Header Ads


URGENTE: Aposentadoria Especial para Agentes Comunitários e de Endemias vira destaque destaque.

        Pauta urgente: aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.   —  Fotomontagem JASB/Reprodução.
 
URGENTE: Aposentadoria Especial para Agentes Comunitários e de Endemias vira destaque destaque.
Publicado no JASB em 27.fevereiro.2024. Atualizado em 01.março.2024.

Grupos no WhatsApp A Câmara analisa uma proposta que estabelece aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
-
-
Entrevista da Rádio Câmara  

Esses profissionais têm uma atuação relevante no combate à dengue. O País se aproxima de um milhão de casos prováveis da doença, e contabiliza quase 200 mortes confirmadas e mais de 600 em investigação. 

Fatores que fortalecem a pauta dos agentes 

O médico infectologista José David Urbaez Brito, presidente da Sociedade de Infectologia de Brasília aponta os principais problemas que têm contribuído para a epidemia de dengue, inclusive a falta desses profissionais. 

        O trabalha dos  agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde é fundamental para a população do país.   —  Foto/Reprodução.

O papel dos Agentes de Saúde

“Tem situações da ordem de organização dos serviços, os importantes componentes, como são o pessoal que se dedica à visitação das casas, que são os agentes comunitários de saúde, as equipes estão bastante desfalcadas. Você tem problemas muito importantes na parte da vigilância epidemiológica e, finalmente, um regime chuvoso, que também veio junto com alterações climáticas de temperatura que promovem uma proliferação intensa do vetor.”
-
-
A garantia da aposentadoria especial

De acordo com o deputado Zé Neto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, é preciso encontrar um meio de garantir a aposentadoria especial desses profissionais sem prejudicar as contas do governo.  

O destaque da PEC 14/21

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC 14/21) estabelece, entre outros pontos, que União, estados e municípios devem compor o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, que tratará dos direitos, serviços e ações, da regulamentação do vínculo empregatício junto ao gestor local do SUS, da remuneração, da aposentadoria e pensão, da saúde e assistência.

25 anos de trabalho

Também prevê que o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias que comprovar atuação por 25 anos exclusivamente no efetivo exercício das suas funções de campo e nas unidades de saúde da atenção básica ou da vigilância epidemiológica e ambiental em atividades relacionadas às suas funções, terá direito à aposentadoria especial e a pensão de forma integral e paritária. 
-
-
Valorização da categoria e aposentadoria 

Segundo Zé Neto, é preciso que os representantes dos agente “se debrucem” com o Executivo para encontrar soluções para a valorização da categoria, entre elas a questão da aposentadoria especial.

        É fundamental que o trabalho dos Agentes seja valorizado de forma prática, reconhecendo a importância de uma Aposentadoria digna.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Rio Verde.

Aposentadoria exclusiva 

“A gente tem que fazer essa aposentadoria especial vigorar de tal forma que seja uma categoria com uma espécie de cargo em extinção, apara essa categoria sem abrir para as outras. Se você abre para todas as categorias esse benefício que já foi estabelecido na norma constitucional para o agente comunitário de endemias, é óbvio que o Ministério da Previdência não tem caixa para pagar.”
-
-
Zé Neto também apontou outras necessidades, como garantia do vale transporte, estruturação do trabalho e proteção durante o exercício da função. 

Assista ao vídeo com a transmissão da Rádio Câmara:



As informações são do Portal da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes..

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

-
-
****************************************************
Tribunal do Trabalho julga Insalubridade da EC 120 a favor dos Agentes de Saúde (ACS/ACE).  
        Posicionamento do TRT-SC pode beneficiar aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o país com a unificação do julgado.   —  Foto/Reprodução/TRT-SC.
 
Publicado no JASB em 25.fevereiro.2024.Atualizado em 27.fevereiro.2024. 

Grupos no WhatsApp | Estamos diante de uma situação de grande relevância para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o país, em face da possibilidade de unificação do julgado do TRT-SC.

Direito dos agentes em debate

A grande expectativa relacionada aos resultados da sessão em questão remete a definição da situação, quanto ao direito dos agentes.

Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs)

Os desembargadores estão prontos para deliberar sobre dois Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs), marcados para próxima segunda-feira (26/2), na sede do tribunal, em Florianópolis.

Embora o julgamento esteja ocorrendo no Estado de Santa Catarina, contudo, a repercussão dele abre as portas para definição da situação do julgado para todo o país.
-
-
Reinício dos julgamentos e expectativas

Apesar de ser a primeira sessão do Pleno neste ano, os 17 desembargadores já retomaram os julgamentos em janeiro, com as sessões das turmas recursais. Há grande expectativa em torno dos resultados desta sessão, pois ela abordará questões vitais relacionadas aos direitos dos trabalhadores.

Pagamento do adicional de insalubridade para os agentes

Um dos principais pontos em discussão envolve o pagamento do adicional de insalubridade para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Este tema ganhou destaque devido à Emenda Constitucional (EC) nº 120/2022, que introduziu o §10º ao artigo 198 da Constituição Federal, garantindo esse adicional devido aos riscos associados às funções desempenhadas por esses profissionais.

Autoaplicabilidade da Lei ou necessidade de regulamentação

O Tribunal Pleno analisará se a aplicação do adicional é automática ou se requer regulamentação específica. Essa discussão é fundamental para determinar se os Agentes Comunitários e de  Combate às Endemias têm direito imediato ao adicional ou se isso depende de ações adicionais por parte do órgão competente do Poder Executivo, juntamente com uma avaliação técnica dos riscos aos quais estão expostos.
-
-
Envolvimento das Instituições 

Todas as instituições que representam os agentes precisam ficar atentas ao que está ocorrendo no TRT-SC. Esse momento é requer a devida valorização, sabendo-se que o julgamento pode ser favorável aos Agentes de Saúde (ACS/ACE), contudo, não deixa de existir a possível do resultado colocar esses servidores da saúde em situação delica. 

        Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução/TRT-SC

O momento é favorável aos ACS/ACE 

"Particularmente, em meio a tudo o que estamos vivenciando nesse momento, considerando a situação de emergência da saúde pública brasileira, diante do grande número de pessoas enfermam, afetadas pela dengue, inclusive, com casos de óbitos, que se elevam cada vez mais a cada dia, não acredito que o TRT-SC assuma um posicionamento antagônico à necessidade de garantir o Incentivo Adicional de Insalubridade. Antes, creio que há uma tendência de avançarmos ainda mais na garantia desse direito constitucional, comentou Samuel Camêlo, editor do JASB, graduado em direito.
-
-
O julgamento do STF e o do TRT-SC

A situação que envolve o TRT-SC, nos faz lembrar sobre o julgamento do Piso Salarial Nacional pelo STF - Supremo Tribunal Federal. O resultado do julgamento em tela foi favorável aos Agentes de todo o país, em sua plenitude. Apesar da tensão gerada com toda a tramitação do julgamento, a vitória se consolidou. 

Importância da definição da Tese Jurídica

Uma vez estabelecida a tese jurídica, ela se torna um ponto de referência para casos futuros relacionados ao mesmo assunto. Isso significa que todas as decisões judiciais subsequentes devem considerar essa tese como base, promovendo consistência e equidade na aplicação da lei trabalhista.

