Header Ads


A PEC 09 está nas mãos dos Senadores! Saiba quem são eles e quais os seus respectivos estados.

        A PEC 09/2022 agora está nas mãos dos senadores. Chegou a hora de conhecê-los.     —  Foto/Reprodução.
 
A PEC 09 está nas mãos dos Senadores! Saiba quem são eles e quais os seus respectivos estados.
Publicado no JASB em 02.abril.2022.  

Grupos no WhatsApp | Já não é mais novidade que a antiga PEC 22/2011, foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e agora está no Senado Federal como PEC 09/2022. A proposta que poderá garantir os 2 salários mínimos de Piso Nacional, Aposentadoria Especial, entre outras vantagens, agora está nas mãos dos Senadores. 
-
-
Alguns senadores já manifestaram apoio, inclusive, usando as redes sociais para tornar publico o apoio, conforme a página do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil já vem publicando. Aproveite esse momento, acesse o link e siga essa importantíssima ferramenta de informação. 

A relatoria da Proposta de 2 salários ficou sob a responsabilidade do Senador Fernando Collor de Mello, conforme matéria mais abaixo. 

Confira agora quem são os Senadores, seus estados e outras informações:

-
-
-
-
-
-
Dois Salários: O Senador Collor de Mello será o relator da PEC 09 no Senado. Saiba mais!

O Senador da República Fernando Collor de Mello, foi designado para ser o relator da PEC 09/2022. Justamente ele que foi um dos principais articuladores, que intermediou a reunião da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde com presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Fato que foi primordial na aprovação da PEC 22/11, votada em dois turnos na Câmara.

A PEC 09/2022 poderá garantir um Piso Nacional de valor igual a dois salários mínimos aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, Aposentadoria Especial e outros direitos. A proposta é de autoria do deputado Valtenir Pereira.

A indicação do Senador Collor como relator da PEC 09 representa uma importante vitória para CONACS e todos os agentes comunitários e de combate às endemias do país. Segundo análise conjectural, não poderia haver escolha mais favorável. É importante lembrar que o relator tem a prerrogativa de indicar ou não a proposta.

Qual é o papel de um relator?
O relator é um membro da comissão, designado pelo respectivo presidente para elaborar parecer, no prazo de cinco dias úteis, sobre o projeto de lei. O parecer é discutido e votado pela comissão e, se for aprovado, torna-se o parecer dela.
-
-
O que faz um relator?
O relator é o protagonista da fase de proposição e tem como dever apresentar um parecer sobre a questão tratada por aquela comissão. Isso é, ele deve sugerir qual decisão tomar. Esse parecer é o que é votado pela comissão, após ser apresentado e discutido.

Conhecendo a tramitação de uma PEC - Proposta de Emenda à Constituição no Senado Federal

CCJ do Senado:
O Presidente da Câmara mandará a proposta aprovada para o Senado onde tramitará segundo as regras de seu Regimento Interno que é diferente do da Câmara. No Senado, a proposta irá apenas para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), que dará parecer sobre todos os seus aspectos. O Regimento do Senado não distingue admissibilidade e mérito. A comissão tem prazo de 30 dias para dar o parecer.
Para propor emendas, a Comissão deve ter a assinatura de pelo menos um terço do Senado.

Plenário do Senado:
Aprovada na CCJ, a proposta segue diretamente para o plenário, que abre prazo de cinco sessões para discussão. A aprovação também se dá em dois turnos, com votação favorável mínima de 60% dos senadores em cada um dos turnos. São necessário, ma legislatura atual, aprovação de 49 dos 81 senadores. O intervalo entre as votações é de no mínimo cinco dias.
Durante a discussão em segundo turno apenas emendas que não alterem o mérito da proposta poderão ser apresentadas. Outras emendas poderão ser apresentadas durante a discussão da proposta no Plenário em primeiro turno. Essas emendas deverão ser assinadas pelo menos por um terço dos senadores.
-
-
O Senado poderá rejeitar a proposta, propor alterações ou aprová-la integralmente:
Rejeitar a proposta - a PEC é mandada para o arquivo e não poderá mais ser apresentada na mesma Legislatura. Dizemos que está com impedimento constitucional.

Propor alterações - a matéria retornará à Comissão Especial da Câmara para a apreciação das alterações. Volta-se, então, praticamente ao mesmo ponto de partida da tramitação, já que as emendas deverão seguir o mesmo procedimento da proposta original.

Aprová-la integralmente - a Câmara será comunicada e deverá ser convocada sessão do Congresso para a promulgação.

Promulgação:
Caso a PEC que saiu da Câmara não tenha sido alterada pelo Senado, o texto é promulgado em sessão no Congresso pelo Presidente da República e entra, então, em vigor.

-
-
Senador Fernando Collor de Mello usou o Twitter para comentar sobre a PEC.

No dia 29/03, o Senador Collor usou o Twitter para publicar:

"A PEC 22, que garante o pagamento de 2 salários mínimos como piso salarial para agentes comunitários de saúde, chegou ao Senado. A matéria foi renomeada como PEC 9 e encontra-se na CCJ."

E completou na plataforma:

"Como membro da comissão, já trabalho junto aos demais senadores para garantir a aprovação da proposta. Esse é o nosso compromisso com todos os agentes de comunitários de saúde e de combate às endemias de Alagoas e do Brasil."


-
-
Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.


O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

VÍDEO - PEC 22: Conheça agora todos os benefícios que ela proporciona, além dos 2 salários.

       PEC 22 segue para o Senado, após vitória esmagadora na Câmara dos Deputados. A categoria comemora em todo o Brasil.     —  Foto/Reprodução.
 
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, além do Piso Salarial Nacional em valor de 2 salários mínimos, garante uma série de benefícios aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. São vantagens que a grande maioria dos quase 400 mil agentes desconhecem.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.