúde confirmou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para dar assistência à população gaúcha afetada pelos temporais que assolam a região.

Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, também chegaram ao estado para reforçar o atendimento. O objetivo é que os profissionais atuem para diminuir o risco de exposição da população, além de reduzir doenças e agravos.
-
-
Em nota, o ministério informou ter enviado ao estado 20 kits emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada, incluindo luvas, seringas e ataduras. O material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por um período de 30 dias.

        Governador Eduardo Leite faz vistorias em estradas em Santa Maria destruida pelas chuvas deixando centenas de desabrigados  —  Foto: Mauricio Tonetto / Secom.

A pasta vai instalar ainda um Centro de Operações de Emergência (COE) para eventos naturais extremos no estado. “O COE permite a análise de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública”.

“Para projetar danos e traçar estratégias, uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde está no Rio Grande do Sul, buscando evitar problemas maiores em unidades de saúde, orientar o estado e os municípios, e apoiar no processo de recuperação da área afetada.”
-
-
Números

Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado na manhã desta sexta-feira (3) contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas no estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Ao todo, 235 municípios gaúchos, até o momento, foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas atingidas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165 em abrigos.

        FASC - Acolhimento das famílias das ilhas de Porto Alegre no ginásio da Academia de Polícia Militar  —  Foto: Julio Ferreira/ PMPA.

Em entrevista na última quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, destacou que os números devem subir ao longo dos próximos dias. “Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades”, finalizou.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília.
Edição: Valéria Aguiar


As informações são do Portal  CiNiNiiBrasil e Agência Brasil.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
- 4
****************************************************
Cidade mineira é eleita a melhor do Brasil para ter filhos, diz pesquisa. 
        A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.   —  Foto/Reprodução/Facebook.
 
Publicado no JASB em 28.abril.2024. Atualizado em 02.maio.2024. 

Grupos no WhatsApp A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu destaque em diversos portais de notícias, inclusive aqui no JASB. A motivação é maravilhosa. Confira.
-
-
Levantamento feito pela startup Mapfry

A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi eleita a melhor cidade brasileira para ter filhos, aponta levantamento divulgado pela startup Mapfry – especializada em realizar pesquisas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Equilíbrio entre custo de vida e oportunidade de ganhos

Conforme o especialista em dados e professor de Geomarketing nos MBAs da USP e ESPM, João Caetano, a cidade tem o maior equilíbrio entre custo de vida e oportunidade de ganhos. 

“Na pesquisa, usamos dados do IBGE que indicam o desempenho da educação local e outros serviços públicos, como coleta de lixo, tratamento de esgoto e número de cômodos por moradia”, diz João, que também é CEO da Mapfry.

Melhores condições econômicas e de bem-estar

A startup mapeou os locais que oferecem as melhores condições econômicas e de bem-estar, proporcionando otimismo para casais terem filhos. Depois de Nova Lima, aparecem Bady Bassitt (SP), Santana de Parnaíba (SP) e Abadia de Goiás (GO). Veja aqui o ranking completo. A listagem de cidades aparece ao clicar no termo "Score Final", localizado na última coluna à direita.
-
-
Metodologia da pesquisa

O estudo avaliou as cidades com base em cinco dimensões

1. Baixo desenvolvimento: identifica regiões carentes, onde serviços públicos são ausentes, bem como o desempenho escolar é baixo.

2. Volume de crianças: a população de crianças em cada cidade.

3. Desenvolvimento: reflete a qualidade da infraestrutura urbana, assim como bons indicadores de educação e saúde.

4. Dinamismo: reflete a intensidade da atividade econômica.

5. Alto desenvolvimento: alta cobertura de serviços públicos e qualidade das moradias.


As informações são do Portal Estado de Minas.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-
****************************************************
Em Minas Gerais, mulher dá à luz bebê gigante: "Estamos bem."
        Ketllin Sofia Araújo de Jesus nasceu com 4,5kg.   —  Foto/Reprodução//Fhemig/ Arquivo pessoal / Francis Campelo.
 
Publicado no JASB em 19.abril.2024. Atualizado em 28.abril.2024.          

Grupos no WhatsApp Uma mulher deu à luz um bebê de 4,5kg, na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte. Ketllin Sofia Araújo de Jesus, nasceu em 4 de abril, com 39 semanas e 4 dias.
-
-
Bebê e a mãe passam bem

Segundo o hospital, a bebê e a mãe Isabel Madalena de Jesus, que vive em Ouro Preto, em Minas Gerais, passam bem.