Portas abertas

Nesse ano teremos eleições municipais, no caso, envolvendo vereadores e prefeitos de todo o Brasil. No caso, trata-se de gestores municipais e legislativo de 5.570 cidades. São eleições muito importantes para todos os partidos políticos do país, considerando que os vereadores e prefeitos representam as bases dos candidatos à presidência, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado, além dos governos estaduais. Em face do elevado contingente que os  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam, a possibilidade pressão sobre os partidos cria uma grande janela favorável à aprovação das pautas que tramitam em Brasília. 
-
-
O papel do Governo Federal em resposta a grande vitória do 1º lugar dos ACS/ACE no PPA Participativo

O papel do Governo Federal, em relação as pautas dos agentes comunitários e de combate às endemias (após essa grande vitória de quase 100 mil votos) é ouvir a representação dos quase 400 mil agentes, no caso, a CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e buscar meios de viabilizar a aprovação de todas as pautas, que lhes serão apresentadas. O Governo poderá fazer a articulação  junto ao Congresso Nacional, além de garantir o orçamento financeiro necessário para que não ocorra problemas de ordem econômica. 

O Governo Federal deve ter o compromisso de atender as demandas das duas categorias que mais colocou voto no PPA Participativo, dentre os números astronômicos de participantes

         O presidente Lula terá nas mãos todas as pautas dos agentes comunitários e de combate às endemias. Caberá a ele viabilizar os meios para garantir a aprovação de cada uma delas diante do Congresso Nacional. — Imagem/Reprodução/Ricardo Stuckert/PR.

Mais de um milhão e meio de participantes

Os ACS/ACE conseguiram se manter na primeira posição por quase duas semanas, mesmo com o envolvimento de mais de um milhão e meio de pessoas, sem falar que foram 5.872 propostas apresentadas no aplicativo do Governo Federal. Apesar de tudo isso, a proposta indicada pela CONACS e apoiada pelos Agentes de Saúde se manteve em primeiro lugar, até o encerramento da votação.

Pautas que a CONACS pactuou com a categoria em colocar na mesa do presidente da república:

— Continuação do Curso Técnico para os ACS/ACE que ainda não fizeram;

 — Três Salários para os agentes com formação técnica (como ACS/ACE ou outra área da saúde), ou formação superior;

 — Insalubridade em grau máximo, ou seja, em 40%, tanto para os ACS quanto para os ACE;

 — Desprecarização dos vínculos, ou seja, viabilizar meios para que os agentes que estão em contratação precária (contrato temporário ou qualquer outra forma que não ofereça estabilidade) sejam efetivados; 

 — Aposentadoria Especial  elaborada pela CONACS.
-
-
Uma lição que aprendemos

Além de termos em nossa bagagem a experiência de ter criado 3 Emendas Constitucionais, além de inúmeras Leis Federais, agora temos mais uma, ou seja, a de participarmos de uma ação do Governo Federal, lançada para todo o país e, felizmente, conseguirmos estabelecer a mais expressiva votação no Plano Plurianual Participativo

Fazendo história em meio a gigantes

O grande detalhe é que essa foi a primeira vez que o Governo Federal realizou algo do tipo. E ficará na história os resultados obtidos por meio da Mobilização Nacional dos ACS/ACE. Não só os colegas do seguimento saúde tiveram a oportunidade de contemplar tal feito, mas, as demais categorias profissionais que estiveram envolvidas na votação do PPA.

Resultado final

Agora é aguardar os resultados que se seguirão como consequência da votação. Cada ACS e ACE fez o seu papel, trabalhou duramente para garantir o excelente resultado de quase 100 votos votos. Agora, cabe ao Governo Federal fazer a parte dele. E não adianta os "negativistas" virem afirmar que não é bem assim ou contar qualquer outra "estória," porque não será aceita.


As informações são do Portal TRT12-SC.

Edição Geral: JASB.
--
-1
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


****************************************************

Conheça as cidades que distribuíram motocicletas aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. 

        Várias cidades estão garantindo a entrega de Motos para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias trabalharem.   —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 18.fevereiro.2024. Atualizado em 25.fevereiro.2024.

Grupos no WhatsApp | Nesta publicação, estamos disponibilizando uma série de matérias relacionados a casos de municípios que entregaram motocicletas ou bicicletas novas aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Saiba como proceder para que a sua cidade siga o exemplo, observando os casos descritos aqui.
-
-
Além desta matéria, disponibilizamos várias outras relacionados a casos de cidades que entregaram motocicletas ou bicicletas zero quilômetros aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Leia esta matéria e analise as demais, saiba como proceder para que a sua cidade também estre na lista das cidades que estão entregando os citados veículos aos seus Agentes. 

1º caso A: Motos: Agentes Comunitários de Saúde recebem motos para facilitar as visitas. 

        Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias estão recebendo motos em várias cidades.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Ilha Comprida.
 
Publicado no JASB em 24.fevereiro.2024. Atualizado em 25.fevereiro.2024.

Grupos no WhatsApp Para facilitar as visitas domiciliares.
-
-
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Ilha Comprida receberam motocicletas novas para tornar suas visitas domiciliares mais confortáveis e ágeis.

Entrega de novas Motos

Na manhã de quinta-feira, dia 22/02, na Prefeitura da Ilha Comprida, dezenove motocicletas novas e capacetes foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). 

        Os Agentes Comunitários de Saúde em suas novas ferramentas de trabalho.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Ilha Comprida.

Cerimônia de entrega 

A cerimônia contou com a presença do prefeito, vice-prefeita, articuladora regional de atenção básica da DRS XII, vereadores, secretária municipal de saúde e outras autoridades. Essas motos novas visam proporcionar mais conforto aos ACS e agilizar suas visitas, especialmente às áreas mais distantes da Ilha, tornando a Ilha Comprida o único município da região a fornecer motocicletas para os ACS.
-
-
Reconhecimento ao trabalho dos ACS

O prefeito da Ilha Comprida destacou a relevância do trabalho dos ACS, que são os primeiros profissionais a adentrarem os lares das pessoas, promovendo saúde, prevenindo doenças e oferecendo apoio em suas necessidades. Ele enfatizou que os ACS são fundamentais na engrenagem da saúde local.

Benefícios do uso das Motos durante as visitas

Maria Alonso, articuladora regional de atenção básica da DRS XII, elogiou o trabalho dos ACS, reconhecendo a importância crucial de suas atividades na promoção da saúde da comunidade. Ela salientou que além de agilizar o atendimento, as novas motos também contribuirão para reduzir o cansaço dos agentes, especialmente em deslocamentos muitas vezes realizados a pé, enfrentando condições climáticas adversas como calor e chuva.

        "As novas motos melhorarão significativamente as condições de transporte para as casas (...), disse a ACS Silvia Regina.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Ilha Comprida.

Uma grande diferença no trabalho dos ACS

A presidente do FSS elogiou a responsabilidade dos ACS em promover a saúde e prestar assistência às necessidades básicas da população, utilizando as redes de apoio do município. A secretária de saúde da Ilha Comprida destacou que as novas motocicletas farão uma grande diferença no trabalho dos ACS, especialmente nas áreas mais remotas da ilha.
-
-
Depoimentos dos ACS

Silvia Regina Chechi Jesus Gutierres, uma das ACS beneficiadas, afirmou que as novas motos melhorarão significativamente as condições de transporte para as casas nas áreas Sul da Ilha, onde ela realiza suas visitas. Ela ressaltou que agora será possível aumentar em até 80% o número de visitas, proporcionando maior conforto aos pacientes, muitos dos quais são idosos e hipertensos.

