Header Ads


Portaria 10.205/26: Ministério da Saúde cria incentivo para vacinação escolar em 2026.

           Nova portaria do Ministério da Saúde em 2026.   —  Foto/Reprodução/MS.
 
Portaria 10.205/26: Ministério da Saúde cria incentivo para vacinação escolar em 2026.
Publicado no JASB em 13.fevereiro.2026. Atualizado em 14.fevereiro.2026.

WhatsApp: Rede do JASB O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 10.205, de 5 de fevereiro de 2026, no Diário Oficial da União, que estabelece um incentivo financeiro de custeio, excepcional e temporário, para fortalecer ações de vacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de 2026.
--
-ad3
💉 🏫 Prioridade na vacinação nas escolas

A medida destina recursos a diversas estratégias de imunização, com foco principal na vacinação nas escolas públicas ou que recebem recursos públicos, especialmente entre crianças da educação infantil e alunos do ensino fundamental. 

Tal iniciativa também busca ampliar a cobertura vacinal entre estudantes e reduzir lacunas na proteção.

👶 📌 Ações complementares incluídas no incentivo

Além da vacinação nas escolas, a portaria lista outras ações financiáveis: atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, vacinação contra a influenza e intensificação das atividades diante de riscos epidemiológicos que possam impactar a imunização.
--
-ad3
📆 📍 Diretrizes e calendário de execução

As ações financiadas devem observar o Calendário Nacional de Vacinação e seguir as normas do Programa Nacional de Imunizações, alinhando as iniciativas aos objetivos de ampliar o acesso à vacinação e reduzir o número de não vacinados no país.


💰 📊 Repasses financeiros para estados e municípios

Os valores serão transferidos em parcela única pelo Fundo Nacional de Saúde aos fundos de saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal. A execução dos recursos será monitorada e deve constar nos instrumentos de planejamento e gestão locais.

📈 🚨 Objetivos com o incentivo

Segundo a portaria, os objetivos centrais das ações são melhorar os indicadores de cobertura vacinal e reduzir o número de pessoas sem esquema vacinal atualizado, em especial entre crianças e adolescentes.
--
-ad3
📋 📍 Prestação de contas e fiscalização

Os entes federativos que receberem os recursos deverão comprovar a aplicação por meio de relatórios de gestão e cumprir requisitos legais e técnicos. O não cumprimento das regras pode implicar sanções previstas pela legislação federal vigente.

O não cumprimento das regras poderá resultar na aplicação das sanções previstas na Lei Complementar nº 141/2012, no Decreto nº 7.827/2012 e na Portaria GM/MS nº 885/2021.

Saiba mais detalhes sobre os valores repassados aos Municípios e Estados, conforme a Portaria GM/MS Nº 10.205.
salário dos agentes de saúde 2026, jasb, ifa acs, ifa ace, ifa ace 2025, ifa acs 2025

--
-ad3
Fonte: JASB com informações do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.