Gestação de alto risco

“Ela foi considerada um bebê gigante. Fui transferida com urgência de uma unidade em Ouro Preto para fazer a cesariana aqui em Belo Horizonte, por conta do risco. Por eu ser diabética, a criança tem tendência de nascer maior”, contou para o site da maternidade, que é referência em gestação de alto risco e saúde da mulher.

        Isabel Madalena de Jesus com a filha Ketllin Sofia — Foto: Reprodução/Fhemig/ Arquivo pessoal / Francis Campelo

A sensação de alívio

Isabel contou que se tornou diabética há três anos, durante a gravidez anterior. “O meu outro bebê também nasceu grande, só que com 4 quilos. A Ketllin nasceu ainda maior. Agora estamos bem. A sensação é de alívio”, afirmou.


As informações são da Redação Vogue.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-
****************************************************
Minas Gerais: Tribunal mantém condenação de Município por falhas no combate ao Aedes Aegytpi. 
        TJMG confirmou a sentença de primeiro grau que condenou o município de Viçosa.   —  Foto/Reprodução/TJMG.
 
Publicado no JASB em 21.fevereiro.2024.

Grupos no WhatsApp O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da 19ª Câmara Cível, confirmou, mais uma vez, a sentença de primeiro grau que condenou o município de Viçosa a adotar medidas de combate ao mosquito aedes aegypti. 
-
-
Condenação do Município

A decisão do TJMG tem origem em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Essa ação visa garantir a efetiva prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Situação de baixa cobertura

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa, após a instrução do procedimento, ficou demonstrada a situação de baixa cobertura, rendimento e produtividade dos setores do município que são responsáveis pela prevenção e combate ao aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo vetor. 

Obrigações de fazer 

A ação, distribuída para a 2ª Vara Cível da Comarca de Viçosa em maio de 2019, buscou impor ao município de Viçosa diversas obrigações de fazer relativas à regularização do trabalho realizado pelos Agentes de Combate às Endemias, assim como a condenação pelos danos morais coletivos causados. 

Procedimento Administrativo

O MPMG instaurou um procedimento administrativo para avaliar a situação de Viçosa em relação ao combate ao aedes aegypti. Constatou-se uma baixa cobertura e efetividade nas medidas adotadas pelo município, o que motivou a ação judicial.
-
-
Sentença de primeiro grau 

Inicialmente, uma tutela de urgência foi concedida parcialmente, determinando medidas imediatas ao município. Posteriormente, a sentença de primeiro grau confirmou a condenação de Viçosa ao pagamento de danos morais coletivos e multa por descumprimento das obrigações (pagamento de R$ 80 mil a título de danos morais coletivos e de R$20 mil a título de multa por descumprimento das obrigações estabelecidas na tutela provisória de urgência antecipada).

        O município de Viçosa deve garantir a efetiva prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.   —  Foto/Reprodução/nuzeee/Pixabay.

Nova decisão

O município de Viçosa recorreu da decisão, levando o TJMG a reavaliar o caso. Embora em um primeiro momento o julgamento tenha sido anulado devido a uma questão processual, em novo julgamento o tribunal confirmou a condenação.
-
-
Mantida a condenação

O TJMG reiterou a condenação do município de Viçosa, determinando a execução das medidas de combate ao aedes aegypti e mantendo a indenização por danos morais coletivos. Isso demonstra a importância dada pelo judiciário à proteção da saúde pública.

Responsabilidade dos Municípios

A decisão do TJMG reforça a responsabilidade dos municípios no combate ao mosquito aedes aegypti e na prevenção de doenças transmitidas por ele. É fundamental que as autoridades locais estejam comprometidas em adotar medidas eficazes para proteger a população também para atuação dos agentes de combate às endemias nos municípios como o fornecimento de EPIS, estrutura adequada de trabalho, reconhecimento de direitos, manter efetivo adequado para cobrir efetivamente todas as áreas do munícipio, realização de concursos públicos periodicamente, etc.


As informações são do Portal do MPMG.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

-
-
****************************************************
Benefícios do quiabo para a saúde: 5 motivos para incluir na dieta.
        O quiabo esteja em vários pratos, tanto refogados, quanto fritos, cozidos ou assados.   —  Foto/Reprodução/Pexels.
Publicado no JASB.           

