Header Ads


Professores da UNIDEP realizam oficinas para Agentes de Saúde de Pato Branco.

        Qualificação também é valorização profissional. Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde que participaram dessas oficinas.     —  Foto/Reprodução.
 
Professores da UNIDEP realizam oficinas para Agentes de Saúde de Pato Branco.
Publicado no JASB em 22.outubro.2022.         

Grupos no WhatsApp Professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física ministraram oficinas sobre amamentação e obesidade infantil, voltadas a profissionais da Secretária Municipal de Saúde de Pato Branco.
-
-
Recentemente, docentes do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) ministraram oficinas para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, abordando importantes assuntos para o auxílio no atendimento à população. No cronograma realizado entre os meses de agosto, setembro e outubro, os professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física realizaram oficinas sobre amamentação, prevenção e manejo da obesidade infantil.

Oficinas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Nos dias 03, 04 e 05 de outubro, a programação contou com oficinas sobre amamentação e prevenção da obesidade infantil elaboradas especificadamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ministradas pelas docentes Ma. Analice Horn Spinello e Ma. Gisele Regina Parsianello.

Também aconteceram atividades de alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e, para finalizar, a profissional da 7ª Regional de Saúde, Ana Paula Rodrigues Cardozo, abordou cuidados necessários com recém-nascidos, momento que contou com a participação de acadêmicos do curso de Medicina, que demonstraram manobras de desengasgo.
-
-

A abertura da programação formativa, tratou sobre a importância da prevenção e do cuidado adequado em casos de obesidade infantil. O momento contou com mediação de Adriana Honaiser, da Secretaria Municipal de Saúde, e do professor Fernando Henrique Mayer, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, juntamente com as professoras do UNIDEP, Ma. Russélia Vanila Godoy e Ma. Graciela Caroline Gregolin.

As professoras do UNIDEP, Ma. Analice Horn Spinello e Joeci Amorim, ministraram uma oficina com o tema “Prevenção da obesidade infantil: amamentação”; na mesma data, a docente Ma. Graciela Caroline Gregolin também ministrou oficina, com foco na obesidade na primeira infância; e a enfermeira Ana Paula Rodrigues Cardozo finalizou as atividades, falando sobre cuidados com recém-nascidos.
-
-
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, “a interação entre os cursos da Saúde ofertados pelo UNIDEP com a saúde municipal é motivo de orgulho, pois além de contribuirmos intensamente para a prevenção e melhoria da saúde da população, também apoiamos a formação contínua dos profissionais que atuam na rede”, explica.

Aconteceu outra oficina, também sobre prevenção da obesidade infantil, voltada a debater a importância de atividades físicas em espaços sociais e domiciliares, ministrada por acadêmicos do curso de Educação Física, juntamente com o professor Me. Pablo Aurélio Dourado. A professora Ma. Russélia Vanila Godoy falou sobre a mudança comportamental relacionada à obesidade infantil; e as professoras Ma. Graciela Caroline Gregolin e Anelise Jaeger Barancelli versaram sobre a obesidade em todas as faixas etárias.

-
-
Para a coordenadora do Setor de Educação em Saúde, Elys Regina Albani, “a retomada destas temáticas por meio de oficinas dinâmicas e interativas contribuiu para o ensino e aprendizagem, assim a programação obteve uma excelente adesão dos profissionais, em que somos gratos pela parceria com o UNIDEP no desenvolvimento destas atividades formativas”, conta.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Edição: JASB. 
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Bravura: Durante a lua de mel, casal salva bebês de berçário em chamas.

        O casal passavam em frente ao prédio quando viram as chamas. Eles entraram para salvar o bebê.  —  Foto/Reprodução/arquivo pessoal.
 
O casal estava passando pelo local quando viu o prédio em chamas e eles não hesitaram em ajudar. “O instinto tomou conta”, disse ele. “Eu me vi olhando para 15, 20 bebês dormindo, e imediatamente meio que enfileiramos todos e começamos a agarrá-los, colocando-os no berço”, contou. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Saúde com Agente - Confira os Mapas da disciplina produzida pelos Agente Comunitário e de Endemias. 

       Disciplina 9 sugere a criação de um Mapa, dentro da perspectiva de Geoprocessamento.     —  Foto/Reprodução.
 
A atual disciplina do Programa Saúde com Agente pegou a muitos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de surpresa. A dinâmica da formação mudou expressivamente, contudo, os alunos estão dando um verdadeiro show com os mapasVeja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.