Anvisa: aprovação da vacina do Butantan contra a dengue.
Essa vacina será muito importante para o Brasil e demais países tropicais, que sofrem com as epidemias de dengue desde o século 16. — Foto/Reprodução/TV Brasil.Anvisa: aprovação da vacina do Butantan contra a dengue.
WhatsApp: Rede do JASB | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na sexta-feira (7) que a análise da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan está em fase final.
--
--ad5
🌐 Processo prioritário
O diretor da agência, Daniel Pereira, afirmou que o imunizante é considerado um processo prioritário e que a expectativa é concluir a avaliação até a primeira quinzena de novembro.
Segundo Pereira, na semana passada houve uma reunião com o comitê de especialistas para esclarecer dúvidas sobre a vacina.
🧪 Discussão técnica intensa
Ele destacou que a análise exigiu “muitas horas de discussão técnica” com apoio de especialistas externos. Até o momento, não há solicitações de registro de outros imunizantes contra a dengue por parte de laboratórios concorrentes.
-
-G
🤖 Uso de inteligência artificial
Durante a coletiva, a Anvisa também anunciou medidas para acelerar a fila de aprovação de medicamentos sintéticos e produtos biológicos. Entre elas, está o uso de ferramentas de inteligência artificial, que podem reduzir em até 50% o tempo de análise.
O presidente da agência, Leandro Safatle, explicou que o número de pedidos cresce cerca de 10% ao ano, o que tem prolongado os prazos, chegando a até três anos em alguns casos.
VEJA TAMBÉM:
📊 Fila de registros
Atualmente, a Anvisa tem cerca de 1,1 mil medicamentos sintéticos e 100 produtos biológicos aguardando análise. Com a adoção das novas ferramentas, a meta é que até dezembro de 2026 todos os processos sejam concluídos dentro do prazo legal de um ano.
Safatle reforçou que já existe uma área específica dentro da agência dedicada ao desenvolvimento de soluções em inteligência artificial.
--
-ad3
💵 Investimento do governo
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um aporte de R$ 25 milhões para ampliar o uso de inteligência artificial na Anvisa.
Em vídeo gravado durante reunião com ministros da saúde do G20, na África do Sul, Padilha destacou que acelerar os registros é essencial para atrair investimentos em inovação e garantir que novos medicamentos cheguem mais rápido à população.
🌍 Parcerias internacionais
Padilha também informou a criação de um comitê de acompanhamento para monitorar o plano de aceleração das análises. Além disso, anunciou parcerias com empresas da África do Sul e da Indonésia para impulsionar a produção de vacinas contra a tuberculose no Brasil.
Matérias Bônus:
--
-ad9
Fonte: JASB com informações da Agência Brasil.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!



Faça o seu comentário aqui!