Grupos no WhatsApp O quiabo é um ingrediente bastante tradicional em pratos da culinária regional brasileira e muitas vezes rejeitado por conta da "baba". Ele, no entanto, traz diversos benefícios para a saúde.
-
-
Legume na dieta

Muitas pessoas não têm boas experiências ao inserir o legume na dieta, mesmo com as inúmeras vantagens ao ser consumido.

O quiabo

Originário do continente africano, o quiabo chegou ao Brasil pela rota comercial de escravizados, durante as grandes navegações, segundo pesquisadores do Ceasa-MG. Além do Brasil, ele é popular em outros países, como Estados Unidos e Japão.

O quiabeiro possui aproximadamente três metros de altura e possui folhas grandes. Ao germinar, dá flores brancas ou amarelas com o centro escuro.

A planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas, entre 22ºC e 25ºC. Nos períodos mais quentes ou frios, tende a não ser muito produtivo.

A versatilidade na cozinha permite que o quiabo esteja em vários pratos, tanto refogados, quanto fritos, cozidos ou assados. A textura é aveludada parecida como da vagem, dentro tem a "baba" e sementes. O sabor é suave e levemente adocicado.
-
-
5 benefícios do quiabo para a saúde

Sheri Castle, autora do livro The News Southern Garden Cookbook” (O novo livro de receitas do jardim do sul, em tradução livre), listou 5 motivos para dar uma chance ao alimento:

1. Benefícios para a Saúde:

Uma xícara de quiabo (aproximadamente 8 unidades) contém cerca de 3 gramas de fibras, superando outros vegetais como couve-flor e arroz integral.

Rico em vitamina A, vitamina C e folato, é um aliado para uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos.

Estudos indicam que o quiabo pode ajudar no controle da diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e inibindo a produção de colesterol.

2. Fácil Preparo:

A textura viscosa, conhecida como "baba", pode ser facilmente eliminada cozinhando o quiabo inteiro.

A "baba" é uma mucilagem liberada quando o legume é cortado, que pode ser minimizada com técnicas simples.

Diferentes métodos de preparo são sugeridos, como assar no forno, grelhar na frigideira ou na fritadeira elétrica.
-
-
3. Eliminando a "Baba" com o Corte Adequado:

Manter o quiabo bem seco antes de cortar é fundamental para evitar a viscosidade.

Pré-cozinhar o quiabo ou adicioná-lo em receitas com outros ingredientes ajuda a minimizar a "baba".

4. Versatilidade na Cozinha:

Além de picles, o quiabo pode ser transformado em chips crocantes no forno ou as sementes podem ser utilizadas como "caviar".

5. Beleza no Jardim:

O quiabo não só é útil na cozinha, mas também pode ser cultivado como uma planta ornamental.

Suas flores comestíveis são uma adição charmosa e saborosa para saladas.


As informações são da TV Jornal com informações da CNN Brasil.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-
****************************************************
Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá

        Ele serve no combate às Inflamações no fígado; Cólicas menstruais; Infecções na pele; Dor de cabeça; Gases; Reumatismo; Estresse e ansiedade.   —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB.           

Grupos no WhatsApp BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, ele também pode ser utilizado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas propriedades. 

O seu nome científico é Laurus nobilis e pode ser comprado em praticamente todos os mercados e em algumas lojas de produtos naturais.

Folhas de louro (chá de louro)para que serve e como fazer o chá

Como fazer o chá de Louro
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.

Ingredientes
3 folhas de louro;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo
Para preparar o chá, basta colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.
-
-
Para que serve o chá de louro
A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:

Inflamações no fígado;

Cólicas menstruais;

Infecções na pele;

Dor de cabeça;

Gases;

Reumatismo;

Estresse e ansiedade.

Além disso, as folhas de louro são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento da diabetes. O louro também pode ser utilizado para tratar problemas de pele, como dermatite, sendo nesse caso recomendado o uso tópico, no entanto é importante que seu uso seja orientado pelo médico, uma vez que pode resultar em reações alérgicas.
-
-
Efeitos Colaterais e contraindicações
O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, por exemplo, quando consumida em grandes quantidades.

Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.

Manuel Reis, Enfermeiro 
****************************************************
Chá de alecrim: 10 incríveis benefícios e como fazer

   Ajuda no controle da diabetes, combate a inflamação, melhora a circulação, ajuda a combater o câncer, Pode ajudar no crescimento do cabelo e mais...  —  Foto: Reprodução.

O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo.  Leia a matéria completa, aqui!

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.