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VÍDEO - Saúde com Agente: Disciplina 22 - Entenda a Manobra de Heimlich.

        Confira o vídeos da disciplina e alguns outros, disponíveis para facilitar o seu aprendizado.  —  Foto/Reprodução.
 
VÍDEO - Saúde com Agente: Disciplina 22 - Entenda a Manobra de Heimlich.
Publicado no JASB em 31.março.2023.           

Grupos no WhatsApp | Estamos chegando na reta final do Programa Saúde com Agente. Falta só um pouquinho para os agentes comunitários e de combate às endemias passarem pela certificação. Então, não pode vacilar, se liga! 
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Logo após o vídeo  abaixo, você encontrará mais alguns outros. É possível encontrar 1 sobre a etapa formativa 2, contudo, mais abaixo é possível encontrar os vídeos das questões da Disciplina 21, 20, 19 e 18.

Os vídeo mais abaixo foram preparado pelo colega Arôvel, Agente Comunitário de saúde em Araci. 

Vídeos sobre as questões da Disciplina 20, 19 e 18 foram produzidos pelo Profº Paulo Santos.

Vamos ao vídeo do Arôvel:

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VÍDEO - Saúde com Agente: Vai começar a etapa formativa 2 | Últimas disciplinas.

        Cinco vídeos para facilitar a vida dos alunos/as do Saúde com Agente.  —  Foto/Reprodução.

Para facilitar a vida dos alunos do Programa Saúde com Agente, separamos mais 1 vídeo. Dessa vez  para facilitar sobre a etapa formativa 2. 
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O primeiro vídeo tem ajudado bastante os alunos do Programa. Ele foi preparado pelo colega Arôvel. 

Assista os vídeos e compartilhe o link dessa publicação para outros colegas, que estejam precisando dessas dicas,  também tenham melhor compreensão sobre tema proposto.

Em apenas 12 minutos, Arôvel compartilha dicas preciosas sobre por onde começar a etapa formativa 2. Confira!

Vídeo completo:

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VÍDEO - Saúde com Agente: Como fiz a Atividade Presencial 21 | Sugestão das Disciplinas: 20, 19 e 18). 

        Quatro vídeos para facilitar a vida dos alunos/as do Saúde com Agente.   —  Foto/Reprodução/JASB.

Atividade presencial (conteúdo compartilhado pelo agente Salomão Marela)

Disciplina 14
Fará uma visita Domiciliar, perguntando como a família chegou aquela localidade, falando das características de cada membro, esse problemas de saúde é de cada um, se há relação das doenças com fatores genéticos, culturais ou sociais e quais estratégias podem ser usadas para mudar a realidade da família 

Disciplina 15
Fazer uma visita Domiciliar, na comunidade, avaliar os possíveis focos do aedes, fazer uma orientação completa ao morador de chicungunha, dengue e zica. E relatar na aula com preceptor como foi a experiência 
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Disciplina 16
Identifique 4 problemas de saúde de sua área, pense em ações de promoção a saúde que podem ser feitas e classifique cada ação como Primária, secundária, terciária ou quarternaria.Fale de uma ação de vigilância que já foi feita pela UBS no território que vc atua, escrever tudo e enviar no AVA.

Disciplina 17
Vamos analisar 3 Prontuários da UBS de 3 famílias que vivem em situação de lixo a céu aberto, água contaminada ou falta de rede esgoto, fazer uma visita a uma dessas famílias e buscar informações que faltam no prontuário e a partir dessas informações elaborar uma medida de enfrentamento da situação que vc escolheu 

Disciplina 18 
Veja o vídeo mais abaixo.

Disciplina 19
Sobre os fatores determinantes e condicionantes da área de atuação.
De acordo com a vivência no território e conhecimento familiar, coletivo e individual dos cadastrados.
Veja o vídeo mais abaixo.
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Quais as condições ou  fatores q fazem as pessoas a terem mais saúde, e quais fatores fazem as pessoas adoecerem, a procurarem mais a unidade.
Vocês vão usar a experiência e vivência no território.