        As motos representam melhor produtividade para os ACS.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Ilha Comprida.

Um grande aumento na eficiência no trabalho

Eduarda Xavier, outra ACS, relatou que muitas vezes precisava fazer o trajeto de visitas a pé na área de Pedrinhas. Com a chegada das novas motocicletas, ela prevê um grande aumento na eficiência de seu trabalho. Com treze anos de experiência como ACS, Eduarda ressaltou a importância do vínculo criado com as pessoas durante as visitas, destacando que esse trabalho é essencial para a promoção da saúde na comunidade.

Investimento na melhoria das condições de trabalho

A entrega de motocicletas novas aos Agentes Comunitários de Saúde da Ilha Comprida representa um importante investimento na melhoria das condições de trabalho desses profissionais e na qualidade dos serviços de saúde prestados à população local.

-
-
Outras fotos:



As informações são do Portal da Prefeitura de Ilha Comprida.

Edição Geral: JASB.
--
- 2
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


****************************************************

1º caso B: Emenda de R$ 1,5 milhão garante Motocicletas novas para Agentes de Saúde em cidade de Rondônia.  

          Emenda de R$ 1,5 milhão garante Motos novas para Agentes de Saúde.   —  Foto ilustrativa/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 14.fevereiro.2024. Atualizado em 17.fevereiro.2024.

Grupos no WhatsApp | A cada dia temos novas informações de diversas cidades  que estão avançando com a garantia de Emendas, nesse caso, uma Emenda garante R$ 1,5 milhão na aquisição de novas Motos para Agentes de Saúde em Ji-Paraná. Veja outras cidades que também garantiram motocicletas para seus agentes, logo abaixo desta matéria.
-
-
Agentes receberão as Motocicletas zero quilômetro

A cidade de Ji-Paraná-RO está prestes a dar um passo significativo no setor da saúde com a chegada de novas motocicletas para os agentes comunitários de saúde. Esse investimento, proveniente de uma emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia de Jesus trará benefícios importantes para a comunidade, tanto na zona urbana quanto na rural.

          Deputada estadual Cláudia de Jesus.   —  Foto/Reprodução.

Investimento em Ji-Paraná

A chegada das novas motocicletas representa um investimento significativo na infraestrutura de saúde de Ji-Paraná. Essa iniciativa visa melhorar o acesso aos serviços de saúde, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso. 
-
-
Valor já foi pago à prefeitura 

O valor da emenda parlamentar é de R$ 1,5 milhão, que já foi pago à prefeitura. Investimento da deputada estadual Cláudia de Jesus que deverão ser utilizados para aquisição de motos para Agentes comunitários de Saúde em Ji-Paraná. Portanto, agentes fiquem atentos e cobrem!

          Ji-Paraná.   —  Foto/Reprodução.

Benefícios das Motocicletas

As novas motocicletas proporcionarão maior mobilidade aos agentes comunitários, permitindo que eles alcancem mais rapidamente as famílias que necessitam de atendimento. Isso contribuirá para uma resposta mais ágil às demandas de saúde da comunidade.
-
-


As informações são do Portal da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Edição Geral: JASB.
--
-3 
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


****************************************************

1º caso: Prefeitura entrega Motocicletas para Agentes de Saúde

Uma parceria entre a gestão de Rolim de Moura garantiu a entrega de motos Motocicletas para ACS - agentes comunitários de saúde (veja o vídeo mais abaixo).

Uma parceria transformadora

A cidade de Rolim de Moura, localizada em Rondônia, está celebrando uma parceria transformadora entre o Governo Estadual e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Essa colaboração resultou na aquisição de 29 motocicletas destinadas aos valorosos agentes comunitários da região. 

Melhores condições de trabalho

Segundo a gestão municipalista, a iniciativa está melhorando as condições de trabalho dos agentes que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde nas comunidades.

Um exemplo para outros municípios

A parceria entre o Governo de Rondônia e a SESAU é um exemplo notável de como a colaboração institucional pode beneficiar diretamente a população. Ao unir esforços, essas entidades puderam atender às necessidades dos ACS em Rolim de Moura, fornecendo-lhes recursos essenciais para o desempenho de suas funções.
-
-
Novas Motocicletas

As novas motocicletas representam um avanço significativo para os ACS, pois proporcionam maior mobilidade e eficiência no deslocamento entre as comunidades. Isso permite que eles atendam a um maior número de pessoas e respondam mais prontamente às necessidades de saúde da população.

        Cidade de Rolim de Moura, localizada em Rondônia.   —  Foto/Reprodução.

Mais qualidade na cobertura de Saúde

Com as novas motocicletas, espera-se uma melhoria significativa na cobertura de saúde em Rolim de Moura. Os ACS poderão alcançar áreas remotas e de difícil acesso com mais facilidade, garantindo que nenhum cidadão seja deixado para trás quando se trata de cuidados de saúde.

Maior produtividade nas visitas domiciliares

As visitas domiciliares são uma parte essencial do trabalho dos ACS, permitindo que eles identifiquem e abordem questões de saúde em um nível individualizado. Com as motocicletas, essas visitas se tornarão mais frequentes e eficazes, contribuindo para a prevenção e o controle de doenças.
-
-
Eficiência e Agilidade 

A mobilidade proporcionada pelas motocicletas resultará em ações mais eficientes e ágeis por parte dos ACS. Eles poderão responder rapidamente a emergências de saúde, realizar campanhas de vacinação e oferecer suporte às comunidades de forma mais eficaz.

Emenda Parlamentar e contrapartida do município

A aquisição das motocicletas foi possível graças a uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Alex Redano. O Município contribuiu com uma contrapartida financeira. Essas motocicletas foram adquiridas com recursos de uma emenda parlamentar do Dep. Estadual Alex Redano, no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), a pedido do Vereador Cidinei da 200 e uma contrapartida do Município de R$ 71.200,00 (setenta e um mil e duzentos reais).  .

Confira o Vídeo Anunciado pela Prefeitura:



As informações são da Prefeitura de Rolim de Moura.
--
- 4
Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


****************************************************

Emenda de R$ 1,5 milhão garante Motocicletas novas para Agentes de Saúde em cidade de Rondônia. 

          Emenda de R$ 1,5 milhão garante Motos novas para Agentes de Saúde.   —  Foto ilustrativa/Reprodução.
  
Publicado no JASB em 14.fevereiro.2024. Atualizado em 15.fevereiro.2024.

Grupos no WhatsApp | A cada dia temos novas informações de diversas cidades  que estão avançando com a garantia de Emendas, nesse caso, uma Emenda garante R$ 1,5 milhão na aquisição de novas Motos para Agentes de Saúde em Ji-Paraná. Veja outras cidades que também garantiram motocicletas para seus agentes, logo abaixo desta matéria.
-
-
Agentes receberão as Motocicletas zero quilômetro

A cidade de Ji-Paraná-RO está prestes a dar um passo significativo no setor da saúde com a chegada de novas motocicletas para os agentes comunitários de saúde. Esse investimento, proveniente de uma emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia de Jesus trará benefícios importantes para a comunidade, tanto na zona urbana quanto na rural.

