Header Ads


Aposentadoria Especial: Direção da CONACS reagiu contrária ao PL de Nicoletti e fará Seminário...

        Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias receberão orientações sobre a Regulamentação da Aposentadoria Especial. — Imagem/Reprodução.
 
Aposentadoria Especial: Direção da CONACS reagiu contrária ao PL de Nicoletti e fará Seminário Online para esclarecer o tema.
Publicado no JASB em 05.julho.2023. Atualizado em 08.julho.2023.         

Grupos no WhatsApp A Regulamentação da Aposentadoria Especial prevista na Emenda Constitucional 120/2022, proposta pelo Deputado Federal Nicoletti,  na última quarta-feira (05/07) não representa plenamente os interesses defendidos pela direção da CONACS. Entenda os fatos! Iremos retransmitir o Seminário, aqui, nesta página.
-
-
Para esclarecer aos quase 400 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sobre o tema que envolve a Aposentadoria, a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) decidiu realizar o II Seminário Online para Apresentar a Proposta da CONACS. 

O objetivo é esclarecer ao máximo possível sobre o tema, além de acabar com as mais diversas especulações que vem fluindo nas Redes Sociais.

O Seminário será realizado no próximo dia 10 de julho (segunda-feira), por volta das 16 horas. A transmissão ocorrerá ao vivo e será retransmitido pelo JASB, por esta mesma página. 

Participação:

— Ilda Angélica Correia - Presidente da CONACS; 

— João Bosco - Vice-presidente da CONACS;

— Clenalton Brandão - Secretário Geral da CONACS;

— Dr. Marcelo Rodrigues - Assessor jurídico da CONACS;
-
-
— Cosmo Mariz - Bacharel em Direito e

— Jader de Albuquerque - Bacharel e diretor da CONACS.
 
Como já é de amplo conhecimento, o benefício para os ACS/ACE já tem previsão constitucional, contudo, se faz necessário que passe por uma regulamentação por meio de lei complementar. 

A Emenda 120 se constitui numa conquista que, além de bastante ampla, tem um leque de possibilidade de benefícios aos agentes comunitários e de endemias que satisfaz os interesses das duas categorias de todo o Brasil. Contudo, se faz necessário que ocorra a regulamentação de alguns benefícios, entre eles, a Aposentadoria Especial e Incentivo de Insalubridade em grau máximo. 

O Projeto de Lei que regulamenta as duas conquistas, originalmente, foram propostas  pelo então deputado federal Valtenir Pereira, no ano de 2022. Mesmo ano de nascimento da Emenda Constitucional 120. Ocorre que Valtenir não teve o mandato continuado, apesar de continuar trabalhando para ampliar as conquistas dos ACS e ACE de todo o país.
-
-
Apesar do quadro descrito acima, a CONACS já realizou as devidas articulações para que as duas categorias de Agentes de Saúde tenham os seus direitos assegurados, conforme as conquistas já grafadas na Constituição Federal. 

No seminário do dia 10 de julho, será possível conhecer a melhor proposta de Aposentadoria Especial, trabalhada em suas minucias pela direção da CONACS, a assessoria jurídica, além do apoio de colaboradores do Congresso Nacional. 

Tudo o que os agentes comunitários e de combate às endemias precisam fazer, nesse momento, é manter a confiança na instituição que há mais de 20 anos vem trabalhando para transformar a realidade, ampliando as conquistas. São mais de 2 décadas reescrevendo a história de quase 400 mil agentes de saúde, na Constituição Federal do Brasil.

Confira os principais momentos do Seminário sobre a Aposentadoria Especial:


Juntos somos mais fortes!


Aposentadoria Especial: Câmara acaba de receber proposta de regulamentação da EC 120.

        Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias aguardam a Regulamentação da Aposentadoria Especial. — Imagem/Reprodução.

Publicado no JASB em 05.julho.2023. Atualizado em 06.julho.2023.          

Deputado federal apresenta projeto para regulamentação da aposentaria especial a agentes de saúde e de combate a endemias. Saiba sobre o posicionamento da CONACS, mais adiante.
--
-
O benefício para as categorias já tem previsão constitucional, mas necessita de regulamentação por meio de lei complementar. O Projeto de Lei originalmente foi apresentado pelo então deputado federal Valtenir Pereira, ainda em 2022, logo após ele ter conseguido a aprovação da PEC que deu origem à Emenda Constitucional 120.

O editorial do JASB entrou em contato com a presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, que nos informou que essa ainda não é a proposta da Confederação. 

Nova apresentação da proposta

Valtenir Pereira não foi eleito ao cargo que pleiteava como deputado federal. Dessa forma, a proposta passar a ser conduzida pelo deputado federal Nicoletti (Roraima), que apresentou, nesta quarta-feira (dia 05), o projeto de lei para regulamentar a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.

