Header Ads


VITÓRIA HISTÓRICA: Decisão garante o Piso Salarial e retroativos a Agentes Comunitários e Endemias em Maceió.

           Tribunal de Justiça de Alagoas, localizado no centro de Maceió.   —  Foto/Reprodução/Caio Loureiro/TJ.
 
VITÓRIA HISTÓRICA: Decisão garante o Piso Salarial e retroativos a Agentes Comunitários e Endemias em Maceió.
Publicado no JASB em 24.julho.2025. Atualizado em 25.julho.2025.

WhatsApp: Canal JASB A luta judicial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Maceió terminou com uma vitória histórica. 
--
--ad5
Justiça confirma Piso e Retroativos para ACS e ACE de Maceió

O Tribunal de Justiça de Alagoas confirmou, em decisão definitiva, o direito ao piso salarial nacional e ao pagamento dos retroativos devidos desde a entrada em vigor da Lei Federal nº 12.994/2014. 

A decisão também considera a Emenda Constitucional 120/2022, que fortaleceu esse direito. A sentença transitou em julgado no dia 17 de julho de 2025, sem qualquer novo recurso por parte do município.

A luta da categoria garantiu direitos por meio de ação coletiva

A ação foi solicitada pelos agentes através do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS/AL) e, com o trânsito em julgado, tornou-se imutável. 
--
-ad3
A Prefeitura de Maceió está agora judicialmente obrigada a aplicar o piso salarial a todos os trabalhadores abrangidos pela ação, além de pagar os valores retroativos acumulados desde junho de 2014. 

A assessoria jurídica do sindicato reforçou que não há mais qualquer possibilidade de recurso, e que a cobrança da execução será feita de forma imediata.


Paridade salarial entre ACS e ACE também foi garantida

Além do reconhecimento do piso, a decisão também reafirma a paridade entre ACS e ACE, conforme previsto no artigo 9º-G, inciso I, da Lei nº 11.350/2006
-
-G
Tal situação significa que ambas as categorias devem receber exatamente o mesmo valor de vencimento, sem distinção entre os cargos. Esse entendimento elimina brechas para distorções salariais e garante tratamento isonômico entre os profissionais, como determina a legislação federal.


STF já havia validado a aplicação do piso nacional

A base legal da decisão inclui o julgamento do Tema 1.132 do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a constitucionalidade da aplicação do piso aos servidores estatutários, sem necessidade de regulamentação local. Ou seja, todos os municípios do país — inclusive Maceió — estão obrigados a cumprir a legislação federal, independentemente do regime jurídico adotado ou da existência de leis municipais específicas sobre o tema.
--
-ad52
Vitória fortalece o sindicato e valoriza a categoria

Outro ponto importante foi o reconhecimento da legitimidade do SINDAS/AL para representar toda a categoria, sem necessidade de autorização individual dos agentes. Segundo o diretor Mauricio Sarmento, essa conquista é resultado da união, persistência e força coletiva da classe

Ele afirmou que o sindicato vai agir imediatamente para que os valores sejam pagos com urgência. A decisão representa um avanço sólido na valorização dos profissionais da saúde, ao garantir que direitos constitucionais não sejam ignorados pelos municípios.

Acompanhe tudo o que ocorre com a sua categorias, por meio das Mídias Sociais do JASB. Acesse agora


Fonte: JASB com informações do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad9
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.