          Deputada estadual Cláudia de Jesus.   —  Foto/Reprodução.

Investimento em Ji-Paraná

A chegada das novas motocicletas representa um investimento significativo na infraestrutura de saúde de Ji-Paraná. Essa iniciativa visa melhorar o acesso aos serviços de saúde, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso. 
-
-
Valor já foi pago à prefeitura 

O valor da emenda parlamentar é de R$ 1,5 milhão, que já foi pago à prefeitura. Investimento da deputada estadual Cláudia de Jesus que deverão ser utilizados para aquisição de motos para Agentes comunitários de Saúde em Ji-Paraná. Portanto, agentes fiquem atentos e cobrem!

          Ji-Paraná.   —  Foto/Reprodução.

Benefícios das Motocicletas

As novas motocicletas proporcionarão maior mobilidade aos agentes comunitários, permitindo que eles alcancem mais rapidamente as famílias que necessitam de atendimento. Isso contribuirá para uma resposta mais ágil às demandas de saúde da comunidade.
-
-


As informações são do Portal da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Edição Geral: JASB.
-
-
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


****************************************************

Cidades entregam Motocicletas aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.

        Motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Cidades entregam Motocicletas aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.
Publicado no JASB em 27.dezembro.2023. Atualizado em 30.dezembro.2023. 

Grupos no WhatsApp | Estamos apresentando desta publicação uma série de informações sobre cidades que efeturaram o repasse de Motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Leia a primeira matéria, em seguida, confira as demais.
-
-
Motocicletas destinadas aos agentes 

Nesse primeira matéria especial produzida pelo editorial JASB, apresentamos a ação do deputado estadual Delegado Lucas, que destinou R$ 50 mil em emenda parlamentar para a aquisição de motocicletas a serem destinadas aos agentes comunitários de saúde que atuam na prestação de serviços essenciais no município de Rio Crespo. 

O investimento já foi realizado

Conforme análise de nosso editorial, esse investimento, já efetivamente realizado, tem a finalidade de  de fortalecer a infraestrutura e a mobilidade dos agentes comunitários, tornando as suas atividades em benefício da comunidade mais produtivas.

        As motocicletas irão turbinar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.   —  Foto/Reprodução.

As motocicletas facilitam o deslocamento dos agentes

Os avlores investidos pelo  deputado foi integralmente pago  à prefeitura local, e a expectativa é que os veículos sejam entregues ainda no início do próximo ano. Os referidos veídulos não são apenas meio de transporte; há entendimento da gestão que representam ferramentas que tornam o trabalho dos agentes de saúde mais ágil e eficiente, especialmente nas áreas de difícil acesso ou com grande extensão territorial.
-
-
Melhor qualidade no atendimento e de forma mais rápida

A ideia de acordo com Delegado Lucas é que a iniciativa proporcione melhores condições de trabalho, para os agentes comunitários, permitindo que realizem suas visitas de maneira mais rápida e de forma expressivamente mais ampla. Em síntese, o objetivo da ação do parlamentar é ampliar o alcance dos agentes, garantindo que possam atender às comunidades mais remotas de forma muito mais eficiente.

        O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde é essencial para a saúde pública do país.   —  Foto/Reprodução.

A importância de investir em infraestrutura e equipamentos

"A aquisição desses veículos não apenas reflete nosso entendimento da importância de investir em infraestrutura e equipamentos, mas também destaca a relevância de apoiar diretamente o trabalho valioso dos agentes comunitários de saúde", destacou o deputado estadual.
-
-
Promoção da saúde e prevenção de doenças

Os agentes comunitários desempenham um papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente nas comunidades rurais de Rio Crespo. Em locais de difícil acesso, como a zona rural, a dependência de veículos rápidos, como motocicletas, é essencial para garantir uma resposta eficaz às necessidades de saúde locais.

Fortalecimento da presença dos agentes 

"A alocação de R$ 50 mil para a compra de motocicletas não é apenas um investimento em veículos; é um investimento no fortalecimento da presença dos agentes comunitários nas comunidades que mais precisam", esclareceu o deputado Lucas.

As informações são de Jônatas Luiz, Assessoria parlamentar.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

--
-2 
******************************************************************************************

Prefeituras entregam bicicletas elétricas e motos para Agentes de Saúde.

        A entrega das bicicletas elétricas e motocicletas visa melhorar o  atendimento aos moradores dos municípios.   —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 28.novembro.2023. Atualizado em 27.dezembro.2023.  

Grupos no WhatsApp | Recentemente noticiamos sobre  a cidade de Castilho, no interior de São Paulo, por ter entregue motos aos Agentes Comunitários de Saúde, dessa vez, será bicicletas elétricas, por parte da prefeitura de Ivinhema. Veja também a entrega das motos!
-
-
Prefeitura de Ivinhema entrega bicicletas elétricas para agentes de saúde.

O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, realizou na manhã de quinta-feira, dia 23 de novembro, uma significativa entrega de bicicletas elétricas aos agentes de saúde do município. 


        Bicicletas elétricas são excelentes meio de transporte.   —  Foto/Reprodução.

A iniciativa foi possível graças a uma emenda viabilizada pelo vice-governador Barbosinha, na época em que ele era deputado estadual por Mato Grosso do Sul.
-
-
Juliano Ferro expressou sua gratidão ao vice-governador por direcionar a emenda para Ivinhema e ao vereador Celso Miranda (Bira), que foi o responsável por solicitar as bicicletas ao deputado no ano de 2021.

        Os agentes de saúde agradeceram pelas bicicletas elétricas.   —  Foto/Reprodução.

As bicicletas representam um recurso valioso para os agentes de saúde, que desempenham um papel fundamental percorrendo todo o município para auxiliar as famílias. 

        As bicicletas elétricas ampliam a qualidade no atendimento dos comunitários.   —  Foto/Reprodução.

O prefeito ressaltou a importância desse novo recurso, afirmando que ele fortalece a capacidade dos profissionais de saúde em fornecer cuidados às famílias locais.
-
-
Fotos: Prefeitura de Ivinhema.

As informações são da Prefeitura de Ivinhema.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


******************************************************************************************

VIDEO - Bicicletas elétricas são entregues a Agente Comunitários de Saúde e de Endemias.

        Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias receberam as Bicicletas Elétricas das mãos do prefeito. — Foto/Reprodução.

Publicado no JASB em 11.abril.2023. Atualizado em 28.novembro.2023.           

Frequentemente temos divulgado matérias com informações sobre entrega de motos, bicicletas e até mesmo Bicicletas Elétricas para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Confira os detalhes de mais essa matéria!
-
-
Dessa vez as novas ferramentas de trabalho para o deslocamento dos agentes de saúde (ACS e ACE) foi entre por Júlio César dos Santos, prefeito da cidade de Apiacás (MT).

Avaliando o contexto em que as entrega das Bicicletas Elétricas foram feitas, o chefe do poder executivo do município estava bastante entusiasmado. Ao assistir o vídeo que o editorial do JASB disponibilizou, nessa matéria, será possível entender melhor o destaque que estamos dando a tal entusiasmo. 