        Deputado federal Nicoletti. — Imagem/Reprodução/Câmara dos Deputados.

Lei complementar

Como já informamos e é de conhecimento geral, o benefício tem previsão constitucional, mas a falta de uma lei complementar é uma barreira para o cumprimento da norma.
-
-
Justificativa do parlamentar

– Os agentes de saúde e de endemias chegam ao final da carreira e caem na regra geral de aposentadoria. Não é justo com esses profissionais que já tiveram o direito reconhecido devido as peculiaridades das atividades desenvolvidas – declarou o parlamentar.

Como fica a Aposentadoria Especial

Mulheres - Segundo a proposta apresentada pelo deputado, as agentes mulheres poderão se aposentar aos 55 anos de idade, desde que tenham 25 anos de contribuição previdenciária e 15 anos de efetivo exercício no cargo. 
É possível que a CONACS defenda que não haja necessidade do fator de idade mínima, nem para homens e nem para mulheres. Aguardemos o posicionamento oficial da instituição

A situação dos homens

Os homens integrantes das categorias deverão comprovar 58 anos de idade, 30 anos de contribuição previdenciária e 20 anos de efetivo exercício no cargo.

        É grande o número de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias que estão prestes a se aposentar. — Imagem/Reprodução.

Prestes a se aposentar

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias do Estado de Roraima, Flaviney Pereira, cerca de 40% dos agentes estão prestes a cumprirem esses requisitos, mas a ausência de regulamentação gera insegurança para a categoria.
-
-
Regulamentação da aposentadoria especial

– A Emenda Constitucional nº 120/22 está aprovada e o piso salarial já é uma realidade na maioria dos estados, mas é necessário que tenhamos a regulamentação da aposentadoria especial, para dar maior segurança no recebimento do benefício e garantia de manutenção do poder de compra do salário após a aposentadoria – afirma Pereira.

Regime especial

O reconhecimento da possibilidade de adoção do regime especial de aposentadoria considera a atuação dos agentes em ambientes muitas vezes insalubres, expostos à agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, e com impactos diretos na integridade física dos profissionais.

Direção da CONACS apresentou minuta ao PL

Conforme noticiamos ontem e hoje, a direção da CONACS esteve no Ministério da Previdência (conforme vídeo publicado na tarde de ontem, vejam mais abaixo) e foi recebida pelo ministro da pasta, Carlos Lupi.  
-
-
Mudança radical no PL da Aposentadoria Especial

Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação, deu a notícia sobre as novidades envolvendo o Protocolo da proposta de minuta ao Projeto de Lei, de autoria do Professor Valtenir Pereira,  que regulamenta a Aposentadoria Especial mais benéfica aos agentes.

A minuta, que foi oficialmente entregue em mãos ao ministro, amplia ainda mais os benefícios da regulamentação da Aposentadoria Especial, prevista na Emenda Constitucional 120/2022.

Regulamentação da Emenda 120

A proposta do PL 86 é regulamentar o texto da proposta de Aposentadoria Especial, prevista na Emenda Constitucional 120/2022. Tanto os agentes comunitários quanto de combate às endemias já possuem direito a essa aposentadoria, contudo, falta apenas estabelecer a regulamentação, ou seja, definir exatamente o que é esse direito em suas dimensões. A direção trabalhou muito para que o direito à Aposentadoria Especial seja o melhor possível, conforme o que há de mais moderno atualmente em nosso país, tanto quanto ao tempo de serviço quanto a garantia de integralidade, ou seja, o ACS ou ACE aposentado receberá o mesmo vencimento que seus colegas da ativa. 
-
-
Todos juntos

É importante que as duas categorias estejam unidas, não se deixe levar por movimentos separatistas. Movimentos que tem no discurso palavras de união, contudo, na prática busca dividir as duas categorias, com isto, impedindo os avanços. Lembrem-se do que ocorreu com a PEC 22. Usaram as mídias sociais para colocar o terror nas duas categorias, afirmando que a Proposta era inconstitucional, porque atrelava o Piso aos 2 salários mínimos. Não esqueçam desse fato, que foi dito por assessoria jurídica de oposição contra a CONACS. O resultado dessa falsa narrativa é que, por pouco, quase que a Emenda 120 não se torna uma realidade. Por pouco perdemos o "Piso Nacional" de 2 salários mínimos. As mesmas pessoas que falavam em luta que une, por pouco colocou tudo a perder. Não permitam que isso ocorra. Somente a CONACS tem garantido a aprovação dos direitos das duas categorias ao longo de mais de 20 anos. Isto, com o apoio dos ACS e ACE do Brasil, além dos apoiadores, entre os quais o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.


FotoCâmara dos Deputados
Fotomontagem: Samuel Camêlo, JASB.
JASB com informações de Gustavo Silva, Extra.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.