Um exemplo: se você percebe que um lazer, uma atividade física, uma praça nova na comunidade, melhorou a vida de uma família ou da maioria dos cadastrados, controlou uma hipertensão, ou uma ansiedade ou um grupo  q tem obesidade...

E aí, dentro desse exemplo, que demos, dizer o que adoece e que faz o usuário ir com mais frequência a unidade. 

Disciplina 20
Atividade: Cobertura vacinal

1) Converse com equipe para saber sobre o monitoramento das vacinas. Como é realizado o monitoramento? Qual a frequência? Quem participa? 

2) Fazer um relatório, com o número de crianças < de 1 ano na sua área. Relatar situação vacinal encontrada, de acordo com o calendário de vacinação do PNI para < 1 ano, com atenção especial às vacinas Poliomielite inativada (VIP) e Pentavalente de ≥95% das crianças.     
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3) Refletir sobre situação vacinal na sua área? Se tem mts crianças com vacina atrasada? Se tá longe ou atingiu a meta? Como melhorar essa situação? 

O agente tem que fazer um relatório respondendo às questões, dizendo o n° de crianças < 1 ano da área e verificar se a situação vacinal está atualizada de acordo com o calendário vacinal do PNI para < 1 ano. 

Disciplina 21
É Uma atividade de educação em saúde, onde vamos planejar e realizar uma atividade de educação em saúde em qualquer lugar de sua área.

O planejamento deve partir do diagnóstico dos determinantes (problemas sociais) de sua área.

E buscar apoio de vários atores

1) Identificar um problema ou necessidade de saúde para o planejamento de uma atividade de educação em saúde;
2) Planejar a atividade de educação em saúde;
3) Realizar a atividade educativa e apresentar ao seu preceptor para avaliação
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Vídeo - Atividade Presencial 21:

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Saúde com Agente: 3 vídeos que facilitam a vida dos alunos (Disciplinas: 20, 19 e 18). 

        Três vídeos para facilitar a vida dos alunos/as do Saúde com Agente.   —  Foto/Reprodução.

Em face da grande dificuldade que os alunos do Programa Saúde com Agente tem enfrentado, separamos alguns vídeos do Profº Paulo Santos para facilitar o entendimento sobre as questões da Disciplina 20, 19 e 18.

Antes dos vídeos sobre as Disciplinas, leiam as últimas informações sobre o Programa Saúde com Agente:

Estudantes com matrícula provisória dos cursos técnicos do programa saúde com agente, com pendência na “declaração de vinculação ao SUS e autorização da chefia,” foram desligados.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), se posiciona de maneira a não deixar nova opção aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, alunos do Programa Saúde com Agentes, que estão com matrícula provisória. 

A universidade acaba de divulgar a lista dos alunos que estão sendo desligados. Nesse momento não caberá recurso da decisão, ou seja, os agentes que estão em uma das duas listas já estão desligados, já não fazem parte do quadro de alunos do Saúde com Agente.
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Confira a nota da UFRGS na íntegra:

Cancelamento de matrícula provisória

Estudantes com matrícula provisória dos cursos técnicos do programa saúde com agente, com pendência na “declaração de vinculação ao sus e autorização da chefia.”

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições, torna pública a relação de estudantes com matrícula provisória que foram desligados por pendência na documentação de ingresso.

Relação dos alunos com matrícula provisória, que foram desligados do Curso

Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS): Clique aqui!

Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE)Clique aqui!

Vídeos do Profº Paulo Santos sobre as questões da Disciplina 20, 19 e 18:
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Vídeos da Disciplina 20, Imunização:

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Vídeos da Disciplina 19, Promoção da Saúde:

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Vídeos da Disciplina 18, Doenças Emergentes e Reemergentes:


VEJA TAMBÉM:

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