O gestor municipal declarou: "É com imensa gratidão que entregamos hoje 12 Bicicletas Elétricas aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias. Esses profissionais desempenham um trabalho importante na saúde, sendo o elo entre a comunidade e os profissionais das Unidades de Saúde."

        Cidade de Apiacás. — Foto/Reprodução.

Há alguma coisa mais expressiva para os servidores públicos, do que o reconhecimento ao trabalho que realizam? E quando essa expressividade é manifesta em forma de ações que facilitam o trabalho de quem produz resultados ao ente municipal, sem dúvida alguma, tal reconhecimento passa a ter um toque de realismo bastante expressivo, digno de ser considerado por todos os beneficiados pela ação da gestão. 
-
-
Valorizar os servidores é um dos grandes compromissos da Gestão, por isso são feitos investimentos para melhores condições de trabalho. Desde já agradecemos a todos servidores envolvidos e ao Legislativo pelo apoio aos Projetos,” comentou o prefeito Júlio César.


Já a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Fabiana, destacou: “Como é gratificante o envolvimento dos servidores em cada setor para ofertar assistência de qualidade aos cidadãos. E, hoje essa entrega é fruto de um trabalho em Equipe e, as categorias de ACS e ACE merecem receber essa ferramenta de trabalho para o fortalecimento de suas atividades em assistência à população apiacaense.“

Confira o vídeo completo:

-
-
JASB com informações da Assessoria da cidade de Apiacás. Vídeo publicado em 05 de abril de 2023.

****************************************************

Mais uma cidade entrega bicicletas aos Agentes Comunitários e de Endemias. Veja os casos de entrega de motos.

        Inúmeros municípios já realizaram entrega de bicicletas e motos aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto: Maicon Araújo, Prefeitura de Batayporã.
 
Publicado no JASB em 14.janeiro.2024. Atualizado em 18.janeiro.2024.

Nessa matéria iremos apresentar mais um caso de município que garante a entrega de bicicletas novas aos Agentes Comunitários de Saúde. Mais abaixo é possível conferir os casos de entrega de motocicletas, inclusive, aos Agentes de Combate às Endemias. O detalhe é que, em muitos caso, a entrega desses veículos é resultado da articulação realizada pelas lideranças das duas categorias. Logo, sabemos que isso é possível em muitas outras cidades. Se liga, agente!
-
-
Bicicletas para agentes comunitários

Nessa matéria produzida pelo editorial do JASB, é possível conferir que a Secretaria de Saúde de Batayporã entregou  bicicletas novinhas para os Agentes Comunitários  e de combate às endemias.

ACS e ACE receberam as bicicletas

Segundo informações compartilhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, a  entrega ocorreu na sexta-feira (12). As bicicletas fora repassadas aos Agentes Comunitários e de combate às endemias. 

        Bicicletas novas para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto: Maicon Araújo, Prefeitura de Batayporã.

O objetivo é melhorar a rotina de trabalho dos Agentes

O intuito é otimizar a rotina de trabalho dos servidores das quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF) da área urbana– Anorinda Marcelina, Santo Antônio, Santa Luzia e Sebastião Martins.
-
-
Fala do Prefeito da cidade

“É uma ação muito importante. As bicicletas devem poupar muito tempo de deslocamento dos servidores e auxiliar no transporte de pequenos materiais, como a bolsa e o tablet, já que todas vêm equipadas com cesta e garupa”, destacou o prefeito Germino Roz. “Na zona rural, fizemos a aquisição de quatro motocicletas em 2022, visto as grandes distâncias que os agentes percorrem”, complementou.

O valor total do investimento 

Conforme informações acessadas pelo Editorial do JASB, o  investimento total foi da ordem de R$ 28.628,00. Os recursos são oriundos de emenda impositiva de autoria do vereador Diego Ricardy. 

         Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias ficaram satisfeitos com a entrega das bicicletas.   —  Foto: Maicon Araújo, Prefeitura de Batayporã.

Vereador, prefeito e vice acompanharam a entrega das bicicletas

O vereador Diego Ricardy acompanhou a entrega dos veículos juntamente com o prefeito Germino, vice-prefeito Cacildo Paião e a secretária municipal interina Franciele Cantadori e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Clariana Dalponti.
-
-
Prefeito destaca a importância das emendas

Retomando a fala sobre a viabilidade da entrega das bicicletas, o prefeito declarou; “Esta parceria com o Legislativo é fundamental. As emendas cumprem um papel importante, que permite aos vereadores uma participação ainda mais ativa junto ao Executivo no atendimento às demandas do município.”

Entrega de motos nos municípios

Em matérias anteriores, que  podem ser conferidas logo abaixo, é possível conferir os casos dos municípios que entregaram, recentemente, motocicleta para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.  

-
-
******************************************************************************************

Município entrega cerca de 150 bicicletas a Agentes Comunitários de Saúde

        Agentes Comunitários de Saúde de posse das bicicletas. — Foto/Reprodução.

Cerca de 150 bicicletas foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A entrega aconteceu no bicicletário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Aracruz (ES) e contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, da secretária da pasta Rosiane Scarpatt, de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, da vereadora Adriana Guimarães, e servidores. 

As bicicletas foram adquiridas com os recursos da emenda parlamentar do deputado federal Amaro Neto, no valor de R$ 150.000,00, pleiteada pela vereadora Adriana Guimarães. Em outra ocasião, os profissionais também receberam tablets e uniformes, também frutos da emenda do deputado, articulado pela referida parlamentar, além de terem feito capacitação. Todos os agentes presentes já saíram com suas bicicletas.
-
-
“Primeiro quero agradecer a cada agente que trabalhou durante todo esse ano em prol de melhorar a nossa Atenção Primária e entregou resultados. Essa é uma área que foi resgatada e que, com a força de vontade de cada um de vocês, estamos fazendo com que a Atenção Primária do município se torne referência. Sabemos que, juntos, podemos muito mais. Com a indicação da vereadora, agora vocês terão mais uma ferramenta de trabalho e, com isso, seguem sendo valorizados. Os desafios são grandes, mas já avançamos muito nessa área que requer tanto da gente”, disse a Rosiane Scarpatt. 

A vereadora enfatizou que essa também é uma forma de valorizar o servidor. “Identificamos que a bicicleta seria uma ferramenta que facilitaria e auxiliaria o trabalho dos agentes nas visitas. Sabemos que vocês percorrem muitos bairros do município e nada melhor do que ter uma bicicleta para dar mais agilidade no dia a dia, no atendimento às famílias, entre outros. Com isso, contribuímos com o andamento dos trabalhos e com a administração. Já entregamos tablets, uniformes, promovemos cursos e continuarei atuando para que os servidores tenham cada vez mais condições de executar as suas funções”. 

         Bicicletas novas entregues aos Agentes Comunitários de Saúde. — Foto/Reprodução.

