Header Ads


Agentes comunitários de saúde e visitadores do Programa Criança Feliz participam de capacitação.

        Capacitação iniciou no auditório do Restaurante Popular em Santarém.   —  Foto/Reprodução/PMS.
 
Agentes comunitários de saúde e visitadores do Programa Criança Feliz participam de capacitação.
Publicado no JASB em 16.novembro.2022.        

Grupos no WhatsApp Capacitação é promovida pela Prefeitura de Santarém e Unicef com foco em ações de prevenção e promoção.
-
-
Começou na quinta (3) e seguiu até a sexta (4) no auditório do Restaurante Popular, em Santarém, oeste do Pará, capacitação para agentes comunitários de saúde (ACS) e visitadores do Programa Criança Feliz, que atendem população indígena refugiada e migrante Warao, com foco em ações comunitárias.

O objetivo é assegurar o atendimento às necessidades básicas de crianças e adolescentes em situação de migração e refúgio no município. O tema da capacitação é: Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI.

A capacitação é ministrada pela enfermeira Perla Katheleen Valente Corrêa, e aborda ações de prevenção e promoção, consulta e o cumprimento das recomendações de tratamento para as crianças indígenas, migrantes e refugiadas.

"Essa é uma das atividades do selo Unicef no município, com o intuito de atualizar os profissionais que estão na linha de frente de atendimento às crianças indígenas e refugiadas, para promover uma melhor atenção a essa população que precisa de cuidados de forma integral", explicou a enfermeira.
-
-
São parcerias na capacitação as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Saúde (Semsa), juntamente com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Para Janete Sousa, agente de saúde da estratégia em saúde do bairro Matinha, a capacitação é importante principalmente por conta da comunicação entre os agentes e os indígenas.

"A nossa dificuldade é a linguagem, entender o que eles falam porque as vezes nos nao entendemos ele nem eles entendem a gente. e essa capacitação hoje vem nos ajudar a aprender e ter conhecimento para passarmos pra eles". explicou.

Por G1 Santarém e Região — PA

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

-
-
Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Bravura: Durante a lua de mel, casal salva bebês de berçário em chamas.

        O casal passavam em frente ao prédio quando viram as chamas. Eles entraram para salvar o bebê.  —  Foto/Reprodução/arquivo pessoal.
 
O casal estava passando pelo local quando viu o prédio em chamas e eles não hesitaram em ajudar. “O instinto tomou conta”, disse ele. “Eu me vi olhando para 15, 20 bebês dormindo, e imediatamente meio que enfileiramos todos e começamos a agarrá-los, colocando-os no berço”, contou. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Previne Brasil: resultado de desempenho do 2º quadrimestre já está disponível
        Previne Brasil, programa de financiamento da APS.     —  Foto/Reprodução.
 
Acada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022. Veja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.