Header Ads


Após Denúncia dos Agentes de Saúde: Prefeitura cancela contratação de...

        Agentes de saúde reagiram às manobras da prefeita e evitaram perda em relação à insalubridade.   —  Foto/Reprodução.
 
Após Denúncia dos Agentes de Saúde: Prefeitura cancela contratação de empresa que faria laudos de insalubridade.
Publicado no JASB em 20.dezembro.2022.           

Grupos no WhatsApp |  Atenção! Essa matéria serve de exemplo para todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que venha a passar por situação semelhante! Leia a matéria atentamente!
-
-
Após polêmicas e investigação do MP - Ministério Público, a prefeitura cancelou a contratação de uma empresa, que faria laudos de insalubridade. A dispensa havia sido publicada no Diário Oficial do Estado, edição nº. 13.421. 

A prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia Nery de Lima Menezes  (PDT), havia contratado a empresa M.L.PERES EMPREENDIMENTOS LTDA, inscrita no CNPJ nº 13.993.675/0001-20, com o valor total de R$ 21.600,00 (vinte e um mil e seiscentos reais), para elaborar laudos de insalubridade. 

O objeto da dispensa era a “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO A FIM DE ELABORAR LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE – LTIP, NAS UNIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SEMSA”.

Acontece que, após denúncias de agentes de saúde, a promotoria de Tarauacá instaurou procedimento para investigar o caso. A Promotoria descobriu que a empresa supostamente não tem qualificação técnica para emitir laudos técnicos de insalubridade e periculosidade, uma vez que “identificou-se a sócia-administradora Marileula de Lima Peres, bem como a atividade principal da empresa como sendo: 
-
-
8211300 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo”, não constando qualquer referência expressa à segurança do trabalho, inclusive, constam atividades secundárias como sendo: “serviço de poda de árvores”, “cultivo de flores e plantas ornamentais“, destaca o promotor. 

        Maria Lucinéia Nery de Lima Menezes  (PDT), prefeita de Tarauacá.    —  Foto/Reprodução.

E o que teria ocorrido, se os agentes de saúde ficassem em silêncio, aceitando o que lhes estava sendo imposto? Há aí duas alternativas:

1. Seria emitido um laudo supostamente técnico desconhecendo o direito ao recebimento da insalubridade ou;

2. Concedendo insalubridade muito abaixo do grau compatível com a realidade.
-
-
Será que esse caso é algo exclusivo ou vem acontecendo Brasil a fora? Com a palavra, a categoria!

A dispensa havia sido publicada no Diário Oficial do Estado, edição nº. 13.421, de 01/12/2022, fls. 357. 

-
-

Com a investigação em curso, o promotor  Júlio César de Medeiros Silva requisitou vários documentos da prefeitura. 

        Prefeitura de Tarauacá.   —  Foto/Reprodução.

Com a finalidade de reduzir o impacto político negativo das polêmicas, a prefeitura decidiu revogar a dispensa de licitação que beneficiava referida empresa, através do TERMO DE RATIFICAÇÃO – PROCESSO Nº 3.453/2022 – DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 022/2022.
-
-

A revogação foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição nº. 13.427, de 09/12/2022, fls. 177.


Ao Acre.com.br, um interlocutor próximo da prefeita Maria Lucineia, informou que o assunto vem incomodando bastante a gestão.  

“Sem falar da pressão dos agentes de saúde sobre a prefeitura, e agora falam também da investigação da Promotoria de Justiça de Tarauacá, por isso a prefeita cancelou a dispensa de licitação“, disse. 

JASB com informações de Acre.com.br.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Lei Federal garante o pagamento da Insalubridade com base nos R$ 2.424

        A Insalubridade dos  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil tem direito ao pagamento do adicional de insalubridade, mesmo que os seus prefeitos e demais gestores digam que não ou mesmo neguemVeja a matéria completa, aqui!

Previne Brasil: resultado de desempenho do 2º quadrimestre já está disponível
        Previne Brasil, programa de financiamento da APS.     —  Foto/Reprodução.
 
Acada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022. Veja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.