Para a agente comunitária de saúde, Maria Aparecida Ribeiro Ragazzi, a bicicleta vai agilizar bastante. “Eu já trabalho diariamente com a minha bicicleta, mas, agora, fico muito feliz, pois essa nova vem para facilitar o nosso dia a dia. Também vai dar mais agilidade nos atendimentos diários. Agradeço muito a gestão, à vereadora Adriana e ao deputado pela emenda que veio num momento muito oportuno”. Popularmente conhecida como Cida, ela atua há 20 anos, trabalha na Unidade de Saúde de Vila Rica e atende a área do Centro. 
-
-

De acordo com o prefeito, "os agentes fazem um trabalho muito importante para a Saúde da cidade que começa na ponta, com visitas regulares, entre outros. Como algumas residências são distantes, as bicicletas facilitarão o trabalho desenvolvido com muita maestria por cada agente. Com a emenda parlamentar pleiteada pela vereadora e sua indicação, também adquirimos tablets e uniformes, tudo para auxiliar da melhor forma possível a execução do importante trabalho de vocês”.

Publicado em: 29/12/2022 às 11:53
Atualizado em: 29/12/2022 às 11:54
Imagem: Humberto De Marchi
Por: Thiago Rosse de Barros

******************************************************************************************

Prefeitura de Castilho entrega motos aos Agentes Comunitários de Saúde.

        Veículos vão melhorar o atendimento aos moradores dos 13 assentamentos do município.   —  Foto/Reprodução/PMC.
 
Publicado no JASB em 25.novembro.2023. Atualizado em 27.novembro.2023. 

A Prefeitura de Castilho, no interior de São Paulo, entregou na última sexta-feira (24) motos aos Agentes Comunitários de Saúde das UBSs São Luiz e Jupiá. 
-
-
Os veículos vão facilitar o atendimento aos moradores dos 13 assentamentos do município, que tem uma extensão territorial de 2.845,7 km².

Investimento de R$ 130 mil

O investimento total foi de R$ 130 mil, provenientes de recursos próprios da administração municipal. A entrega das chaves foi feita pelo prefeito Paulo Duarte Boaventura e pelo secretário municipal de Saúde, Demilson Cordeiro.

        Agentes comemoram entrega dos veículos.   —  Foto/Reprodução/PMC.

Uma das maiores cidades de São Paulo

"Castilho é uma das maiores cidades do estado de São Paulo em extensão territorial. Por isso, é importante que os Agentes de Saúde tenham condições de realizar visitas domiciliares frequentes e de qualidade", disse o prefeito.
-
-
Substituição de veículos existentes

De acordo com o secretário de Saúde, as motos vão ampliar o atendimento da equipe e substituir os veículos existentes, que estavam em condições precárias.

        Veículos melhoram a produtividade da categoria e o atendimento aos cadastrados.   —  Foto/Reprodução/PMC.

Ampliação do atendimento motorizado 

"Antes, tínhamos um número bem reduzido de motos e era necessário fazer revezamento entre os Agentes. Agora, com esse investimento do prefeito Paulo, nossas UBSs rurais estarão bem atendidas", destacou o secretário.

A primeira de várias outras entregas

Essa é a primeira de várias outras entregas que ocorrerão para facilitar o trabalho dos servidores públicos municipais. São ações como essas que beneficiam diretamente os moradores da zona rural

Fotos: Prefeitura Municipal de Castilho-SP. 
Fonte: Prefeitura Municipal de Castilho
-
-

******************************************************************************************

Prefeitura de Jussara entrega motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde.

        Agentes comunitários de saúde foram contemplados com motocicletas.   —  Foto/Reprodução.

Publicado no JASB em 25.novembro.2023.

Diversos municípios tem repassado motocicletas para encurtar distâncias e facilitar o alcance de serviços essenciais realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Acompanhe mais essa maravilhosa matéria sobre a entrega desse importante veículo de locomoção, utilizados pelos agentes. 
-
-
A moto faz toda a diferença

Entre as mais diversas boas notícias produzidas pelo editorial do JASB, está a distribuição de motocicletas. São veículos que fazem a diferença, quando o assunto é encurtar as distâncias. Para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias, as motos tornam a produtividade mais eficiente.

A entrega das motocicletas aos Agentes da Prefeitura de Jussara

As motocicletas que foram entregues pela Prefeitura Municipal de Jussara, através da Secretaria Municipal de Saúde, aos Agentes Comunitários de Saúde reflete uma tendência identificada em diversos municípios. 

Segundo a gestão de Jussara, os  importantes veículos foram adquiridos pelo valor de R$ 200.000 (duzentos mil reais). O investimento não foi realizado com recursos próprios, ou seja, foram gerados por meio de emendas parlamentares. 

O entendimento da municipalidade é que a "iniciativa reforça o compromisso com a melhoria dos serviços de saúde e mobilidade, proporcionando condições ideais para o desempenho eficaz das atividades dos profissionais," conforme nota publicada.  

Outra informação que se destaca nesse cenário de positividade é que a compra das motos ocorreu no próprio município de Jussara. Portanto, não só valorizando o comércio local como gerando mais recursos para o próprio município.
-
-
A prática de entrega de motos aos ACS e ACE é uma realidade muito comum em diversos municípios brasileiros. São investimentos que revelam os seus bons resultados, ainda num curto período de tempo.

        Entrega de motos aos agentes comunitários de Bom Jesus do Tocantins.   —  Foto/Reprodução.

Histórico de entrega de motos

O nosso editorial identificou que os municípios que possuem o histórico de entrega de motos aos Agentes de Saúde (quer Agentes Comunitários ou de Combate às Endemias) possuem maior probabilidade de realizar novas entregas, no transcorrer de um certo tempo. Logo abaixo desta matéria, estamos disponibilizando algumas publicações anteriores sobre esse ato, que só vem a somar na vida dos agentes. 

Os beneficiados  

A entrega dos veículos em questão, não só amplia a produtividade tão desejada pelos gestores, mas também torna menos sofrida a vida dos agentes, que estão na ponta, buscando atender as demandas dos seus cadastrados. Portanto, quando o assunto é entre de motocicletas aos ACS ou ACE, também pode ser considerado que a população atendida por tais profissionais, também é beneficiada diretamente.
-
-
O que disse a Prefeitura de Jussara em nota

A Prefeitura Municipal de Jussara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem a satisfação de informar à comunidade a entrega de 11 novas motocicletas destinadas aos agentes de saúde do município. 

As referidas importantes aquisições, no valor de R$ 200.000 (Duzentos mil reais) foram viabilizadas através de emendas parlamentares. 

A iniciativa reforça o compromisso com a melhoria dos serviços de saúde e mobilidade, proporcionando condições ideais para o desempenho eficaz das atividades dos profissionais. Vale ressaltar que a compra das motocicletas foram realizadas dentro do município de Jussara. Valorizando o comércio local.

Assista ao vídeo abaixo:

-
-
As informações são do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br


CANAIS ESPECIAIS DO JASB:

******************************************************************************************

Agentes motorizados: Prefeitura entrega veículos aos Agentes Comunitários e de Endemias.

        Agentes comunitários de saúde foram contemplados com motocicletas.   —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 29.junho.2023. Atualizado em 18.novembro.2023.

O município recebeu motocicletas para encurtar distâncias e facilitar o alcance de serviços essenciais dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Confira esta entrega e outras, mais abaixo.
-
-
Na manhã de segunda-feira (28/06), em um gesto concreto que reforça seu compromisso com a saúde de Rondônia, o deputado Ismael Crispin (Sem Partido) entregou 38 motocicletas aos agentes comunitários de saúde e endemias de Nova Mamoré. 

