Header Ads


Saiba toda a verdade sobre o adiamento da votação da PEC 14.

           Um seminário sobre o tema será realizado em Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira.   —  Foto/Reprodução/Câmara dos Deputados.
 
Saiba toda a verdade sobre o adiamento da votação da PEC 14.
Publicado no JASB em 24.setembro.2025. Atualizado em 25.setembro.2025.

WhatsApp: Rede do JASB | Diante do adiamento por uma semana da votação do relatório da PEC 14 na Comissão Especial da Câmara, surgiram várias especulações. No entanto, a questão central que se coloca é: o que realmente ocorreu para que a sessão fosse adiada? Saiba dos fatos, agora!
--
--ad5
📢 Pedido de vista coletivo adia decisão

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021 teve sua votação do relatório adiado, por mais uma semana.  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o país aguardam a aprovação da Proposta. 

O adiamento ocorreu após pedido de vista coletivo, o que estende o prazo de análise por duas sessões do Plenário.
-
-G
⚖️ Relator anuncia ajustes no texto

O relator da PEC, deputado Antonio Brito (PSD-BA), informou que vai incluir no parecer a previsão de idade mínima para a aposentadoria das categorias, em sintonia com o Projeto de Lei Complementar (PLP) 185/2024, em tramitação no Senado. 

Na PEC 14, colocamos apenas a contribuição de 25 anos. Mas no Senado tramita o PLP 185/24, que trata da idade mínima. Vamos adequar o relatório para seguir essa linha”, explicou o parlamentar.
--
-ad3
📌 Regras propostas para aposentadoria especial

A PEC prevê aposentadoria especial com benefício integral e paritário para agentes que comprovarem 25 anos de atuação exclusiva em campo, unidades de saúde ou vigilância epidemiológica. 

Já o PLP 185/2024 fixa idades mínimas: 52 anos para homens e 50 anos para mulheres, com pelo menos 20 anos de exercício na função. Para quem exerceu parte da carreira em outros cargos, será necessário comprovar 15 anos como agente e mais 10 anos em outra atividade.
--
-ad52
🏛️ Outros pontos centrais da PEC 14/2021

🛡️Exige concurso público para novos agentes.

🛡️Determina a efetivação de agentes contratados de forma precária, desde que tenham passado em seleção pública após 2006.

🛡️Cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos ACS e ACE, com participação da União, estados e municípios.
--
-ad4
🛡️Prevê apoio financeiro da União para pagamento do piso salarial e programas de qualificação profissional.

🛡️Impede gestores que não regularizarem a situação dos agentes de receber recursos federais destinados ao SUS.

🌍 Debates regionais e próximos passos

O adiamento também permitirá a realização de um seminário sobre o tema em Mato Grosso do Sul, no dia 29 de setembro
--
-ad5
Encontros semelhantes já ocorreram em estados como Bahia, Pará, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, reforçando o caráter nacional da mobilização. A expectativa é que, após os ajustes no relatório, a votação seja retomada na próxima semana, abrindo caminho para a apreciação em plenário.

🚀 Expectativa da categoria

Para os quase 400 mil ACS e ACE em todo o Brasil, a decisão da Comissão Especial será determinante para consolidar direitos históricos, como a aposentadoria especial e a valorização profissional. 
--
-ad6
O adiamento aumenta a ansiedade, mas também amplia o espaço para diálogo e ajustes que podem garantir maior segurança jurídica à proposta.



Fonte: JASB com informações da Agência Câmara de Notícias.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
--
-ad9
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.