Header Ads


Orientações da Atividade Presencial da Disciplina 19 - Mais Saúde com Agente.

           Orientações para a Atividade Presencial da Disciplina 19.   —  Foto/Reprodução.
 
Orientações da Atividade Presencial da Disciplina 19 - Mais Saúde com Agente.
Publicado no JASB em 11.junho.2025.  Atualizado em 13.junho.2025.

WhatsApp: Canal JASB | Orientações de Atividade Presencial para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
--
--ad5
Abaixo trouxemos três exemplos de Plano de Atividade Educativa com integração entre o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Agente de Combate às Endemias (ACE), conforme orientações do Anexo 1 (Disponível nos Materiais Complementares da Atividade 19). As propostas buscam fortalecer a educação em saúde de forma articulada, participativa e contextualizada, valorizando saberes e experiências da comunidade.

1. TEMA: Prevenção de doenças infecciosas através da higiene e eliminação de criadouros

Ciclo de vida: Adultos

Data: Definir Data

Horário: 14h às 15h30 (Exemplo)

Público: Moradores do bairro Tal

Local: Definir Local.

Hora

Atividade

Objetivo

Materiais

Responsável

14:00 – 14:10

Acolhimento com roda de conversa e apresentação da equipe

Criar um ambiente receptivo e apresentar a proposta

Círculo de cadeiras, crachás, chá de boas-vindas

ACS

14:10 – 14:30

Exposição dialogada sobre higiene pessoal e ambiental

Promover reflexão sobre cuidados com higiene e limpeza

Cartazes ilustrativos, kit de limpeza

ACS

14:30 – 14:50

Demonstração prática de identificação de focos do Aedes aegypti

Ensinar como identificar e eliminar criadouros em casa

Miniaturas de criadouros, larvas em álcool (ou imagens), maquete

ACE

14:50 – 15:10

Dinâmica em grupo: “Minha casa segura”

Estimular aplicação prática dos conhecimentos adquiridos

Folhas de papel, canetas, prêmios simbólicos

ACS e ACE

15:10 – 15:30

Avaliação com mural participativo

Avaliar o aprendizado e acolher sugestões

Cartões coloridos e cartolina para colar

ACS

-G
-
-G
2. TEMA: Cuidados com a água e prevenção de doenças de veiculação hídrica

Ciclo de vida: Famílias (crianças e responsáveis)

Data: Definir data

Horário: 09h às 10h30 (Exemplo)

Local: Escola Municipal (Exemplo)

Hora

Atividade

Objetivo

Materiais

Responsável

09:00 – 09:10

Acolhimento com dinâmica de boas-vindas com as crianças

Estimular vínculo e envolvimento da família

Música infantil, bexigas, cartazes com frases

ACS

09:10 – 09:30

Palestra interativa: “Água limpa, vida saudável”

Discutir riscos do consumo de água contaminada

Slides, imagens de doenças, filtros, maquete de caixa d'água

ACS

09:30 – 09:50

Demonstração prática: “Como limpar e vedar caixas d’água”

Ensinar boas práticas para evitar contaminações e criadouros

Caixa d’água modelo, escova, pano, tampas

ACE

09:50 – 10:10

Oficina educativa com pais e filhos: “Construindo o lar ideal”

Reforçar ações de cuidado ambiental e prevenção em família

Papel pardo, canetinhas, figuras de revistas

ACS e ACE

10:10 – 10:30

Avaliação com jogo de perguntas e respostas

Avaliar compreensão do conteúdo de forma lúdica

Quadro branco, cartões com perguntas

ACS

--
-ad3
3. TEMA: Saúde mental, bem-estar e ambiente saudável

Ciclo de vida: Adolescentes e jovens (14 a 20 anos)

Data: Definir Data

Horário: 15h às 16h30(Exemplo)

Local: Salão da associação de moradores(Exemplo)

Hora

Atividade

Objetivo

Materiais

Responsável

15:00 – 15:10

Roda de abertura com dinâmica de escuta

Criar ambiente de escuta, vínculo e acolhimento

Papel para escrita anônima, mural “como estou me sentindo hoje”

ACS

15:10 – 15:30

Conversa sobre saúde mental, estresse e autocuidado

Refletir sobre fatores emocionais e suas relações com a saúde

Slides ou imagens, depoimentos gravados de jovens

ACS

15:30 – 15:50

Atividade: “Meu espaço saudável” (análise de ambientes públicos)

Relacionar saúde emocional com ambiente limpo e seguro

Fotos da comunidade, impressas ou em tablet/celular

ACE

15:50 – 16:10

Oficina criativa: pintura livre ou cartaz coletivo

Estimular expressão artística sobre bem-estar e ambiente

Tintas, pincéis, cartolinas, revistas

ACS e ACE

16:10 – 16:30

Avaliação participativa com perguntas abertas

Coletar opiniões e sugestões dos participantes

Papel, caixinha de sugestões, frases de incentivo

ACS

--
-ad52
Essas atividades integradas:

Valorizam a ação conjunta entre ACS e ACE, promovendo educação popular em saúde.
Favorecem aprendizado prático e crítico por meio de dinâmicas, oficinas e rodas de conversa.

Buscam envolver os participantes como sujeitos ativos no cuidado de si e do ambiente.

Fonte: JASB com informações do Conasems.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
Tecnologia do Blogger.