As motos foram avaliadas em R$ 400 mil

Essa iniciativa, fruto de uma emenda de autoria do parlamentar no valor de R$ 400 mil, representa um passo significativo no fortalecimento do trabalho dos agentes.

O papel das motocicletas

De acordo com o parlamentar, em um cenário em que o acesso aos serviços de saúde ainda é um desafio para muitos, especialmente nas áreas rurais, as motocicletas desempenharão um papel crucial ao encurtar distâncias e facilitar o alcance de serviços essenciais.

De agora em diante, cada quilômetro percorrido por esses agentes simbolizará um passo em direção a um futuro mais acessível. 

Deslocar ágil e eficaz

A habilidade de se deslocar de maneira ágil e eficaz permitirá que esses profissionais conduzam visitas regulares, monitorem a saúde da população e forneçam orientações e cuidados preventivos de maneira oportuna", destacou Ismael.

Segundo Ismael, a proposta das motocicletas foi apresentada pelo líder comunitário Beto Rosa. 
-
-
Reconhecimento

"Beto Rosa é uma figura ativa na comunidade, sempre atento às necessidades da população. É uma honra trabalhar ao lado de líderes comprometidos como ele. Parabéns pelo seu esforço em prol de Nova Mamoré", afirmou.

Beto Rosa também manifestou seu agradecimento pela parceria com o deputado Ismael Crispin, enfatizando a importância de unir esforços para superar desafios e elevar a qualidade de vida das pessoas. 

União em prol de um objetivo comum

"A entrega dessas motocicletas exemplifica como podemos colaborar para gerar um impacto positivo em nossa comunidade. O deputado Ismael Crispin não apenas ouviu nossas demandas, mas também trabalhou incansavelmente para concretizar este dia. Estamos unidos em prol de um objetivo comum: assegurar acesso à saúde e oportunidades para todos" finalizou Beto.

Portal da Cidade - São Miguel do Guaporé.
******************************************************************************************

Prefeitura entrega novas motos para os agentes de saúde. 

        Agentes comunitários de saúde foram contemplados com motocicletas.   —  Foto/Reprodução/P. Atalaia.
 
Publicado no JASB em 18.junho.2023. Atualização em 19.agosto.2023. 

A prefeita Ceci Herrmann, do município de Atalaia, garante que segue comprometida com a saúde e o bem-estar da população em sua cidade. 
-
-
Na  sexta-feira (11), a gestora entregou  motocicletas novinhas para a equipe de saúde local.

O editorial do JASB fez o levantamento e constatou que as motos tiveram como destino agentes comunitários de saúde do município. 

Garantir atendimento eficaz

“Essa iniciativa visa não apenas otimizar o trabalho dos agentes de saúde, mas também garantir atendimento eficaz nas regiões mais remotas e de difícil acesso do município”, declarou a prefeita.

Demanda da categoria

A reportagem avalia que o gesto da prefeita Ceci reflete o interesse dela em atender a demanda da categoria, que se encontra sob a gestão municipal.

Na concepção da gestão, o fornecimento das motos aos agente reflete o entendimento da importância de fornecer as ferramentas adequadas para os profissionais de saúde realizarem seu trabalho com eficiência e eficácia.
-
-
Necessidades dos ACS e ACE

Segundo o nosso entendimento, as necessidades dos agentes comunitários e de combate às endemias nos municípios são diversas e, sem dúvida alguma, a municipalidade tem como sanar tais necessidades dessas categorias, sabendo que haverá retorno em qualidade de vida da população. 

        Prefeita Ceci Herrmann.   —  Foto/Reprodução/P. Atalaia.

Quando falamos em qualidade de vida, sabemos o quanto isso reflete no orçamento dos gestores municipais. Seja considerado que o Trabalho dos agentes de saúde gera uma economia anual de R$ 181 bilhões aos cofres públicos.

As motocicletas representam inovação e reação

A gestão  do município de Atalaia considera que as motocicletas não são apenas meios de transporte, mas "representam a capacidade da administração municipal em inovar e agir em prol do bem-estar da população”, como comentou Ceci.

Facilita o trabalho dos agentes

A prefeita ainda reforçou que as motocicletas irão facilitar o trabalho dos agentes de saúde do município, que chegam a percorrer até 200 quilômetros por semana para fazer as visitas domiciliares aos pacientes. “Além de garantir que o atendimento seja feito com mais agilidade em comunidades distantes”, concluiu.

Fonte: JASB com informações da Prefeita de Atalaia
-
-
******************************************************************************************

Prefeitura entrega motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde. 

        Agentes comunitários e de combate às endemias estão sendo contemplados com motocicletas.   —  Foto/Reprodução.

Aqui no JASB já publicamos várias matérias sobre cidades em que as gestões municipais entregaram motocicletas aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Confira mais essa e leia a matéria sobre o tema, logo abaixo.
-
-
Conforme informações da própria gestão municipal, as motos devem ficar à disposição dos agentes comunitários de saúde para visitas em acompanhamentos de pacientes cadastrados.

A prefeitura municipal de Farias Brito realizou a entrega de 49 motocicletas novinhas em folha aos agentes comunitários de saúde da sede e zona rural da cidade. O momento destaque ocorreu na sede da Secretaria de Saúde.

As motos estarão ao dispor de cada um dos profissionais para realização de suas atividades, de acordo com a gestão municipal.

Já nas redes sociais o administrador municipal, prefeito Deda Pereira, deu ênfase a expressiva relevância de ações  de saúde no município, abordando o contexto histórico. 

“Um momento histórico. Somos o primeiro município do interior do Ceará a realizar uma ação desse tipo”, sintetizou o prefeito.

A entrega da motos ocorreu na tarde do dia 19 de janeiro.
-
-
Entrega anterior de motos aos agentes comunitários

        Prefeito Deda anunciou aquisição de 49 motos para Agentes Comunitários de Saúde.   —  Foto/Reprodução.

Em dezembro do ano passado (2022), o prefeito Deda havia anunciado aquisição de 49 motos para Agentes Comunitários de Saúde.

O prefeito da cidade de Farias Brito, Deda Pereira, anunciou através das suas redes sociais na tarde do dia 15/12, a aquisição de 49 motos zero quilômetros para uso exclusivo dos agentes comunitários de saúde.
-
-
Segundo informações compartilhadas pelo próprio prefeito, uma parte das motos já havia chegado e a  outra parte das motos seriam entregue até o mês de Janeiro.

Conforme informamos na matéria acima, a previsão é que as motos seriam entregues aos agentes para uso das atividades da saúde na zona urbana e rural do município. E assim foi feito.

“Ao todo serão 49 motos que, distribuídas entre os agentes, viabilizará uma melhor locomoção e rapidez nos atendimentos domiciliares da sede e zona rural de nossa cidade”, disse o gestor na ocasião.

****************************************************

Entrega de Motos: Saiba por quais motivos diversas cidades entregam motocicletas aos ACS/ACE e outras não.

        Agentes comunitários e de combate às endemias estão sendo contemplados com motocicletas.   —  Fotomontagem: Samuel Camêlo,JASB.

Recentemente publicamos a entrega de Motos Honda, realizada na cidade de Carneiros (Alagoas). O evento contemplou aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, conforme matéria, logo abaixo.
-
-
Os agentes comunitários de saúde de Bom Jesus do Tocantins também foram agraciados com o veículo de trabalho que, sem dúvida alguma, facilita muito o deslocamento e dinamiza a utilização do tempo para cobrir a área de trabalho ou o campo, no caso dos agentes de combate às endemias. 

