Header Ads


Servidores e população fazem manifestação contra a extinção da Funasa

        Integrante do SUS, a Funasa também contribui para as metas de universalização do saneamento básico no Brasil.   —  Foto/Reprodução.
 
Servidores e população fazem manifestação contra a extinção da Funasa
Publicado no JASB em 11.março.2023. Atualizado em 13.março.2023.          

Grupos no WhatsApp Os servidores federais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoveram uma assembleia e um ato em defesa da reestruturação do órgão e contra a sua extinção por meio da MP 1.156. 
-
-
O ato ocorreu durante a manhã de terça-feira (7/03), na frente da sede da Funasa, localizada na avenida Conselheiro Rosa e Silva, no Recife. Manifestações também estão sendo realizadas em outros estados.

Empunhando faixas e cartazes e distribuindo panfletos, servidores da ativa, aposentados e funcionários terceirizados sensibilizaram a população.

“Este governo está extinguindo um órgão público?! Não compreendo. Eu votei em Lula, mas não esperava por isso. Também sou servidora e acredito que a extinção de qualquer órgão público é um erro”, comentou a professora estadual aposentada, Catarina Menezes, que transitava nas proximidades do protesto.  

Durante o ato, técnicos da Funasa estacionaram uma perfuratriz, equipamento para perfuração de poços artesianos, e uma Unidade Móvel Para o Apoio ao Controle da Qualidade da Água Para Consumo Humano (UMCQA), na frente da sede. A ideia foi a de informar à população sobre os trabalhos realizados pela Funasa, que atua junto às populações mais carentes de municípios com população de até 50 mil habitantes.
-
-
Integrante do SUS, a Funasa também contribui para as metas de universalização do saneamento básico no Brasil, por meio de ações nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo ambiental e melhorias sanitárias domiciliares. Trabalha ainda ações de melhorias habitacionais para o controle de doenças de chagas, saneamento em áreas rurais e comunidades tradicionais e pesquisas e desenvolvimento tecnológico em saúde ambiental e saneamento.

Paralelamente, a Funasa promove ações na área de saúde ambiental para a redução de riscos à saúde, educação em saúde ambiental e segurança e qualidade da água para consumo humano.

Além dos trabalhos prestados à população, a execução orçamentária da Funasa é superior a 94%, o órgão contribui diretamente na formação de mestres, doutores e pós-doutores pelo país na área de saneamento e sua extinção representa a paralisação de ações em curso com impactos negativos em comunidades rurais e tradicionais (ribeirinhos, quilombolas).

Atualmente, além de exercer suas funções, a Funasa está atuando no atendimento aos Yanomamis, que passam por uma das piores crises de saúde pública já vistas neste país. O órgão também está atuando no auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo.    
--
-
Mobilizações de trabalhadores da Funasa foram realizadas em diversos estados brasileiros. Os efeitos práticos da MP 1.156 começaram a valer a partir do dia 24 de janeiro, mas a expectativa é de que o governo Lula reveja a decisão e invista na reestruturação do órgão e no diálogo com a categoria.

“O governo decidiu extinguir o órgão que há muito tempo tem serviços prestados para a população sem nenhum debate com os servidores, as entidades sindicais e a sociedade. Mas vamos mostrar que isso é um equívoco e vamos reverter esta situação”, comentou o secretário-geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira.

MATÉRIA ANTERIOR
Servidores Públicos fazem manifestação contra a extinção da Funasa em Alagoas

        Manifestação dos servidores públicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).   —  Foto/Reprodução.

Os servidores da Funasa reivindicam a revogação da MP 1156, que extingue a pasta e transfere atividades para outros órgãos do governo federal.

Os servidores públicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) realizaram na sexta-feira, 13/01, às 9 horas, uma manifestação na Fundação. A manifestação fez parte da Campanha Nacional contra a EXTINÇÃO da FUNASA e a favor de sua REESTRUTURAÇÃO/FORTALECIMENTO. 
-
-
A extinção da Funasa foi publicada na segunda-feira, dia 02 de janeiro. Por meio da Medida Provisória- MP 1.156/2023 e faz parte das primeiras mudanças na estrutura do governo que estão sendo feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empossado dia primeiro de janeiro deste ano. As atividades da fundação serão transferidas para outros órgãos de governo.

Dezenas de servidores e lideranças indígenas participaram do ato público em Maceió. A Funasa realiza papel importante no atendimento das populações interioranas. Para o presidente da Asmisal (Associação dos Servidores do Ministério da Saúde), Samuel Monteiro a Funasa “precisa de mais investimentos e reestruturação para melhorar o atendimento da população”.

A Funasa é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde e tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, implementando ações especialmente na área de saneamento para prevenção e controle de doenças. Sua sede fica em Brasília e cada estado tem uma superintendência.

Rede de Comunicação Popular.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.