A questão de nossa interrogação remete aos motivos que permitem que algumas cidades realizem a entrega dos veículos e outras não. Se um cidade pode facilitar a vida dos agentes com a entrega das motos, por qual motivo as demais não seguem o mesmo exemplo?

A verdade está no que é considerado prioridade pela gestão municipal. O caso não envolve apenas a disponibilidade de recurso financeiro, mas,  como o administrador público municipal identifica como importante em sua gestão. Pode até parecer contraditório, contudo, é fato que a saúde da população não é um tema considerado prioritário de muitos gestores. Claro que nos discursos sempre será, assim como a educação e moradia. Porém, infelizmente, a prática é muito diferente da realidade. 

        O Investimento no deslocamento dos Agentes comunitários e de combate às endemias amplia a qualidade dos serviços prestados por esses profissionais.   —  Foto/Reprodução.

A movimentação de recursos federais destinados aos municípios é algo expressivos, principalmente por meio da pasta do Ministério da Saúde. 
-
-
Por meio do Portal do FNS - Fundo Nacional de Saúde é possível identificar a movimentação que é realizada em favor dos municípios, sem citar as demais. Portanto, temos a questão da definição sobre o que é prioridade na utilização do recurso.

Emendas parlamentares
Os deputados federais e senadores da República também destinam milhões em recursos aos municípios. Esta também é uma excelente oportunidade para que a saúde seja priorizada na parceria entre prefeitos e parlamentares federais. É muito comum citarmos em nossas matérias que houve o repasse de recursos federais, tendo a mediação de deputados e senadores, destinando recursos de suas Emendas Parlamentares. 

Dinheiro em caixa
A utilização de recursos próprios, também é um meio muito comum dos prefeitos definir como destino a saúde. Em inúmeros casos de compra de motos ou bicicletas para o trabalho os agentes comunitários e de endemias, os gestores municipais alegam que pagaram com recursos do próprio caixa do município. 
-
-
        As motos facilitam muito a vida dos ACS/ACE.   —  Foto/Reprodução.

Saúde que avança
Quando a gestão pública municipal prioriza a saúde da população, sem dúvida alguma, os resultados surgem sem muita demora. Quando ocorre investimento no deslocamento dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, a tendência é a ampliação da qualidade dos serviços prestados por esses profissionais. 

Minha cidade nunca entregou nenhuma moto
Já no caso dos gestores que não investem na ampliação da qualidade do atendimento à saúde da população, a principal alegação para tal coisa é a falta de recursos. Há, não poucas, cidades que nunca entregaram uma moto que seja para que o ACS ou ACE pudesse ampliar a qualidade do deslocamento, em atendimento à população. Uma realidade lamentável e que, em muitos casos, revela a falta de interesse de investir na saúde.
-
-
Motivação
É importante sim, que os agentes estimulem os seus gestores para que priorizem a aquisição de motos para que o deslocamento da categoria seja realizado com maior eficiência. Seja considerado que o investimento que a gestão municipal irá fazer irá beneficiar a toda população assistida pelos ACS e ACE. Isto refletirá em ganhos expressivos tanto em termo de saúde, quanto crédito político eleitoral. Em resumo: a gestão só tem a ganhar.

Esse é o entendimento que o editorial do JASB tem sobre a questão da importância de investir no deslocamento dos ACS e ACE. A aquisição de motos é algo muito importante na melhoria da Saúde Primária nos municípios.
******************************************************************************************

Entrega de motocicletas: mais 2 cidades em 2 estados distribuem moto aos ACS e ACE.

        Agentes comunitários e de combate às endemias foram contemplados com a entrega de motos.   —  Foto/Reprodução.

Na cidade de Carneiros (Alagoas) agentes comunitários de saúde e agentes de endemias forma contemplados com a entrega de Motos Honda, conforme destaque da matéria, logo abaixo.
-
-
Prefeito Geraldo Filho realizou uma série de entregas e inaugurações no município de Carneiros.

O prefeito realizou entregas e inaugurações no município, o que, segundo a gestão, significa promoção de desenvolvimento da cidade do município. 

A agenda do Governo Reconstruindo com Amor e Gratidão reforça a vontade da gestão de seguir fazendo cada vez mais pelos carneirenses. O vice-prefeito Igor Agra, a equipe da Prefeitura e vereadores do município que fazem parte da base do prefeito participaram da agenda.

        Os agentes se mostraram satisfeitos com a entrega das motos.   —  Foto/Reprodução.

Antes da entrega das motos aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, a gestão deu destaque à primeira ação com investimentos na área da educação, com a entrega de kits escolares + fardamentos para os alunos da rede municipal de ensino. Além disso, a Educação do município conta agora com uma biblioteca infantil na Creche Vereadora Iracy Vilela de Farias, espaço que proporcionará aos nossos pequenos, incentivo à leitura, desenvolvimento e estimulo à aprendizagem. 
-
-
O prefeito entregou ainda um veículo para transporte da merenda escolar.

        O prefeito Geraldo Filho participou pessoalmente da entrega das motos.   —  Foto/Reprodução.

Dando continuidade a agenda, foi entregue enxovais para as gestantes, óculos do Programa Saúde na Escola – PSE, 25 motos pop 100 para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

“Meu coração fica muito feliz em poder trabalhar com amor e seguir com a missão do meu pai e que os carneirenses me confiaram, saibam que o nosso respeito com o bem público é a nossa principal meta. Isso é só o começo de 2023, muita coisa ainda vem pela frente”, enfatizou o prefeito.

******************************************************************************************

Prefeito entrega motos aos agentes de saúde do município de Bom Jesus do Tocantins

        O prefeito participou pessoalmente da entrega das motos.   —  Foto/Reprodução.

Os agentes comunitários de saúde de Bom Jesus do Tocantins, receberam das mãos do Prefeito, Paulo Hernandes, motos para serem utilizadas no desempenho de suas funções na Secretaria de Saúde do município. As motos da marca Honda, modelo Bros 160, foram entregues aos agentes que atuam na zona rural de Bom Jesus.

Já os agentes de saúde que trabalham na zona urbana, receberam bicicletas que os auxiliarão no seu deslocamento na cidade. O prefeito Paulo Hernandes, destacou o empenho da gestão na valorização dos servidores e os investimentos na estrutura administrava para melhor execução do trabalho dos servidores, 
-
-
"Estamos hoje entregando esses veículos que vão contribuir no trabalhos dos agentes de saúde e endemias, buscamos sempre valorizar nossos colaboradores", concluiu o prefeito.


Para a Secretária de Saúde, Andreia Vieira, as motos entregues serão de grande utilidade no trabalho dos profissionais na zona rural, visto que o município é muito extenso, os agentes necessitam se deslocar em grandes distancias para atender toda a comunidade.

Confira as fotos da entrega dos veículos

        Entrega das motos aos agentes comunitários.   —  Foto/Reprodução.
-
-
        Entrega das motos aos agentes comunitários.   —  Foto/Reprodução.


        Entrega das motos aos agentes comunitários.   —  Foto/Reprodução.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.